segunda-feira, 19 de março de 2012

Mateus 5.9: Bem-aventurados os Pacificadores.


Leitura: Romanos 5.1-11                                 Pr. Alexandrino
Texto: Mateus 5.9                                            Colombo 08-11-2009
Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo,

O que é paz? Como definir a paz à luz das Sagradas Escrituras? O mundo busca a paz, mas não encontra. O mundo busca desesperadamente a paz por causa da grande violência que existe neste mundo. Vemos muita violência e vemos a humanidade tentando encontrar a paz. Paz entre familiares; paz entre as torcidas de futebol; paz entre as nações. Mas o que vemos é uma tentativa falida, barata e sem resultado algum. O mundo tenta a sua maneira fazer a paz, mas não consegue. Porque o mundo vez a paz como apenas a ausência de guerra entre as pessoas ou entre nações. Para o mundo a paz é meramente aquele breve momento glorioso na História em que todos param para recarregar as armas. Depois da 2ª Guerra Mundial, o mundo ficou preocupado em desenvolver uma agencia para a paz mundial, por isso, em 1945, surgiram as Nações Unidas – conhecida como a ONU – com o lema: “Libertar as gerações vindouras do flagelo da guerra”. Desde então, não tem havido um dia de paz na terra. Nem um dia sequer. A paz é uma fantasia da mente da humanidade. Porque ela vê a paz apenas como a ausência de guerra. Por isso o mundo procura um modelo para a paz mundial. Busca a paz no homem e sua força, esquecendo-se de onde realmente deve buscar a paz.
Eu vos proclamo a Palavra de Deus no seguinte tema:

Tema: Bem-aventurados os Pacificadores.
1. O Que Significa Ser Um Pacificador
2. Porque os Pacificadores São Bem-aventurados

1. O Que Significa Ser Um Pacificador

Nós como cristãos não devemos pensar na paz apenas como ausência de guerra. Também não vamos buscar um modelo de paz no mundo. Como por exemplo, um cemitério. Lá há paz; ninguém briga com ninguém; mas esse padrão de paz ninguém quer. Nós como sendo cristãos devemos saber o porquê não há paz na humanidade. Será que sempre houve guerra no mundo? Não, nem sempre houve guerra no mundo. No início da criação nós vemos paz entre Deus e o homem. Havia paz no Jardim do Éden. Havia uma harmonia entre Deus e o homem. Mas quando o homem desobedeceu a Deus, seu Criador, a paz acabou. Porque a paz é o estado de paz do homem com Deus. O pecado rompeu este estado de paz. O pecado desfez a paz que existia entre Deus e o homem. E o resultado da quebra desta paz foi a expulsão do homem do Jardim do Éden. Deus não quer inimizade no seu paraíso.
Não há paz no mundo porque o mundo não conhece a Deus. O mundo despreza a Deus e busca a paz em si mesmo. O mundo esquece que Deus é o doador de toda paz. O Salmo 3.8 diz: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro”. Quando este salmo foi escrito, Davi estava fugindo de Saul. Saul queria matá-lo. Davi tinha que viver fugindo e se escondendo para não ser morto por Saul. Ele tinha que está sempre atento, pois a qualquer hora a qualquer momento, Saul poderia chegar. Imagine tentar dormir sabendo que o inimigo poderia chegar a qualquer instante. Davi conseguia dormir em paz porque o SENHOR é o doador da paz. Ele tinha paz com Deus. Ele tinha um coração segundo o coração de Deus. Ele confiava e andava com Deus. Deus já havia reconciliado Davi consigo mesmo.
A humanidade não consegue encontrar a paz por causa de seu pecado. O que afasta a humanidade de Deus é seu pecado contra Deus. É sua falta de conhecimento. Romanos 3 diz que “não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus... nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz”. A humanidade não sabe onde encontrar a paz. Ela anda como cego tateando pelas paredes. Não, há paz porque Deus não concede paz. Deus retirou a sua paz da humanidade por causa do pecado. No mundo só encontramos guerra e destruição; ódio e rancor. Não há paz onde Deus está fora.
Então, como devemos entender essa bem-aventurança de Jesus: Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus? Irmãos, nós sabemos que a humanidade está caída em pecado, isto inclui a todos nós. Por natureza nós não temos paz com Deus. Por natureza nós estamos em guerra com Deus. Como esta bem-aventurança pode ser aplicada a nós? Como nós podemos ser pacificadores? Como podemos ter paz com Deus? Isso não causa desespero em vocês? Por que se não conseguimos fazer a paz com Deus, como podemos ter paz? A resposta nós encontramos em Romanos 5.1 que diz: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo”.
A obra de salvação de Jesus Cristo foi reconciliar pecadores que estavam em guerra com Deus. O sacrifício de Jesus Cristo foi um ato de reconciliação. Pois diante de Deus, por natureza, nós somos pecadores imundos e nossas obras, até as melhores, não passam de trapos de imundícias. Nós já nascemos com o que nos separa de Deus, ou seja, o pecado. O pecado é a quebra da comunhão do homem com de Deus. O pecado é o divisor entre Deus e o homem. O pecado nos afasta de Deus. Nos leva para distante dEle. E não conseguimos voltar. Pelo contrário, nós gostamos de nos afastar de Deus. Nós gostamos de nos esconder de Deus. Porém, Deus interveio na história da humanidade enviando seu Filho Jesus Cristo. Por seu sacrifício na cruz do Calvário, Ele nos justificou perante Deus. Quer dizer, Ele pagou a nossa divida. Cobriu os nossos pecados diante de Deus com seu sangue derramado na cruz. Ele desfez o que o nosso pecado causou, a nossa separação de Deus. Ele nos colocou em comunhão com Deus novamente. A guerra acabou entre nós e Deus. Através – unicamente de Jesus Cristo – temos acesso ao Pai. Temos comunhão com Ele novamente. Essa paz de Deus mostra a sua graça em nossas vidas. Porque Deus agiu de uma maneira maravilhosa. Não fazíamos caso dEle. Não adorávamos. Nós apenas o odiávamos com toda a nossa força. Éramos seus inimigos. Mas mesmo sendo seus inimigos, Ele enviou seu Filho ao mundo para morrer por nós.
Romanos 5.6-8 diz: “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira”. Ser reconciliado com Deus significa ser salvo da sua ira contra o pecado. Significa ser libertado do castigo eterno. Pois nessa reconciliação nós vemos o amor de nosso Senhor Jesus Cristo por nós. Porque fomos reconciliados por Deus mediante a morte de Jesus Cristo quando nós éramos inimigos de Deus. Quando lutávamos contra Ele e seu reino. Isso é a graça de Deus em nossas vidas. Ser reconciliado com Deus é receber a paz de Deus.
Mas como Ele opera essa reconciliação no pecador? Na 2 Coríntios 5.18 diz: “Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação”. Paulo diz que tudo provém de Deus. Que Deus nos reconciliou consigo mesmo em Cristo Jesus. E ele termina dizendo: “e nos deu o ministério da reconciliação”. O ministério da reconciliação que Paulo recebeu foi o ministério de pregar o evangelho. É através da pregação do evangelho que Deus opera a reconciliação. O Espírito Santo usa a palavra pregada para penetrar no coração do pecador e regenerá-lo. Assim o pecador é regenerado e recebe a reconciliação com Deus. Porque o Espírito Santo está aplicando os benéficos da morte de Cristo na vida de pecadores. O Espírito Santo está criando no cristão um coração semelhante a coração de Jesus Cristo. Um coração puro e que ama a Deus acima de qualquer coisa.
Uma outra conseqüência de ter essa paz com Deus é ter a paz com seu irmão. Isso mesmo! Ter paz entre os irmãos na Igreja. Significa não ter briga nem desavença; não haverá fofoca ou nem divisão entre os irmãos. Pois Deus concedeu paz aos cristãos para que eles vivam debaixo da mesma graça e do amor de Cristo. Pois quando não há a paz de Deus no coração do homem, ele tenta destruir o outro e não quer ter paz com ele. Não quer se arrepender de seus pecados, mas quer viver no ódio. Quer viver guerreando no seu coração e nos seus atos. Porém, o cristão quer ter paz com seu irmão. Porque ele sabe que Cristo morreu para dar essa paz a ele. Por isso o cristão se esforça para manter essa paz na sua vida e na Igreja. Ele não deixar nada prejudicar essa paz de Cristo dentro da Igreja. Ele sabe que Cristo morreu por ele e por seu irmão. Por isso ele valoriza essa paz entre eles. Pois no mundo há apenas inimizades entre os homens. Não paz entre os ímpios. Mas na Igreja há a paz de Cristo na vida dos irmãos.
Irmãos, essa paz de Deus na nossa vida é tão importante que Deus sempre faz questão de domingo após domingo nos abençoa com a sua paz. Isso faz nos cultos todos os domingos. Quando chegamos para cultuar Ele nos recebe com sua paz dizendo: “graças a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (1 Co 1.3). Isso mostra quão importante é chegar na hora do culto para começarmos já sendo abençoados por Deus.
E no final do culto Ele nos despede com sua paz. Nos dando a sua paz em nossa vida. Ele nos despede dizendo: “O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz” (Nm 6.24-26). Essa paz Deus nos dá durante toda a nossa vida. Essa paz nos acompanha em todas as áreas de nossa vida.
Essa paz deve ser uma realidade na vida de todos nós. Isso é o significado de ser um pacificador.

2. Porque os Pacificadores São Bem-aventurados

Irmãos, os pacificadores são chamados de bem-aventurados pelo Senhor Jesus. O que torna os pacificadores bem-aventurados? Sabemos que não é por sua própria força ou bondade. Porque todos os homens são miseráveis pecadores. Então, por que são bem-aventurados? O próprio Senhor Jesus Cristo responde na sétima bem-aventurança. Ele diz: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”. Eles são bem-aventurados porque serão chamados filhos de Deus. Todos que são reconciliados com Deus em Cristo Jesus, se tornam filhos de Deus. Romanos 8.14-17 diz: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”. Todos que foram reconciliados com Deus receberam a adoção de filho mediante Jesus Cristo. É por causa dessa adoção que os pacificadores são bem-aventurados. É a graça de Deus agindo de uma maneira poderosa na vida de pecadores miseráveis.
E como deve ser a vida dos pacificadores? Romanos 8.14 diz: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. Os pacificadores andam guiados pelo Espírito Santo. E em tudo querem ser semelhantes a seu Pai amado. Querem fazer o que agrada a Deus. Eles se afastam do mal e de tudo que contra a vontade de Deus. Andam na luz e não nas trevas.
E os filhos de Deus não são filhos infrutíferos. Eles têm o fruto do Espírito, que é: “amor, alegria e paz...”. A paz faz parte da vida cristã. O filho de Deus em tudo quer viver em paz com todos. Mas não deixando sua confiança e nem seu estado de filho de Deus.
Você é um pacificador? Então busque a paz de Cristo sempre em sua vida.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário