terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Salmo 51: O Clamor de um crente ao SENHOR por compaixão e benignidade

Leitura: 2 Samuel 12.1-15                    Pr. Alexandrino
Texto: Salmo 51                                   São José 01-12-2013; Recife 08-12-2013

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

O Salmo 51 é um salmo penitencial! Salmo penitencial é quando um pecador arrependido confessa seu pecado pedindo a graça de Deus em sua vida. E neste salmo nós encontramos um pecador arrependido. Davi está confessando seu pecado a Deus e a sua Igreja. E por esse motivo ele está clamando a Deus por misericórdia em sua vida. Ele sabe muito bem quão danoso é o pecado na vida do pecador. Ele sabe que o pecado afasta o pecador da graça de Deus. Faz com que o pecador queira ficar longe do Deus da vida. O pecado engana o pecador com relação a realidade do que é certo e errado. O pecado sempre leva o pecador a satisfazer os seus desejos pecaminosos e assim tentar preencher o seu coração que continua vazio. O pecado é como a sepultura, que nunca diz: Basta! Ou como o fogo, que nunca diz: Basta!
E Davi provou isso em sua vida de uma maneira terrível. Por isso nós o encontramos neste Salmo 51 derramando seu coração diante do trono da graça do seu Deus a quem ele tanto ofendeu e foi motivo de desonra para o nome de Deus.
E é baseado exatamente neste Salmo 51 que quero pregar nesta manhã o clamor de um crente arrependido.
Eu vos proclamo a Palavra de Deus no seguinte tema:

Tema: O Clamor de um crente ao SENHOR por compaixão e benignidade
Neste clamor encontramos:
1. A Confissão
2. O Pedido
3. A Gratidão

1. A confissão

Irmãos, este salmo começa com uma nota histórica dizendo exatamente quando e o porquê Davi escreveu este Salmo 51. O título do Salmo 51 diz: “Ao mestre de canto. Salmo de Davi, quando o profeta Natã veio ter com ele, depois de haver possuído Bate-Seba”. Este foi o pecado de Davi que o levou a escrever este Salmo 51. O título do Salmo nos leva ao 2 livro de Samuel capítulos 11 e 12. Deixe-me lembrar desta história triste.
Irmãos, era uma linda tarde, talvez por volta das 4 a 5 horas da tarde. Davi estava dormindo. Seu exército havia saído para a guerra contra os filhos de Amom. Por algum motivo Davi não foi com os seus soldados como de costume, mas ficou no palácio. 2 Samuel 11.2 diz que “levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real”. Este texto dá a impressão que Davi estava ocioso e sem nada para fazer. Ele estava desocupado e com a mente vazia. Estava esperando alguma notícia do seu exército, mas ninguém trouxe nenhuma notícia ainda do campo de batalha.
Então, em seu caminhar pela varanda viu uma mulher tomando banho. O texto diz que era uma mulher formosa. Uma linda mulher. Naquele momento ele poderia imediatamente tirar os olhos dela e voltar para dentro do palácio. Porém, ele não faz isso. Ele olha, depois mais uma olhada e continua olhando. Em seguida manda chamar alguém e pergunta quem era aquela mulher. A resposta foi: “É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu” (2 Sm 11.3). Pela resposta do soldado é como se ele estivesse dizendo que ela já tinha esposo e não era para o rei se envolver com ela.
Porém, o desejo em seu coração já é muito forte ao ponto dele mandar um mensageiro à mulher para buscá-la. E ele teve relações com ela. Poucos dias depois a mulher de Urias manda a notícia de que ela estava grávida. Qual a reação de Davi? Davi toma imediatamente providência para que o marido da mulher não saiba de nada e manda que Urias, esposo de Bate-Seba, venha para lhe dá notícia. Depois do relatório Davi manda Urias voltar a sua casa para ter uma boa noite com sua esposa e até manda um presente em seguida. Entretanto, Urias recusa-se a receber mais privilégio que os seus companheiros e ele dorme à porta da casa do rei. Davi insiste que ele desça a sua casa para dormir. Então, Urias responde ao rei: “A arca, Israel e Judá ficaram em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para deitar com minha mulher? Tão certo com tu vives e como vive a tua alma, não farei tal coisa” (2 Sm 11.11).
Em seguida Davi manda que Joabe coloque Urias na frente de batalha. Veja até que ponto chega o pecado de Davi. 2 Samuel 11.14 diz: “Coloca Urias na frente da maior força da peleja”, mas o texto não pára aqui. O texto continua dizendo: “e deixa-o sozinho, para que seja ferido e morra”. Isso é o pecado! O pecado só causa destruição e morte. O pecado não está preocupado com Deus, sua lei e nem com seu próximo. Davi não está se preocupando se é certo em cobiçar, roubar, adulterar e matar seu próximo Urias. Davi é chamado o homem segundo o coração de Deus, mas chegou a praticar as obras de Satanás.
Irmão, Davi depois que matara Urias mandou buscar Bate-Seba e fez dela sua mulher. Então, escutamos a Palavra do Senhor dizendo em 2 Samuel 11.27: “Porém, isto que Davi fizera foi mal aos olhos do SENHOR”, ou seja, o SENHOR não aprovou nenhuma dessas atitudes pecaminosas de Davi. Lembrem-se: o pecado nos leva para distante de Deus. E foi exatamente isso o que aconteceu com Davi. O rei Davi passou quase um ano em seus pecados. Durante esse tempo provavelmente ele orava, oferecia sacrifícios e muito mais. Porém, como o SENHOR aceitaria esses louvores de alguém que vive na prática do pecado e não se arrepende? No Salmo 50 o Senhor está reclamando com o povo de Israel exatamente por causa deste tipo de adoração falsa.
Aqui tem uma aplicação para nós: se nós estamos vindo para o culto ou orando em nossas casas ou falando da palavra de Deus e mesmo assim estamos vivendo em pecado: nossa adoração é falsa e vã. Deus não aceita a nossa adoração se não for com um coração arrependido. Então, devemos estar aqui neste culto e em toda a nossa vida com um coração contrito, arrependido de nossos pecados.
Agora, em meio a esta história triste na vida do rei Davi, podemos ver a glória de Deus na vida de um pecador atolado em seus pecados. O SENHOR enviou o seu servo, o profeta Natã, e confrontou o rei Davi em seu pecado. E pela graça de Deus, Davi se arrependeu de seus pecados e confessa dizendo: “Pequei contra o SENHOR” (2 Sm 12.13). E o profeta Natã responde: “Também o SENHOR te perdoou o teu pecado”. Irmãos, como é maravilhoso ouvir que um pecador se arrependeu de seu pecado. Como o próprio Davi diz no Salmo 32: “Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto”.
Irmãos, esse é o contexto do Salmo 51. Neste Salmo 51 Davi mostra a reação de um verdadeiro crente que sabe que pecou gravemente contra seu Senhor. Este salmo foi composto logo após que Davi se arrependeu de seus pecados terríveis. Este Salmo é sua oração ao seu Deus. Neste salmo podemos ouvir Davi gemendo, angustiado suplicando por renovação em sua vida. Então, ele começa se dirigindo a Deus confessando os seus pecados. Podemos dizer que este salmo é um grito de socorro. Davi está clamando a Deus por ajuda em sua vida. Ele clama pela misericórdia e a benignidade de Deus. O Salmo 51.1 diz: “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões”. Davi recorre a misericórdia e a benignidade porque ele sabe que não tem nada e que ele não passa de um mendigo espiritual. Ele necessita das multidões das misericórdias de Deus para receber perdão. Ele quer que Deus não olhe para a sua iniqüidade, mas que Ele apague os pecados como quando se escreve na areia e a onda do mar apaga. Por isso ele diz nos versos 2-3: “Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”. Ele sabe que sem perdão não se pode estar na presença de Deus. Ele conhece o que aconteceu com Adão quando pecou e foi expulso da presença de Deus. Por isso ele confessa seu pecado. Quando ele pede que o SENHOR o lave é porque ele sabe que estar imundo por causa do pecado. Ele mesmo diz que conhece os seus próprios pecados e ele sabe contra quem ele pecou. Ele diz: “Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro em teu julgar” (Sl 51.4).
Aqui estar algo importante do verdadeiro arrependimento. Ele reconhece que seus pecados foram cometidos contra Deus somente, ou seja, todo pecado primeiramente é cometido contra Deus. Ele não coloca desculpa sobre a sua transgressão, a sua culpa. Pelo contrário, ele é enfático em sua confissão de pecado. Ele sabe que desde a sua concepção ele é um pecador e sua existência por natureza ofende a Deus. “Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu a minha mãe” (Sl 51.5). E, é por isso que o arrependimento de Davi é verdadeiro, como ele mesmo disse: “Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria” (Sl 51.6).
Irmãos, Davi pecou gravemente contra Deus e sua lei e sua Igreja. E publicamente neste salmo ele está confessando os seus pecados. Agora, será que algum de nós estar vivendo em pecado e nunca confessou a Deus? Se esta é uma realidade em nossa vida, devemos nos arrepender rapidamente confessando a Deus as nossas transgressões. Somente assim encontraremos descanso e paz para a nossa alma. Que sigamos o exemplo de Davi e nos arrependamos diariamente.

2. O Pedido

Irmãos, o que Davi pede a Deus? Davi não pede prata nem ouro nem saúde. Ele não está interessado em bens materiais. Ele é um crente no seu Deus e depois de confessar o seu pecado ele pede algo para a sua vida espiritual, algo para a sua eternidade. No verso 7 ele pede purificação de seus pecados: “Purifica-me com hissopo, e ficarei mais alvo que a neve”. Pecado significa impureza na vida do homem. O pecador imundo não pode permanecer diante de Deus e ficar vivo. Por isso ele clama pela justiça de Deus, justiça essa que pode justificar o pecador.
Existe um motivo porque Davi está pedindo purificação em sua vida. O motivo é que o pecado acabou com sua alegria espiritual. Observem os versos 8-12 e vejam que Davi está falando de sua de tristeza espiritual. Ele quando estava vivendo em pecado não sentia a graça de Deus em sua vida. No Salmo 32.3-4 diz: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo dia”. E qual o motivo de tanto sofrimento em sua alma? Ele mesmo responde: “Porque a tua mão pesava sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio”. Enquanto Davi vivia em seus pecados o Senhor não o deixou em paz. Pelo contrário, o Senhor em sua ira esmagava a sua alma, tirava a sua força e ele ficou igual a um deserto. Espiritualmente ele era um deserto da graça de Deus; espiritualmente ele era um vale de ossos secos. Ele não sentia a graça de Deus em sua vida. Não tinha andado nos caminhos do SENHOR. Ele sentia um vazio na alma por causa dos seus pecados.
Então, depois que se arrependeu de seus pecados, ele quer ser o antigo Davi que amava a Deus fervorosamente. Ele pede: “Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que exultem os ossos que esmagaste. Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniqüidades.” (Sl 51.8-9). Ele sabe que somente o perdão pode causar júbilo e por isso ele pede perdão de seus pecados. Quando fala dos ossos esmagados pelo SENHOR, ele se refere ao seu grande sofrimento e tristeza por viver tanto tempo em seus pecados como um animal irracional. Ele sentiu o peso esmagador da mão de Deus pesando sobre ele dia e noite enquanto ele permaneceu embrutecido em seus pecados. Ele sabe que se Deus olhar e cobrar dele os seus pecados seria o seu fim. Por isso ele roga para que não olhe ou não impute a ele os seus pecados. Mas, concede o perdão que ele tanto deseja para a sua alma faminta e inquieta.
E ele acrescenta: “Cria em mim, ó Deus, um espírito puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Sl 51.10). Ele quer renovação na vida espiritual onde havia um deserto. Ele quer um jardim onde havia terra seca. Ele quer vida onde só havia morte. Ele quer um coração puro e inabalável para não pecar nunca mais contra o seu Deus. Ele tinha medo de que o SENHOR não o quisesse mais em sua presença e por isso ele diz: “Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito” (Sl 51.11). Ele sabe muito bem que longe do SENHOR é o inferno. É sofrimento, solidão e morte. Por isso ele quer está na presença do Deus da vida. Ele também diz: “nem me retires o teu Santo Espírito”. Ele sabia o que havia acontecido com Saul. Como o SENHOR retirou o seu Espírito de Saul quando pecou contra o SENHOR e entrou um espírito imundo em nele. Por causa disso vivia sem paz e atormentado e longe da presença do SENHOR. Davi não queria isso para a sua vida. Ao contrário, ele quer ficar bem perto da presença do seu Senhor e andar com Ele durante todos os dias de sua vida. Mas, ele não queria fazer isso gemendo, desanimado. Então, ele pede: “Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário” (Sl 51.12).
Irmãos, o pecado rouba a alegria de fazer a vontade de Deus. Quando estamos nos desviando do caminho do SENHOR os sintomas começam a aparecer: falta de leitura da Palavra de Deus; falta de oração na vida e eu não estou falando de orar durante as refeições ou quando vai dormir. Estou falando de não reservar um tempo para orar e estar em comunhão com Deus. Também vem a falta de alegria de vir a Igreja. Faltamos aos cultos, estudos bíblicos, sociedades, desprezo pela comunhão e outras atividades da Igreja. Nós desanimamos por causa do nosso pecado e vivemos cambaleando espiritualmente feito um bêbado. Vivemos na beira do precipício da morte. Mas, nós não queremos muitas vezes mudar e continuamos como um animal irracional.
Foi exatamente assim que Davi se sentiu. E o que ele fez quando confrontado com a Palavra de Deus? Ele se arrependeu! E por isso ele dobra seus joelhos e clama: “Restitui-me a alegria da tua salvação”. Podemos dizer: concede-me novamente a alegria de viver para ti; concede-me a tua graça novamente; deixa-me sentir a tua graça em minha vida Senhor, pois não sinto a alegria de te servir como antes.
Irmãos, é esse tipo de oração que precisamos em nossas vidas. Nós vivemos tão ocupados com os afazeres diários que não paramos para cuidar da nossa vida espiritual. Não paramos para nos arrepender dos nossos pecados diários. E o resultado é uma vida fraca espiritualmente. Uma vida sem leitura da Palavra, sem oração, sem comunhão, sem o prazer de estar se reunindo com a Igreja para louvar a Deus. Então, roguemos ao nosso Deus pedindo alegria para servi-Lo a cada dia de nossas vidas. Que oremos, imploremos, batamos nas portas dos céus rogando a Deus por renovação em nossas vidas. Roguemos, roguemos dia após dia. Não podemos desistir após a primeira oração. Mas, continuemos rogando a graça de Deus em nossa vida. Pois a nossa maior alegria está em Cristo Jesus que nos deu perdão. Então, roguemos para sermos mais e mais semelhantes ao nosso Senhor e Salvador.

3. A Gratidão

Irmãos, depois que Davi confessou seu pecado e pediu a alegria da salvação em sua vida, o que ele fez em seguida? O que Davi pediu não foi algo egoísta. Ele pediu a alegria de servir a Deus com um coração puro e inabalável. E o que ele iria fazer? Davi iria viver uma vida de gratidão a Deus falando para as pessoas como Deus foi e tem sido gracioso para com sua vida. Ele diz no verso 14: “Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti”. Em sua gratidão ao seu Salvador, Davi iria contar as pessoas como o SENHOR foi gracioso para com ele e como ele foi salvo de seus pecados. Nos versos 14-15 ele continua: “Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça. Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores”. Um coração quebrantado é um coração grato e alegre. É um coração que não se cansa de falar da obra de Deus em sua vida. Mas, ele faz isso para Deus seja honrado e louvado pelos pecadores. Ele faz isso para que pecadores sejam salvos da morte eterna.
Como diz os versos 16-17: “Pois não te comprazes em sacrifícios; do contrário, eu to daria; e não te agradas de holocaustos. Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus”. Com um espírito quebrantado Davi quer viver e vive para Deus. E realmente Davi viveu uma vida cheia de gratidão ao Senhor e Salvador.
Irmãos, nós também recebemos o mesmo perdão em nossas vidas. Será que nós não vamos viver vidas de gratidão a Deus? Será que não vamos falar do que Cristo fez por nós? Claro que vamos – se somos realmente redimidos no sangue de Cristo. Não vamos cansar de falar da graça salvadora em nossa vida. Então, vivamos para glorificar a Cristo.
Amém.