terça-feira, 10 de abril de 2012

Salmo 100: A Convocação para a Adoração a Deus


Leitura: Salmo 100                                          Pr. Alexandrino Moura
Texto: Salmo 100                                            São José 25-03-2012

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

O Salmo 100 é um salmo bastante conhecido. Geralmente é este salmo que eu leio antes de começar o culto a Deus. É um lindo salmo que trata sobre o culto a Deus. Um salmo que fala sobre a confissão do Cristão a Deus. Confissão de gratidão ao SENHOR Deus.
Este salmo era entoado pelos judeus, provavelmente, durante o culto. Naquele momento o judeu temente a Deus cantava este salmo como a sua confissão por tudo o que o SENHOR havia dado a ele. O que chama a atenção especialmente é que os judeus fazem isso no culto a Deus. Então, para eles o culto era um momento especial. Era o momento onde o povo de Deus – a Igreja – se reunia com o próprio Deus para cultuá-lo. Eles sabiam – os judeus – que no culto, o próprio Deus, estava presente com eles. Por isso era um momento especial para eles. Um momento de alegria constante. O culto é lugar de alegria e gratidão a Deus.
Mas, como você vem aos cultos? Qual o motivo de você vir ao culto a Deus? Qual a sua atitude diante de Deus no culto? Como você se comporta no culto? O culto é um lugar para conversar? Estar dormindo? Estar preocupado com a hora? Lugar para deixar o celular ligado esperando ligações? Lugar de ir porque não tem outra coisa a fazer neste horário?
Você realmente vem adorar a Deus no culto? O que você realmente veio fazer neste culto – hoje? Qual o seu propósito neste culto e todas as vezes que você veio? Qual é realmente o motivo de você vir ao culto a Deus?
Essas perguntas são importantes porque nos ajuda a pensar realmente sobre a motivação e o propósito de estarmos neste culto. E este Salmo 100 nos ajuda a responder essas perguntas.
Eu vos proclamo a Palavra de Deus no seguinte tema:

Tema: A Convocação para a Adoração a Deus
1. Quem Deve cultuar a Deus
2. Como Devemos Cultuar a Deus
3. O Motivo da Adoração a Deus

1. Quem Deve cultuar a Deus

Irmãos, quem deve cultuar a Deus? Apenas os cristãos verdadeiros? E a resposta é não! Não apenas os cristãos devem cultuar a Deus. O Salmo 100.1 diz: “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras”. O Salmo deixa claro que todas as terras devem celebrar a majestade de Deus. ‘Todas as terras’ significa todas as nações do mundo. As nações devem honrar e cultuar somente a Deus. “Deus criou o homem bom e à sua imagem, isto é, em verdadeira justiça e santidade, para conhecer corretamente a Deus seu Criador, amá-Lo de todo o coração e viver com Ele em eterna felicidade, para louvá-Lo e glorificá-Lo”. É assim que o nosso Catecismo de Heidelberg coloca, pois ele entende que todos os povos deste mundo devem louvar, cultuar a Deus. Esse é o propósito de toda criação de Deus. O Salmo 19.1-6 diz: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo. Aí, pôs uma tenda para o sol, o qual, como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho. Principia numa extremidade dos céus, e até à outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor”. Toda a criação – árvores, pássaros, cavalos, elefante, o sol, o dia e a noite – louva a Deus por tudo o que fez. Toda criação – mesmo sem palavras – louvam a grandeza do Criador. Cada pássaro que canta, cada cavalo que relincha, louvam a Deus. Porque eles foram criados para louvar a Deus desta maneira. A exibição majestosa da criação lá fora, louva a Deus. Se a criação dos animais, árvores, estrelas, foram criados para louvar a Deus, por que seria diferente com todos os homens?
Por isso o salmista está dizendo: “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras”. Todos os seres humanos foram feitos para louvar a Deus. Porém, o motivo de todos os povos não louvar a Deus é por causa do pecado, o pecado da idolatria. Romanos 1.18-20 diz: “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas”. Deus revelou quem Ele é a humanidade para que ela louvasse a Ele. Mas, a humanidade nega toda a verdade para não adorar a Ele. Como diz Romanos 1.21: “tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhes deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato”. A humanidade tendo conhecimento de Deus, não o glorificou como Deus. É isso o que a humanidade faz todos os dias da semana e todos os anos. Como diz Paulo no verso 23: “mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem do homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis”. Os homens criaram seus próprios deuses semelhantes a eles para fazer a sua vontade.
Porém, o salmista está dando uma ordem aos habitantes de todas as terras: “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras”. É um dever de todos os seres humanos louvarem a Deus. Por que devem louvar a Deus? O Salmo 100.3 diz: “Sabei que o SENHOR é Deus”. Todos devem louvar porque somente o SENHOR é Deus. Não há outros deuses. Por esse motivo somente o SENHOR merece toda honra e toda glória; somente o SENHOR merece a adoração; porque Ele é Deus. Deuteronômio 7.4: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR”.  Desde cedo o SENHOR Deus estava ensinando a Israel que Ele é o único Deus e que não havia outro além dEle. O Salmo 89.6 diz: “quem nos céus é comparável ao SENHOR? Entre os seres celestiais, quem é semelhante ao SENHOR?”. E Isaías 40.18 ainda diz: “Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?”. O próprio SENHOR está dizendo que não há ninguém semelhante a Ele no céu ou na terra.
Todos os homens devem louvar ao SENHOR que é Deus, principalmente o seu povo amado. Por quê? Não apenas porque Ele é Deus, também porque “foi ele quem nos e dele somos; e rebanho do seu pastoreio” (Sl 100.3). Ele nos criou para isso. Ele nos criou para louvá-Lo acima de qualquer coisa. É por isso motivo que nós encontramos o povo de Deus declarando que louvará a Deus hoje e sempre. No Salmo 9.1 diz: “Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu coração contarei todas as tuas maravilhas. Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores”. O salmista tem prazer em servir ao SENHOR cantando louvores a Ele. Porque ele foi criado para isso.
E nós temos mais motivo ainda para louvar do que qualquer outra criatura. O Salmo 100.3: “Sabei que o SENHOR é Deus; foi quem nos fez e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio”. Nós somos o povo de Deus e isso é mais motivo ainda para louvar ao SENHOR Deus. Somos um povo especial! Somos o povo do Deus vivo. Isso já é motivo suficiente para louvar a Deus. Quando louvamos a Deus, estamos apenas fazendo aquilo para o qual fomos criados.
Nos céus os anjos cantam louvores a Deus, porque eles sabem que foram criados para louvar a Deus, o único que merece ser louvado. E louvam incessantemente ao SENHOR Deus.
Será que conosco é diferente? Não, não é! Pois fomos criados para louvar a Deus acima de qualquer coisa e em qualquer circunstância.

2. Como Devemos Cultuar a Deus

Irmãos, sabemos que devemos louvar a Deus, cultuar a Deus. Mas, qual a atitude que devemos louvar a Deus no culto? Como devemos obedecer a esse mandamento de louvar a Deus?
O Salmo 100.2 diz: “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico”. O culto é o lugar de alegria! O culto não é um lugar de tristeza. Um lugar onde devemos ficar com raiva e sem cantar; não é lugar onde devemos vir como se fosse uma obrigação pesada. Mas, o culto é um lugar de encontro entre Deus e seu povo amado. Então, não é lugar de estar triste e com o coração cheio de raiva. Cantando sem ânimo como se estive em funeral. O culto começa a partir do momento quando nós acordamos no dia do Senhor – por assim dizer. Porque no dia do Senhor acordamos com o compromisso de atender a convocação do SENHOR Deus. Devemos acordar alegres porque vamos nos encontrar com o nosso Senhor e Salvador. É um dia onde devemos nos acordar motivados e cheios de alegria. Não é um dia para ficarmos em casa dormindo ou fazendo qualquer outra coisa que não seja adorar a Deus no seu culto solene. Ou chegar no culto com sono ou com preguiça, sentando e bocejando. Ou ficando no banco da Igreja dormindo ou conversando. Quando fazemos isso é porque não entendemos quem realmente é Deus. Não entendemos o que é um culto a Deus. Então, o resultado é que não nos preparamos para o culto e não nos importamos se chagamos para cultuar ou não; se devemos chegar cedo ou não; se vamos dormir ou não; se vamos cantar ou não.
Porque não entendemos que o culto é um encontro com Deus. Que Deus marcou um encontro com Seu povo no Dia do Senhor. Israel aprendeu muito bem o que era o culto a Deus e como deveria ir a casa do Senhor. O Salmo 122.1 diz: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos a Casa do SENHOR”. Parece que o salmista estava um pouco desanimado e triste. Mas, quando disseram vamos a Casa do SENHOR, ele disse que se alegrou. Por quê? Porque chamaram ele para ir a Casa do SENHOR! Era no templo em Jerusalém onde estava a arca do SENHOR, o trono de Deus. O templo era o lugar onde o SENHOR disse que ia habitar no meio do seu povo. Onde o SENHOR estava morando aqui na terra. Então, quando havia o culto solene o povo de Israel sabia muito bem que o SENHOR iria estar lá e estava chamando-o para a sua casa. Ele queria se encontrar com seu povo na Sua casa e falar ao seu povo sobre a alegria de servi-Lo e como servi-Lo. Então, o salmista se alegra e diz: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos a Casa do SENHOR”. O que tirou a tristeza dele foi ir a Casa de Deus, ao culto ao SENHOR Deus.
No Salmo 42 o salmista que estava triste por estar preso em outra terra, por causa do exílio, diz: “Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se derrama a alma –, de como passava eu com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre grito de alegria e louvor, multidão em festa”. Ele lembrava de como a multidão ia com alegria a Casa de Deus. O povo ia junto cantando a Deus antes mesmo de chegar na Casa do SENHOR e ele está sentindo saudade por não poder ir na casa de Deus.
Então, o povo ia cultuar a Deus com alegria e não com tristeza; não era algo chato ou monótono estar no culto. Mas, era algo alegre e maravilhoso.
Por isso o Salmo 100.1 está dizendo: “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras”. A palavra traduzida como ‘celebrar’ tem um sentido muito forte. Na língua portuguesa é definido apenas como prestar solenidade. Mas, na língua hebraica o verbo tem a ver com uma alegria imensa. Celebrar como em uma festividade, gritar, bradar em alegria. É uma alegria que você não consegue conter e você precisa gritar de alegria bem alto. O culto é o lugar onde os crentes estão transbordando de alegria.
Por isso o salmista nos convoca a fazer a vontade do SENHOR no culto da seguinte maneira: “Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico” (Sl 100.2). O SENHOR deve ser servido com alegria e não com tristeza e sem ânimo. Devemos nos apresentar, como diz o salmista, diante do SENHOR com alegria, cantando louvores a sua glória. E ele ainda diz no verso 5: “Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome”. Observe que em todo salmo podemos observar a alegria do salmista. E esta alegria encontramos em outros salmos. O Salmo 95.1 diz: “Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação”. O Salmo 96.1-2 diz: “Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, todas as terras. Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome”. O Salmo 97.12 diz: “Alegrai-vos no SENHOR, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome”. E no Salmo 98.1 diz: “Cantai ao SENHOR um cântico novo, porque ele tem feito maravilhas”. Eu poderia cita muitos outros salmos onde fala da alegria de louvar ao SENHOR, mas não precisamos fazer isso. Pois esses são suficientes para expressar que: servi ao SENHOR com alegria é a maneira como devemos cultuar a Deus segundo o Salmo 100.
Então, você vem cultuar a Deus alegre? Motivado em alegria para cultuar a Deus? Pois o SENHOR nos chama a Sua presença com alegria. Essa alegria é expressa nos cânticos, quando cantamos com vontade; na disposição para participar do culto: acompanhando a leitura da Bíblia, orando com reverência e temor; estando concentrado na pregação; ficando calado e não conversando; enfim, estando realmente adorando a Deus no culto com alegria. Essa é a maneira que somos chamados a cultuar a Deus.
Agora, qual a motivação para estarmos alegres no culto?

3. O Motivo da Alegria na Adoração a Deus

Qual é o motivo da alegria do crente para cultuar a Deus? Será que realmente há um motivo para o crente se alegrar no culto? Essa resposta o Salmo responde da seguinte maneira: “Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome”. Por quê? O Salmo continua: “Porque o SENHOR é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração a sua fidelidade”. Esse é o motivo da alegria para cultuar a Deus. Este é um cântico de gratidão a Deus. Este salmo era cantado pelo povo para expressar a sua gratidão ao SENHOR, o Deus da aliança.
Em êxodo 15.2 diz: “O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei”. Neste texto Moisés está louvando a Deus junto com o povo por causa da salvação recebida. Pois o SENHOR havia libertado o povo de Israel da escravidão e afogado no mar vermelho Faraó e seu exército.
Deuteronômio 8.10 diz: “Comerás, e te fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que te deu”. Aqui o povo estava louvando a Deus por causa da sua bondade em dar uma boa terra para que pudesse retirar o seu alimento.
Existem outras passagens que mostram que a motivação é a bondade de Deus na vida do seu povo. Então, temos motivos para louvar ao Senhor? Cultuar ao SENHOR com alegria?
Podemos ver como Deus é bondoso na figura de seu Filho Jesus Cristo. Como Ele usou de sua misericórdia sobre nós. Em vez de nos castigar Ele castigou o seu Filho Jesus Cristo em nosso lugar. Ele matou o Filho Unigênito em nosso lugar e assim nos livrando da condenação eterna. Por causa do sacrifício de Jesus Cristo na cruz do Calvário não seremos condenados no fogo eterno, se cremos em Cristo. Agora, temos acesso a Deus e podemos entrar em sua presença. Porque fomos perdoados dos nossos pecados.
O culto é a festa da salvação das nossas almas por Deus. Somos motivados a cultuar a Deus com alegria por causa da nossa salvação em Cristo. Somos salvos da ira de Deus. Isso é a bondade de Deus, a misericórdia de Deus em nossas vidas. Será que essa bondade não é suficiente para cultuar a Deus com alegria? Sim! Por causa da nossa salvação através de Cristo.
Amém.