sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Apocalipse 12.13-18: Satanás Depois de Seu Fracasso em Derrotar a Cristo, Tenta Agora Destruir a Igreja de Cristo


Leitura: Apocalipse 12.1-12                     Pr. Alexandrino
Texto: Apocalipse 12.13-118

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

O contexto anterior do nosso texto, fala da mulher que dar a luz a um varão. Enquanto a mulher está para dar a luz a criança em meio as dores, um grande dragão vermelho pára em frente dela. O grande dragão vermelho é a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo (Ap 12.9). Ele quer devorar a criança, o filho da mulher, que é o Senhor Jesus Cristo. Mas quando o menino nasce é imediatamente arrebatado para Deus até ao seu trono (Ap 12.6).
Com a exaltação e glorificação do Senhor Jesus, houve guerra no céu. Os anjos do Senhor contra Satanás e os seus anjos. Satanás e seus anjos não puderam prevalecer. Foram derrotados por causa do sangue do cordeiro e por causa do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida (Ap 12.11). Por causa desta vitória houve festa nos céus. É dito para os céus festejar e todos os que neles habitam. Porque o Cristo exaltado está no céu com seu Pai e governando os céus. Por causa do sacrifício de Jesus Cristo, o diabo, o acusador de nossos irmãos, não pode mais nos acusar perante Deus. Ele não pode estar mais dizendo que merecemos a morte. Porque fomos salvos no sangue do cordeiro de Deus. Lavamos nossas vestes no sangue do cordeiro que desceu do céu e se ofereceu em nosso lugar. Por causa disto, Satanás foi expulso do céu, não tendo mais lugar diante de Deus para nos acusar.
E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos (Ap 12.9). Porém, no verso 12 a parte b do verso diz: “Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Ap 12.12). O que isto quer dizer? Por que esta expressão ai da terra e do mar?
Eu vos proclamo o evangelho da consolação do Senhor Jesus Cristo no seguinte tema:

Tema: Satanás Depois de Seu Fracasso em Derrotar a Cristo, Tenta Agora Destruir a Igreja de Cristo.
1. Atacando Toda Igreja.
2. Atacando Individualmente Cada Membro da Igreja.

1. Atacando Toda Igreja.

Irmãos, depois de sua derrota, Satanás é expulso do céu. Ele não pode acusar mais de dia e de noite os eleitos de Deus. Ele perdeu o acesso de estar perante Deus nos acusando. Porque Ele foi derrotado por Cristo. Jesus é a testemunha de todos nós. Jesus é quem testemunha em nosso lugar dizendo: Eu morri por este. Ele foi salvo pelo meu sangue. Eu o declaro inocente.
Por causa disto ele desceu a terra cheio de ira. Sabendo que ele tem pouco tempo. Ele sabe que não pode derrotar o Cristo. Jesus Cristo está no céu longe de qualquer ataque de Satanás. Mas, Ele já derrotou Satanás com seu sacrifício pelos seus eleitos e a sua exaltação a destra de Deus Pai foi a confirmação disto. Sabendo que pouco tempo lhe resta e sem poder atacar e destruir a Cristo, ele desesperadamente começa mais um ataque. Ele agora tenta destruir a Igreja de Cristo, que é o seu corpo. Ele não mede esforço para isto. Ele está empenhado nesta trama. Ele, mesmo sabendo que lhe resta pouco tempo, não cessa de atacar a noiva de Cristo, sua Igreja. Por isso o verso 13 diz: “Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão”. Ele odeia a Igreja. Quando falo de Igreja, estou falando de todos os membros juntos. Estou falando do povo Deus em geral reunido em um determinado local por todo mundo. Satanás está disposto a destruir este povo, a Igreja de Cristo. Por isso, quando ele percebeu que não tinha mais como acusar os eleitos de Deus por causa de Cristo, ele tenta destruir a Igreja, o corpo de Cristo. Ele persegue a Igreja de uma maneira cruel. Ele está disposto a mover o inferno se possível para destruir a amada Igreja de Jesus Cristo, Senhor e dono da Igreja.
Por que Ele quer destruir a mulher, que representa a Igreja? Olhe o verso 13 de novo. O verso diz: “perseguiu a mulher que DERA À LUZ O FILHO VARÃO”. Este varão é o Senhor Jesus Cristo, como mostra no início do capítulo 12 de Apocalipse. A igreja deu a luz a Jesus. Devemos lembrar que a Igreja desde o início é uma só igreja e não várias igrejas. Um só povo e não vários povos. Uma única vinha. Uma única nação eleita. Como Paulo diz em Romanos 9.5: “deles são os patriarcas, e também deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo sempre. Amém”. A igreja deu a luz a Cristo segundo a carne. Cristo nasceu da descendência de Adão e Eva; Abraão; Davi. Neste sentido a Igreja deu a luz a Cristo. Porque Ele é aquele prometido a Igreja em Gênesis 3.15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. Foi Ele quem pisou na cabeça da serpente, o grande dragão. Que com sua cabeça ensangüentada foi expulso do céu e que agora se empenha para destruir a Igreja. Porque Ele não pode atacar o Cristo exaltado. Por isso, ele acha mais fácil atacar o corpo de Cristo, que é a Igreja. Por isso, ele vem para a terra a fim de destruir a mulher. Perseguir e destruí-la.
No momento de perseguição é dada a mulher, que é a igreja, asas para escapar para um lugar seguro. Isto nós podemos ler no verso 14: “E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde será sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente”. Como é maravilhoso quando lemos estes versículos da perspectiva histórico redentivo do povo de Deus. Nós vamos ver como Deus é gracioso para com sua igreja. Como Ele remiu o seu povo durante a história. A sua nação santa e eleita em Cristo Jesus. Neste verso 14 podemos nos lembrar de dois acontecimentos no Antigo Testamento. O primeiro acontecimento fala do êxodo do povo de Israel quando saiu do Egito. Depois que o povo saiu do Egito, foi perseguido pela fúria de Faraó com seu exército. Em meio àquela perseguição, o Senhor salvou os israelita através da passagem do mar vermelho e afogou faraó e seu exército. O povo podia ver aquele livramento do Senhor com seus próprios olhos. Quando o povo chegou no monte Sinai, o Senhor diz para o povo: “Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim” (Ex 19.4). O Senhor livrou o seu povo da morte dos egípcios. Assim como uma águia que quando seu filhote cai do ninho, vai e coloca-o sobre suas asas e leva-o para um lugar seguro. Assim é o Senhor com seu povo durante o êxodo. Como Ele protegeu seu povo do calor escaldante do sol durante o dia com uma cortina de fumaça. E a noite protegeu seu povo do frio e da escuridão com uma coluna de fogo. Protegendo de cobras, escorpiões e espinhos. Como também suas roupas não se gastaram e nem suas sandálias se acabaram. Mas, o Senhor conduziu seu povo até uma terra segura e fértil. Em Apocalipse 12.14 não é dito que a mulher fugiu. Pelo contrário, recebe asas que o próprio Deus dá a ela para que voasse para um lugar seguro. É o próprio Deus que leva seu povo para um lugar seguro. Na segunda metade do verso 14 fala sobre este cuidado.
O segundo acontecimento é este descrito no verso 14: “aí onde será sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente”. Estes termos UM TEMPO, TEMPOS E METADE DE UM TEMPO, foi retirado do livro do profeta Daniel 7.25 e 12.7, que corresponde a três anos e meio. Mas, aqui em apocalipse, claramente está se referindo a época do profeta Elias e do rei Acabe no 1 Reis 17. Quando a igreja foi perseguida cruelmente pelo rei Acabe e sua esposa Jezabel. O profeta Elias pregou junto com outros profetas a palavra de Deus. Mas, Acabe e Jezabel mandaram matar todos os profetas do Senhor. Foi um ataque muito poderoso contra a igreja de Deus no Antigo Testamento. Neste tempo o profeta Elias orou a Deus para que não chovesse e durante três anos e meio não choveu. Uma grande seca alastrou todo o país de Israel. Os rios e as fontes de água secaram. Os poços de água também. As pessoas morriam por falta de água e de alimento. Porque sem água nada cresce. Mas, durante aquele período de três anos e meio, o Senhor sustentou de uma forma milagrosa o profeta Elias, que estava representando a Igreja de Cristo. Tanto no acontecimento do êxodo como no acontecimento do profeta Elias, vemos a mão poderosa de Deus cuidando de sua Igreja contra os ataques de Satanás que queria eliminar a igreja da qual descende o Cristo. Durante aqueles períodos de dificuldades a Igreja estava sendo alimentada pelo maná da palavra de Deus. Deus providenciou armaduras espirituais para a igreja. Assim a Igreja pôde se defender contra as artimanhas do diabo.
Veja que o verso 14 nos diz que a igreja ficou fora da vista da serpente. A igreja não pode ser destruída por Satanás. Ela pode ser atacada, mas não destruída. Quando diz que a igreja ficou fora da vista de Satanás, significa que ficou longe de um ataque que pode destruí-la. Ele é impotente contra os cuidados de Deus sobre a Igreja. Mas, Satanás não desiste de destruir a igreja e por isso o verso 15 diz: “Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio”. Esse rio que sai da boca da serpente é as suas mentiras. Suas falsas doutrinas e engano contra a igreja. Ele tenta submergir a igreja com seu engano de falsidade. Com suas filosofias cientificas. Suas desilusões. Este é um rio de impostura e morte lançado pelo próprio Satanás para destruir a igreja. Mas, até quando isto acontece, Deus está protegendo seu amado povo. A terra abre a sua boca e engole o rio. A igreja está consciente das artimanhas de Satanás e por isso rejeita essas falsidades. Enquanto que o mundo está sempre disposto a receber o engano de Satanás. O mundo recebe este rio de falsidade e vive para o diabo.
Aplicando para a vida da Igreja, eu quero a sua atenção para o verso 14 que diz: “E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde será sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente”. Assim como Deus deu as asas da grande águia para que voasse para o lugar determinado por Ele. Assim Cristo faz conosco, colocando-nos em um lugar seguro que Ele preparou para nós, a sua igreja. Neste lugar estamos protegidos pelo poder do Nosso Senhor Jesus Cristo, o dono da Igreja. Não se preocupe, Jesus é nosso defensor. Mesmo quando muitas vezes estamos isolados pelo mundo, o agente de Satanás, lembrem-se de uma coisa muito importante para nós como igreja de Cristo: Assim como Deus protegeu e sustentou Elias e outros pelo seu imenso poder e que sua palavra triunfou sobre o mal. Assim Deus também nos sustenta com sua proteção e palavra que é nosso pão espiritual. Nosso leite materno para nosso crescimento. Nós já estamos vivendo no período de três anos e meio do qual Apocalipse 12.14 fala. Não devemos entender este período como um período literal de três anos e meio. Mas, como o período que teve início com o nascimento de Jesus Cristo e terminará no dia de Sua volta. Neste período a igreja será perseguida, mas não destruída. Atribulada, mas não desamparada. Hoje já estamos vivendo este período. Nós já somos sustentados de uma maneira maravilhosa pelo poder de Deus. Este é o nosso conforto como igreja de Cristo. Enquanto permanecermos sendo uma igreja que prega a Cristo com fidelidade, vamos ser perseguidos. Porque ser de Cristo é ser inimigo de Satanás. E Satanás tenta destruir os seus inimigos.
O verso 17 nos dar mais conforto ainda quando diz: “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar”. O grande dragão ficou irado contra a mulher e foi guerrear contra seus descendentes. Isto mostra que Satanás já foi derrotado. Mais uma vez foi vencido. Não pode fazer com que a Igreja de Cristo desapareça da terra. Porque Cristo está por sua igreja. Se Cristo é por sua Igreja, quem será contra ela?
Porém, Satanás não desiste facilmente. Não podendo destruir a Cristo e nem a sua igreja, seu povo amado. Ele tenta mais uma vez destruir a obra de Cristo. Mas, como ele faz isto? Isto vamos ver agora no segundo ponto.

2. Atacando Individualmente Cada Membro da Igreja.

Irmãos, Satanás sabe que pouco tempo lhe resta (Ap 12.12). Ele sabe que Cristo já venceu a batalha. Quando Cristo voltar vai confirmar a derrota de Satanás. Ele vai lançar Satanás com seus anjos no lago de fogo e enxofre (Ap 20.10). Mas com seu ódio contra o Senhor Jesus, ele tenta destruir a igreja, mas não consegue. Porque a Igreja está fora do alcance de seu ataque destruidor. Porém, ele é astuto. Sagaz e venenoso como uma serpente. Como não pode destruir a igreja de Cristo no mundo. Porque Deus sempre preserva um remanescente. Então ele decide lutar contra os fiéis de Jesus Cristo individualmente.
Vejamos o verso 17 do nosso texto: “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, e têm o testemunho de Jesus”. Ele vai atacar os crentes individualmente. Ele não ataca os descrentes, incrédulos, porque já são dele. Já pertence a ele e está junto com ele caminhando para o lago de fogo e enxofre. Enquanto as pessoas vivem sem Cristo, recebe todos os ensinamentos do diabo. Satanás não precisa fazer nada para levá-los ao inferno. Porque já estão caminhando para este destino.
Porém, quando alguém é convertido ao Senhor Jesus. Quando alguém é liberto do poder do diabo. Lavado no sangue do Senhor Jesus Cristo, se torna um inimigo declarado do diabo. Porque sendo um cristão, deve viver conforme o Senhor Jesus ensina em sua palavra. Veja que o verso 17 diz que Satanás foi guerrear contra a descendência da mulher. São aqueles que pertence a igreja de Cristo. São aqueles que fazem parte do povo eleito de Deus. E o verso 17 ainda diz: “e têm o testemunho de Jesus”. Aqueles que têm os mandamentos também são os mesmos eleitos da igreja. Somos nós que temos este testemunho e pertencemos a igreja de Cristo. É contra nós que estes ataques de Satanás vai ser. Por que ele quer agora atacar os crentes individualmente? Porque ele sabe que não pode destruir a igreja totalmente. Ele já provou isto na história da humanidade. Mas ele quer atacar os membros individualmente porque é a hora que eles não estão em comunhão, no sentido físico. Quando vamos trabalhar e deixamos nossas esposas ou vice-versa em casa. Satanás arma armadilha para fazer com que os crentes caiam em pecado e não mais se levante. Por isso o apóstolo Pedro escreveu em sua primeira carta 5.8: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar”.
O apóstolo Pedro já pôde provar a tentação do diabo... e caiu. Foi preciso que o próprio Senhor Jesus Cristo o restaurasse novamente. A humanidade está em pecado, porque Satanás enganou Eva no paraíso e depois o seu marido Adão. Por isso, sedes vigilantes. Satanás está como um leão para enfiar seus dentes em nosso coração e nos levar ao inferno. Devemos nos munir com as armas espirituais que o próprio Senhor Jesus nos deu, que é a sua palavra. Por isso irmãos, nunca relaxe em seus exercícios espirituais. Nunca deixe de ler a sua Bíblia; nunca deixe de ir aos estudos bíblicos. E principalmente, nunca deixe de vir para os cultos por motivos banais. Como trabalho, viagem, estudo, preguiça ou qualquer outro motivo que não deve ser feito no dia do Senhor. Porque um vacilo é uma oportunidade para Satanás agir. Cristo já venceu por nós a batalha. Mas nós temos a obrigação de confirmar nosso amor para com Ele. Por isso, viver perto de Cristo é viver atento as ciladas de Satanás.
Sabe de uma coisa irmãos, o Senhor Jesus está conosco. Ele é nosso Emanuel e socorro bem presente. Assim como Ele conserva sua igreja que é seu corpo, Ele conserva os membros deste corpo quando estão em seus afazeres diários. Cristo é a garantia de nossa segurança.
Amém.