quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Dia do Senhor 04: O Senhor Mantém Sua Justiça

Leitura: Gênesis 2.15-17; Naum 1.1-8                        Pr. Alexandrino
Texto: Dia do Senhor 04                               São José 08-02-2009; 13-03-2010 Recife 08-03-2009

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Nos domingos 2 e 3 do catecismo nós aprendemos que o homem não consegue amar a Deus como Ele exige em Sua lei. Vimos que o homem é incapaz de guardar a lei de Deus. A sua desobediência no paraíso afetou todas as partes de sua natureza. Ele não consegue buscar o bem e nem fazer bem algum.
Aqui no Domingo 4 o pecador tenta mais uma vez tirar a culpa de si mesmo e jogar toda culpa em Deus por causa de sua incapacidade de cumprir a Lei. O pecador questiona a justiça e a misericórdia de Deus. Ele está tentando fugir de sua responsabilidade perante Deus. Assim como Adão e Eva não assumiram a sua culpa e colocaram a culpa em Deus e na serpente. Porém, Deus mantém a sua justiça apesar das falsas acusações do pecador.
E é sobre esta justiça de Deus que irei pregar nesta manhã no seguinte tema:

Tema: O Senhor Mantém Sua Justiça
1. Na Exigência da Sua Lei
2. No Castigo da Nossa Rebeldia
3. Na Manifestação da Sua Misericórdia

O Senhor Mantém Sua Justiça
1. Na Exigência da Sua Lei

Irmãos, aprendemos no domingo 3 sobre a origem e a profundidade da nossa miséria. Vimos que a origem da nossa miséria veio da queda e desobediência de nossos primeiros pais, Adão e Eva, no paraíso. Foi um ato de rebeldia do homem contra Deus. Ali nossa natureza se tornou tão envenenada que todos nós somos concebidos e nascidos em pecado. O pecado afetou todas as partes da nossa natureza. Somos tão corrompidos que não conseguimos fazer bem algum e além do mais, somos inclinados para o mal. O pecado afetou nosso ser de tal maneira que pecamos por pensamentos, palavras e atos. A profundidade do pecado em nossa natureza é muito grande. Podemos dizer que a natureza humana é como uma fonte de água contaminada. Não se pode fazer brotar água limpa e pura de uma fonte contaminada. Assim é a natureza humana. O homem não consegue fazer nada de bom. Porque sua natureza está totalmente corrompida.
Entretanto, Deus exige do homem que ele cumpra a sua lei perfeitamente. Ele deve amar a Deus e a seu próximo perfeitamente. O homem deve amar a Deus com todo seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entendimento. Porém, nós vimos nos domingos 2 e 3 do catecismo que não conseguimos cumprir esta exigência que Deus requer de nós. Não conseguimos fazer bem algum e ainda somos inclinados para todo mal. Então, Deus exige do homem, em sua lei, o que este não pode cumprir. Isto não é injusto?
Nós estamos dispostos a responder que ‘SIM!’, é injusto o que Deus exige de nós em sua lei. Vou dar um exemplo: vamos supor que você encontra um gato morto em sua casa e você quer removê-lo daquele local. Você pode gritar e insultá-lo, mas ele não vai obedecer – simplesmente porque ele está morto. É injusto você exigir que um morto obedeça a sua ordem. Então, nós estamos persuadidos de que o Senhor é demasiadamente injusto ao exigir de nós, na sua lei, o que Ele sabe que não conseguimos fazer.
Irmãos, o pecador está perante o tribunal de Deus e quer fugir de suas responsabilidades. Nesta primeira pergunta do domingo 4 o pecador está tentando jogar fumaça nos olhos de Deus com suas desculpas esfarrapadas dizendo que não é justo o que Deus está exigindo dele. Mas será que Deus é injusto? Será que Deus cobra do homem o que ele não pode cumprir? A pergunta 9 do catecismo diz: “Então, Deus exige do homem, em sua lei, o que este não pode cumprir. Isto não é injusto?”. A resposta é a seguinte: “Não, pois Deus criou o homem de tal maneira que este pudesse cumprir a lei”. O catecismo responde de maneira bíblica e simples. Ele aponta para o paraíso quando Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Deus deu seus dons maravilhosos ao homem de tal maneira que esse podia cumprir a sua lei. O homem fazia perfeitamente a vontade de Deus. Por isso o catecismo diz que Deus criou o homem de tal maneira que esse pudesse cumprir a lei.
E o catecismo continua dizendo: “O homem, porém, sob instigação do diabo e por sua própria rebeldia, privou a si mesmo e a todos os seus descendentes destes dons”. O homem deu ouvido a tentação de satanás e de livre vontade obedeceu as palavras de satanás. Ele se rebelou contra Deus, seu Criador. Ele quebrou a aliança da criação com Deus e fez uma com o diabo. Por causa desse ato de rebeldia ele privou ou jogou fora os dons de Deus. Os quais Deus havia dado para ele ter condições de cumprir perfeitamente a sua lei. Mas ele não deu valor as bênçãos de Deus e privou a si mesmos e a todos os seus descendentes destes dons. Em Adão nós pecamos e como seus descendentes também fomos privados daqueles dons de justiça e santidade. Como Romanos 5.12 diz: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”. Adão era o nosso representante e quando ele pecou todos nós pecamos nele.
Então meus amados irmãos, não é injusto o que Deus exige do homem. Ele cobra porque deu condições ao homem para cumprir a sua lei. Agora Ele não tem culpa se o homem lançou fora seus dons. Pelo contrário, Ele é justo porque exige de nós. Ele justo porque mantém sua justiça na exigência da sua lei.

O Senhor Mantém Sua Justiça
2. No Castigo da Nossa Rebeldia

Irmãos, nós por natureza não gostamos de nos submeter a autoridade. Mesmo que nós confessemos publicamente perante muitas testemunhas. Nós não gostamos de sermos cobrados, mesmo que seja justo por causa da nossa confissão. Não gostamos de cumprir o que prometemos e achamos injusta a cobrança sobre nós. No mundo é assim e infelizmente na igreja também. Muitos membros não gostam de ser cobrados com relação a sua pública profissão de fé quando estão vivendo em rebeldia. Não querem cumprir o que prometeram no dia da sua pública profissão de fé. Porém, uma coisa é certa: Deus é imutável, ou seja, Deus não muda e Ele não mudará o que exige de nós. Não importa se eu ou vocês protestamos. Deus continua sendo imutável. E é por isso que Ele exige do homem perfeito amor – isso inclui cada um de nós. Ele não é injusto em exigir isso. Pois Ele deu ao homem condições para cumpri a sua lei perfeitamente. Assim o homem tinha condições de amá-lo e viver com Ele em eterna felicidade para todo o sempre. Porém, o homem jogou fora todos os dons recebidos de Deus e privou todos os seus descendentes desses dons – isso inclui cada um de nós.
Então, não é injusto quando Deus cobra de nós perfeito amor e nós, por causa do nosso pecado, não conseguimos cumprir a exigência de Deus. Nós – em Adão – pecamos contra a ordem de Deus. Passamos por cima do que Deus havia dito que não era para fazer. Nós nos rebelamos conscientemente contra Deus e seus mandamentos.
Porém, Deus deixa sem castigo essa desobediência e rebeldia? Irmãos, eu falei que Deus é imutável. Ele não muda e nem mudará. Pelo contrário, Ele cumpre o que diz. Ele disse ao homem em Gênesis 2.16-17: “E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. O SENHOR deixou bem claro que se o homem desobedecesse a sua ordem, ele morreria. E foi exatamente o que aconteceu. O homem após a sua transgressão morreu. Ele perdeu a comunhão com Deus e essa quebra da comunhão é a morte. Por causa do pecado Deus está irado contra o homem e quer castigá-lo por causa do seu pecado.
O catecismo na pergunta e resposta 10 diz: “Deus deixa sem castigo esta desobediência e rebeldia? Resposta: Não, não deixa, porque Ele se ira terrivelmente tanto contra os pecados em que nascemos como contra os que cometemos”. Ele não deixa sem castigo os pecados dos homens. Seja o que cometemos nesta vida ou o pecado que trazemos em nossa natureza caída e corrupta. Todos nós já trazemos em nosso sangue o pecado maldito. Hoje muitos evangélicos dizem as pessoas quando estão falando ou evangelizando aos descrentes: “Deus te ama e tem um plano maravilhoso para ti”. Isso é mentira! Pois a palavra de Deus afirma em Gálatas 3.10: “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las”. Deus odeia o pecado e também odeia o pecador. Pois não pode separar o pecado do pecador. Por isso Deus está dizendo: “MALDITO” todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da lei, para praticá-las. Nenhum homem cumpre o que Deus exige na sua lei. Ninguém ama a Deus perfeitamente e a seu próximo. Por causa disso Deus não deixa o pecado impune. E tenha certeza de uma coisa: a ira de Deus não é uma ira que você ou eu podemos aplacar ou acalmar. No livro do profeta Naum 1.2 diz: “O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos” e no verso 6 continua dizendo: “Quem pode suportar a sua indignação? E quem subsistirá diante do furor da sua ira? A sua cólera se derrama como fogo, e as rochas são por ele demolidas”.
Foi esta ira que nosso Senhor Jesus Cristo suportou. Ele sabia que na cruz do Calvário Deus iria derramar sua ira sobre Ele. Por isso Ele orou da seguinte forma: “meu Pai, se possível, passe de mim este cálice!” (Mt 26.39) e Lucas acrescenta dizendo: “E, estando em agonia orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra” (Lc 22.44). Ele sabia muito bem o que era a ira de Deus. Ele sabia quão terrível é cair nas mãos do Deus vivo. Quão terrível é suportar a ira de Deus. Por causa da ira de Deus derramada sobre os nossos pecados Ele gritou: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mc 15.34). Ele suportou a indignação de Deus contra os nossos pecados e é essa mesma ira que Deus quer castigar o pecador. Isso Ele faz por justo juízo.
Então irmãos, não devemos pensar na ira de Deus como alguma coisa banal e que podemos suportar. Mas como algo terrível e que causa medo na vida do pecador. Não devemos brincar de ser crentes. Não devemos brincar com Deus. Pois o SENHOR é um Deus vingador. E Ele toma vingança contra quem brinca com Ele e sua Igreja.
Mas, surge a seguinte pergunta: será que a ira descrita pelo profeta Naum e que o Senhor Jesus Cristo suportou na cruz, se manifesta ainda hoje? Não vemos a ira na vida diária ou podemos considerar que a ira de Deus está afastada de nossos dias? Não, não devemos ver a ira de Deus afastada de nossos dias. O catecismo diz que Deus quer “castigar os pecados por justo julgamento, AGORA, nesta vida e na futura”. O catecismo diz que a ira de Deus é uma realidade na vida humana. Paulo diz em Romanos 1.18 que: “A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça”. A palavra de Deus confirma o que o catecismo fala que a ira de Deus se manifesta nesta vida. A ira de Deus é uma realidade na vida humana. Ela é continuamente revelada neste mundo pecaminoso. Por que a ira de Deus se revela e qual a forma da ira de Deus se revelar? Paulo nos versos seguintes de Romanos 1 responde dizendo que as pessoas fecham os olhos ao que Deus revelou de si mesmo na criação. Os céus proclamam a glória de Deus. Isso pode ser visto nas árvores, tempestades, no sol e toda a criação declaram a existência de Deus e a grandeza do Criador. Mas as pessoas recusam-se a reconhecer o Criador e decidem adorar as criaturas. Os homens adoram a ídolos feitos por mãos humanas, criados a partir de coisas como pedras e madeiras, como se esses ídolos tivessem criado o mundo e também suprisse as necessidades dos adoradores. Por causa dessas coisas é que vem a ira de Deus na vida do pecador. No verso 24 de Romanos 1 Paulo diz: “Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si”. Prestem atenção numa coisa: desonrar o corpo é uma maldição de Deus, uma expressão da ira de Deus. Como as pessoas desonram o corpo? Idolatrando o corpo, na criação de músculo e na redução de gordura por vaidade, devemos ver isto como idolatria. E nós devemos ter em mente que isso é idolatria e a expressão da ira de Deus. Pois adoram seus corpos cuidando deles, mas não adoram a Deus, o Criador.
Paulo continua dizendo que as pessoas não se dobram debaixo da expressão da ira de Deus e sem arrependimento desonram seus corpos de uma maneira horrível. Romanos 1.26-27 diz: “Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro”. Esse comportamento é o homossexualismo. O nosso mundo não vê a atividade homossexual como um crime. Tem até países que já legalizaram o casamento homossexual entre pessoas do mesmo sexo. O mundo ver o homossexualismo como uma doença ou como uma alternativa de vida que uma pessoa escolhe. Mas a Bíblia ver o homossexualismo como pecado. É a perversão da sexualidade que Deus criou, macho e fêmea. Isso é a ira de Deus sobre a perversão do homem. Como diz Romanos 1.26; “Deus entregou (os homens) a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza” e o verso 27 diz: “... recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro”. Vejam as atitudes das pessoas no verso 29 em diante de Romanos 1: “cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia”.
Tais atitudes são parte integrante da ira de Deus que se revela nos céus contra toda impiedade e injustiça. Não se enganem amados, pois estas atitudes abundam em nossa sociedade. Quando vocês vêem guerras no oriente médio é a expressão da ira de Deus sendo derramada contra a impiedade. Quando vocês vêem as pessoas frias para com as outras neste mundo é a expressão da ira de Deus sendo derramada na vida da humanidade por causa da sua desobediência contra Deus.
Irmãos, a ira de Deus empurra para baixo a nossa sociedade. Quanto mais vemos violência, mais vemos a ira de Deus sendo derramada sobre este mundo corrompido. Por isso não devemos pensar que Deus não castiga as pessoas hoje, já nesta vida. Pois quando vemos tudo isto podemos dizer que é a ira de Deus contra o pecado e está castigando toda impiedade contra Ele. Pois Ele mantém a sua justiça no castigo da nossa rebeldia contra Ele. Isso Ele fez quando derramou sua ira sobre Jesus Cristo em nosso lugar.

O Senhor Mantém Sua Justiça
3. Na Manifestação da Sua Misericórdia

Irmãos, o pecador não gosta de assumir sua culpa perante Deus. Na pergunta 9 do catecismo o pecador tenta alegar que não é justo o que Deus exige dele. Porém, o catecismo refletindo o ensino bíblico deixa bem claro que Deus “criou o homem de tal maneira que este pudesse cumprir a lei. O homem, porém, sob instigação do diabo e por sua própria rebeldia, privou a si mesmo e a todos os seus descendentes desses dons”. A palavra de Deus não deixa espaço para o homem fugir de sua responsabilidade perante a lei de Deus. Porém, o homem faz mais uma tentativa para escapar do castigo de Deus. Ele vê que não há saída e então tenta apelar para a misericórdia dizendo: “mas Deus não é também misericordioso?”. O homem quer escapar de seu castigo que é inevitável.
Irmãos, Deus na verdade é misericordioso. Mas também é justo. A sua misericórdia não pode ser separada de sua justiça. Deus havia dito que se o homem pecasse, ele iria morrer. Em Romanos 6.23 diz que o salário do pecado é a morte. Por que o salário do pecado é a morte? O catecismo responde dizendo que: “sua justiça exige que o pecado, cometido contra a sua suprema majestade seja castigado também com a pena máxima, quer dizer, com o castigo eterno em corpo e alma”. O catecismo diz que o pecado é contra a suprema majestade de Deus. Não é contra mim ou contra você. Mas é contra a suprema majestade de Deus. Deus é santo e não tolera o pecado contra sua majestade. Por isso sua lei exige que o pecado seja castigado com a pena máxima, em corpo e alma, ou seja, com o castigo eterno.
Deus não deixa o pecado impune. Se Ele deixasse de punir o pecado, Ele não seria justo. Também Ele não seria Deus, mas seria homem. Mas é na justiça de Deus que nós podemos ver a sua misericórdia agindo juntas para nosso bem. Imagine se Deus não punisse o pecado. Como seria a terra? A terra seria um inferno e não um paraíso. Pois se Deus não punisse o pecado não haveria misericórdia para nós. Pois é em Cristo Jesus que nós podemos ver a justiça e a misericórdia de Deus ao mesmo tempo. O Salmo 85.9-10 diz: “Próxima está a sua salvação dos que o temem, para que a glória assista em nossa terra. Encontraram-se a graça (ou misericórdia) e a verdade, a justiça e a paz se beijaram”. Sabem onde a justiça e a misericórdia de Deus se beijaram? Foi na crucificação do nosso Senhor Jesus Cristo. Lá Deus derramou sua ira contra o pecado, fazendo justiça. Mas ao mesmo tempo estava usando de sua misericórdia para com pecadores como nós. Pois Ele também naquele ato estava nos salvando da condenação e do furor da sua ira. Para que nós, através de Cristo, nunca mais fôssemos condenados. Através de Cristo fomos salvos da ira de Deus e fomos salvos para a vida eterna.

Amém.