domingo, 15 de julho de 2012

Salmo 122: A Alegria do Cristão no Dia do Senhor



Leitura: Salmo 122                               Pr. Alexandrino Moura
Texto: Salmo 122                                 São José e Recife 15-07-2012;

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

O texto da pregação do sermão desta noite é o Salmo 122. Este Salmo normalmente cantamos no início do culto logo após o voto – a nossa declaração de dependência no SENHOR que criou os céus e a terra. Quando lemos este Salmo podemos sentir a alegria do salmista. Porém, o que causa essa alegria em Davi? Davi responde no início do Salmo: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR” (Sl 122.1). Que Casa do SENHOR é essa que Davi fala? É o templo do SENHOR! O lugar onde o povo de Deus foi convocado pelo SENHOR para adorá-Lo. Foi no Monte Sinai que Deus colocou o Seu trono para ser adorado pelo povo da aliança no Antigo Testamento. Foi no lugar determinado pelo SENHOR que o seu povo podia adorá-Lo da maneira que Ele determinou.
E este Salmo capta a alegria do salmista em querer ir à Casa do SENHOR. O que tem na Casa do SENHOR que causa essa alegria no salmista?

Eu vos proclamo a Palavra do Senhor no seguinte tema:

Tema: A Alegria do Cristão no Dia do Senhor
1. Em Ir à Casa do SENHOR
2. Em Orar Pela Paz da Igreja
3. Em Se Esforçar Pelo Bem da Igreja

1. A Alegria do Cristão no Dia do Senhor em Ir à Casa do SENHOR

Irmão e irmã, você se alegra com esse dia – o Dia do Senhor? Como estava o seu coração quando você se dirigia a este local de oração, onde o povo de Deus se reúne? Você se alegrou por hoje ser o Dia do Senhor e que hoje você iria se reunir junto com o restante do povo de Deus neste lugar? O seu coração estava fervendo de alegria e por isso você veio com disposição para cultuar a Deus? Você sente alegria por que vem ao culto solene – a santa convocação do SENHOR? O que você sente quando vem ao culto? O que você vem fazer no culto? O que é o culto para você conforme a Bíblia? O que você veio fazer neste culto? Qual a importância do culto em sua vida? O que você recebe no culto? O que você busca no culto?
Irmão e irmã, essas são perguntas importantes a ser respondidas por cada um de vocês. O Salmo 122 responde a pergunta sobre o que esperamos receber em um culto a Deus. Davi sabe mais do que ninguém o que ele espera encontrar no culto a Deus. O culto é a santa convocação solene do Deus da aliança. O culto é o lugar onde o Deus da aliança quer se encontrar com o seu povo de uma forma especial. E isso é o que torna o culto mais especial ainda. Davi sabe que ele vai encontrar Deus lá no templo. Por isso ele disse: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR” (Sl 122.1). Esse era o motivo da alegria de Davi quando disseram para ele: vamos á Casa do SENHOR!
Antes de continuar devemos voltar para o inicio quando Deus criou o homem. Quando Deus criou o homem, o homem passou a viver diante de Deus. Não havia restrição alguma da parte de Deus ao homem. O homem podia entrar sem nenhuma dificuldade na presença de Deus; falar com Deus; expor seus pensamentos, suas preocupações. Porque o homem vivia diante de Deus, na presença de Deus. Em Gênesis 3 diz que Deus vinha falar com o homem no final do dia, mostrando a ligação entre o Criador e o homem – sua criatura.
Porém, quando o homem desprezou esta comunhão maravilhosa e quis seguir os seus próprios pensamentos, Deus não permitiu mais o homem em sua presença. É isso o que nós vemos na queda do homem em pecado. O pecado é rebelião contra os mandamentos de Deus. O homem não ficou satisfeito com aquilo que recebera do SENHOR Deus. Em vez disso ele preferiu dar ouvido as palavras de satanás. O homem tentou arrancar a coroa da cabeça de Deus para ele mesmo ser um deus. Mas, o resultado não foi o esperado. Quando ele percebeu que o que fez foi causar a ira de Deus, o casal se escondeu de Deus e tentou consertar tudo fazendo roupas com folhas. Adão e Eva não assumem o seu pecado colocando assim a culpa um no outro. Como consequência de sua rebeldia, Deus expulsa o casal de sua presença deixando bem claro que eles não podem estar na Sua presença com seus pecados. Essa era uma realidade dura na vida de Adão e Eva. Eles agora têm que provar a tristeza e o sofrimento desta vida cheia de pecado; eles têm que enfrentar a morte física e a morte espiritual; expulso do Jardim do Éden e da presença de Deus, provaram um pouco do que é o inferno; o inferno é o lugar onde os pecadores recebem a ira de Deus contra os seus pecados; no inferno não há graça nem alegria; no inferno há ira e sofrimento. Pois a presença graciosa de Deus não se faz presente na vida do pecador lá.
O Salmo 122 falando da Casa do SENHOR nos lembra do êxodo do povo de Israel. Quando Deus conduzia o povo durante o dia com uma coluna de nuvem e a noite essa coluna de nuvem ficava envolvida em fogo. Assim Israel sempre podia ver a presença de Deus acima de si. Mas não no meio do povo! Havia uma distância entre Deus e o povo por causa do pecado. Por isso quando Deus faz a aliança com Israel no monte Sinai prometendo ser o Deus de Israel, Ele também promete que habitaria no meio do povo. Que viveria entre o povo de Israel. Porém, nós sabemos através das Escrituras que isso não era possível. Pois o pecado impediu que o homem ficasse diante de Deus. Por isso o povo ficou com medo quando o SENHOR desceu sobre o monte Sinai e os israelitas rogaram que Moisés falasse com o SENHOR em seu lugar para eles não serem consumidos pelo SENHOR.
É nesse momento que vemos a graça de Deus na vida do povo de Israel. Ele sabe que o povo está cheio de pecado que ofende a sua santa majestade. Ele sabe também que o povo não tem como por si só entrar em sua presença. Por isso ordenou a Moisés que construísse um tabernáculo para Ele habitar entre o povo. Deus está tomando providencia para que Ele possa habitar no meio do seu povo cumprindo a promessa que Ele fez. E tudo deve ser feito conforme a sua vontade e não como Moisés achar melhor. O SENHOR ordenou a maneira dos sacerdotes se vestirem; como seriam os sacrifícios; como seria cada detalhe do tabernáculo; quantas salas teria o tabernáculo. O tabernáculo teria um pátio onde o povo ficava, uma sala onde ficava os sacerdotes realizando seu trabalho – chamado de Santo Lugar e também tinha outra sala depois da sala onde ficava os sacerdotes – essa outra sala era chamada de Santo dos Santos. No Santo dos Santos ficava a arca do SENHOR – o trono de Deus. O Santo dos Santos era separado do Santo Lugar por uma cortina que tinha bordado a figura de dois querubins simbolizando que eles não permitiam ninguém entrar na presença do SENHOR. Apenas o sumo sacerdote entrava uma vez por ano neste lugar. Deus deixou bem claro que o homem não tem acesso a sua presença; que ele precisava de alguém que representasse o pecador diante dEle. Vocês devem lembrar o que aconteceu quando Moisés construiu o tabernáculo.
Quando o tabernáculo foi terminado a Palavra de Deus em Êxodo 40.34-35 diz: “Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo. Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem permanecia sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo”. O SENHOR cumpriu a sua promessa de habitar no meio do povo. O tabernáculo era a morada de Deus entre o povo e de uma maneira especial o povo via a presença de Deus no lugar de adoração. O lugar onde Ele ordenou para o povo cultuá-Lo.
A mesma coisa aconteceu quando Salomão terminou a construção da Casa do SENHOR ou Templo do SENHOR em Jerusalém. 1 Reis 8.10-11 diz: “Tendo os sacerdotes saído do santuário, uma nuvem encheu a Casa do SENHOR, de tal sorte que os sacerdotes não puderam permanecer ali, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR enchera a Casa do SENHOR”. O SENHOR tinha sua morada no meio do povo. O povo de Deus podia ver com seus próprios olhos a glória do SENHOR enchendo toda a Casa do SENHOR. Isso era motivo de alegria para o povo cantar de alegria. Porque o Deus Santo que expulsou o homem de sua presença por causa do pecado, agora faz sua morada, estabelece a sua habitação no meio de pecadores. Isso é o que causa a alegria de Davi no Salmo 122.1 quando diz: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR”.
Deixe-me colocar da seguinte forma a alegria de Davi. O que causa a alegria de Davi quando dizem para ele: “Vamos à Casa do SENHOR”? Este Salmo tem como título: ‘cântico dos degraus’. Era um salmo que provavelmente era cantado quando estava subindo para a Casa do SENHOR. E no Dia do Senhor você pode imaginar uma multidão de pessoa subindo para adorar ao SENHOR em sua Casa. Você pode imaginar as pessoas cantando entusiasmadas pelas ruas de Jerusalém em uma só voz. Nessa caminhada à Casa do SENHOR a multidão encontrava um israelita no caminho e chamava-lhe para ir a Casa do SENHOR. Você pode imaginar em sua mente a multidão se aproximando cada vez mais da Casa do SENHOR e vendo um prédio lindo com seus muros altos. Depois de subirem para a Casa do SENHOR, a multidão coloca seus pés na entrada da Casa do SENHOR, a morada do SENHOR no meio do povo. Onde a sua glória está de uma forma especial. Então, a multidão entra no pátio da Casa do SENHOR. O que a multidão vê? O que você vê em sua mente? Um lugar lindo e cheio de coral? Pessoas sentadas ouvindo a pregação da Palavra de Deus?
Não, a multidão vê outra coisa. Ela encontra o local cheio de animais que as pessoas estão trazendo. Os animais fazendo barulhos. Os animais defecando e urinando; um mau cheiro imenso. Lá também não tem um púlpito onde tem um oficial pregando. Lá tem um altar coberto de sangue. Ao redor do altar você pode ver o sangue escorrendo. O altar é o lugar onde as pessoas com seus animais se dirigem. É onde levam os seus animais para oferecer como sacrifício. Você pode ouvir o barulho que os animais fazem na hora que estão sendo mortos pelo sacerdote.
Era exatamente tudo isso que causava alegria em Davi. Não porque Davi gostava de matar animais. Pelo contrário, era porque a morte de um animal significava reconciliação com Deus. Deus estava mostrando que estava matando um animal como substituto do pecador que ofertava o animal como sacrifício pelos pecados. Deus estava perdoando o pecado do pecador e reconciliando o pecador com Ele mesmo. Mostrando que o pecador agora poderia estar em sua presença novamente. Deus em vez de matar o pecador matava o animal. Este é o evangelho que causava alegria em Davi em ir à Casa do SENHOR. Porque ele encontrava e recebia o perdão dos pecados. Porque lá o SENHOR da aliança estava trabalhando para Davi poder se achegar a Deus novamente. Já que o homem foi expulso da presença do SENHOR e não podia ficar em sua presença.
Não era somente Davi que ficava feliz em ir a Casa do SENHOR. O Salmo 122.4 diz: “para onde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, como convém a Israel, para renderem graças ao nome do SENHOR”. Este versículo diz que todas as tribos de Israel, todo povo do SENHOR subia a Casa do SENHOR para oferecer sacrifício pelos seus pecados e assim ter a certeza de que Deus perdoou seus pecados.
Porém, todos nós sabemos que não eram os sacrifícios de animais que tirava os pecados do povo. Não era o sacrifício de animais que reconciliava pecadores com Deus. Pelas Escrituras ficamos sabendo que os sacrifícios no Antigo Testamento apontavam para o sacrifício de Jesus na cruz; para o derramamento do sangue do Cordeiro de Deus – Jesus Cristo! Através do sacrifício de Jesus recebemos o perdão dos pecados e somos reconciliados com Deus. No Antigo Testamento existia na Casa do SENHOR o Santo dos Santos separado do povo, mostrando que mesmo Deus habitando no meio do povo ainda havia uma separação entre Deus e o povo. Porém, essa separação foi desfeita no dia da morte de Jesus Cristo quando o véu do templo se rasgou de cima até em baixo. A separação que havia entre o povo da aliança e Deus foi desfeita. É isso que diz Hebreus 10.19-22: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura”.
Irmãos, quando estamos vindo nos reunir neste lugar como povo Deus, devemos estar mais alegres do que Davi. Por quê? Primeiro: não estamos vindo ao culto para oferecer sacrifícios de animais pelos nossos pecados. Porque Jesus Cristo se ofereceu na cruz do calvário como o nosso cordeiro e conquistou para nós o perdão dos nossos pecados. Por isso não precisamos mais oferecer sacrifícios de animais. Pois o seu sacrifício foi perfeito.
Segundo: agora que Jesus pagou pelos nossos pecados, podemos nos aproximar de Deus novamente através de Jesus Cristo. Podemos chegar diante do trono de Deus por causa de Cristo – o que não era permitido no Antigo Testamento.
Terceiro: hoje a Casa do SENHOR não está em Jerusalém. Hoje nós é que somos a Casa do SENHOR. O lugar da habitação do SENHOR. Ele habita agora em pecadores purificados no sangue de Jesus Cristo.
Por esses três motivos devemos estar mais felizes do que Davi e o povo de Deus no Antigo Testamento. Porque nós temos a concretização das promessas do SENHOR Deus em nossas vidas.

2. A Alegria do Cristão no Dia do Senhor em Orar Pela Paz da Igreja

Irmãos, o salmista diz: “Orai pela paz de Jerusalém!”. Por que devemos orar por Jerusalém? Muitas igrejas evangélicas ensinam que devemos orar porque Israel ainda vai ser restabelecido a sua posição de povo de Deus novamente pelo SENHOR Deus. Mas, isso não é verdade. Pois o apóstolo Paulo na carta aos Romanos afirma que Israel foi rejeitado pelo Senhor. Não é mais o seu povo. Então, como devemos entender esta afirmação de Davi para orar por Jerusalém?
Porque dentro dos muros de Jerusalém está a Casa do SENHOR! Como diz o verso 5 do Salmo 122: “Lá estão os tronos de justiça”. É lá em Jerusalém – se referindo a época do Antigo Testamento – que se reunia a Igreja do Senhor para louvá-Lo. Era lá que havia pregação da Palavra através dos sacrifícios. Era lá que as pessoas recebiam o perdão dos pecados. Recebiam esperança de viver livre da ira de Deus. Mais do que isso: é o lugar da habitação do SENHOR, o Deus da aliança.
Também é lá que vive o rei Davi e seus irmãos na fé. Por isso Davi está dizendo: “Orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam. Reine paz dentro de teus muros e prosperidade nos teus palácios. Por amor dos meus irmãos e amigos, eu peço: haja paz em ti!” (Sl 122.6-8). Ele está rogando em tom de ordem ao povo que ore pela Igreja do Senhor. Ore para que ela permaneça em paz e na graça do SENHOR. E assim o SENHOR permaneça derramando suas bênçãos na vida do povo. Ele pede que ore para que os seus irmãos sejam prósperos; para que dentro dos muros de Jerusalém haja paz; que não haja pecado na vida da Igreja; para que os irmãos amem-se mutuamente. Davi aqui está preocupado com a paz dentro da Igreja. Ele está preocupado com a vida de cada membro da Igreja e acima de tudo: com a glória do SENHOR Deus.
Irmãos, como Davi ama a Igreja do SENHOR. Como ele está preocupado com a vida espiritual dos irmãos e seus bens materiais.
E você, meu irmão e minha irmã, tem orado pela vida espiritual da Igreja em sua casa? Tem lembrado dos seus irmãos em oração? Você tem se preocupado com a paz da Igreja de Cristo? Orado para que não haja pecado dentro da Igreja? Porque o pecado é o que tira a paz da Igreja. Quando há pecado na Igreja há desordem e desordem é falta de paz. Por isso devemos dobrar nossos joelhos no chão e orar pela vida espiritual da Igreja e de cada membro individual. Não devemos ser crentes que não oram pela Igreja de Cristo e nem pelos nossos irmãos. Devemos lembrar sempre em nossas casas em oração – seja em família ou individualmente – da Igreja e dos irmãos. Devemos orar pelas necessidades de nossa Igreja. Orar pelas necessidades de nossos irmãos.
A oração pela Igreja é uma prática bíblica e ordenada pelo próprio Senhor. No Antigo Testamento encontramos Davi no Salmo 122 orando e pedindo pela paz e prosperidade dos irmãos; no Novo Testamento vemos o próprio Senhor da Igreja – Jesus Cristo – orando pela Sua Igreja. Também mais tarde vemos os apóstolos orando pela vida da Igreja. Principalmente nos primeiros capítulos das cartas de Paulo enviadas às Igrejas.
Irmãos, o próprio Senhor nos chama a orar pela Igreja e pelos nossos irmãos. Será que nós vamos desprezar este mandamento do Senhor? Será que vamos ser crentes mortos que não ora pela paz da Igreja? Se você não ora ou nunca orou pela Igreja de Cristo que você faz parte, arrependa-se! Dobre seus joelhos em terra e peça perdão ao Senhor por não se importar com sua Igreja e nem seus membros. Comece hoje mesmo em suas casas a orar pela vida espiritual da Igreja e suas necessidades; ore também pela vida de cada membro individual; ore por cada congregado; ore por cada visitante em nossa Igreja para que o Senhor Jesus Cristo alcance o seu coração e ele viva para Cristo; ore por seus oficiais para que eles façam um bom trabalho para o bem da Igreja de Cristo; mais ainda: ore pela sua própria vida pedindo conhecimento da verdade do Senhor; ore para que o Senhor mostre mais e mais a Sua glória a você e que você viva mais e mais a cada dia diante do Senhor Jesus Cristo.

3. A Alegria do Cristão no Dia do Senhor em Se Esforçar Pelo Bem da Igreja

Irmãos, além de orar pela vida da Igreja, o que mais você faz pelo bem da Igreja? O Salmo 122.9 diz: “Por amor da Casa do SENHOR, nosso Deus, buscarei o teu bem”. O que você tem feito para buscar o bem da Igreja de Cristo?
Irmãos, todos temos a tarefa de buscarmos o bem desta Igreja de Cristo. Devemos zelar para que haja paz dentro desta Igreja. Por isso não devemos ficar apenas na oração. Devemos trabalhar para que a nossa comunhão cresça mais e mais; que a nossa vida seja um bom exemplo de um cidadão do reino de Cristo e evitarmos que falem mal de Cristo e de sua Noiva – a Igreja; devemos convidar nossos vizinhos e colegas a vir a Igreja e aprender acerca de Cristo; vamos falar também com nossos vizinhos sobre Cristo e das bênçãos celestiais que Ele tem para dar a todos àqueles que o serve.
Irmãos, devemos cuidar da Igreja de Cristo para que ela não seja destruída pelo próprio Senhor Jesus. Não devemos nos tornar uma Igreja morta espiritualmente. Devemos lutar para que sempre haja pregação fiel nesta Igreja. Pois se esta Igreja for destruída por Cristo, significa que todos nós também seremos destruídos juntamente com ela.
Por isso se esforce para que o reino de Cristo cresça nesta localidade; se esforce para que não haja pecado que destrua a Igreja; se esforce para que nada tire a paz desta Igreja de Cristo.
Se fizermos isso iremos provar das mais ricas bênçãos do Senhor Jesus Cristo em seu reino.
Amém.

Dia do Senhor 21: A Santa Igreja Católica de Cristo


Leitura: Efésios 1.1-14                                     Pr. Alexandrino
Texto: Domingo 21                                          15-07-2012

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Hoje nós vamos falar sobre a doutrina da igreja. Vamos prestar atenção ao que o Senhor fala sobre esta igreja. Como vocês já perceberam, eu não falo de IGREJAS, mas da IGREJA, no singular. Por quê? Porque hoje há uma confusão sobre a doutrina da igreja. Porque muitos falam de muitas igrejas. Mas, a Bíblia fala apenas de uma única Igreja. Esta Igreja existe desde a fundação do mundo. Não são várias igrejas, mas uma só Igreja. Esta Igreja é a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Comprada e purificada com seu sangue. Esta Igreja é católica, não estou falando da denominação Católica Roma. Estou falando que ela é católica porque está espalhada pelo mundo inteiro. Ela é escolhida em Cristo. Aqueles que fazem parte desta igreja recebem benefícios e tem suas obrigações. É exatamente sobre isto que eu vou pregar nesta manhã.
Eu vos proclamo a palavra de Deus no seguinte tema:

Tema: A Santa Igreja Católica de Cristo
1. Esta Santa Igreja Católica é Escolhida Por Cristo
2. Os Benefícios dos Membros Desta Santa Igreja
3. As Obrigações dos Membros Desta Santa Igreja

1. Esta Santa Igreja Católica é Escolhida Por Cristo

Quando é perguntado o que é igreja – principalmente no meio evangélico – a reposta dada é muito triste. Porque as respostas não satisfazem a natureza real do que é a igreja. Os evangélicos, na sua maioria, não entendem o que é igreja. Quando se fala de igreja apontam para um prédio ou a sua denominação, mostrando o que seria igreja para eles. Porque eles têm uma idéia humana do que é igreja. Isto nós vemos quando as pessoas dizem que “igreja tem as suas leis e maneira de pregar. Mas no final o Deus é o mesmo”. É por isso que nós vemos pessoas saindo de uma igreja e indo para outra. Simplesmente porque não estavam gostando do pastor ou de qualquer outra coisa que acham que estar errado na igreja. Isto é muito triste. Porque se diz que a maioria das pessoas são evangélicas. Mas, isto não é verdade. Os evangélicos de hoje são supersticiosos e não conhecem a sua própria fé. Não sabem o que é igreja e por isso têm uma visão humana do que é igreja.
Porém, quero logo declarar que a igreja não é uma obra humana. Porque se fosse uma obra humana nós já estaríamos dispersos no mundo novamente. Mesmo que os oficiais se esforçassem, nós não iríamos frutificar. Também a igreja não é este prédio morto. A igreja é mais do que estas idéias fúteis criadas pelos homens. A igreja é obra do poder do Deus Todo-Poderoso. É a reunião dos santos. A igreja é o povo de Deus. Um povo escolhido antes da fundação do mundo. Aqueles que são escolhidos por Deus em Cristo Jesus devem dar graças a Deus por usar de misericórdia para com eles. Porque desde a queda, o homem só foge da presença de Deus. Não quer servi-Lo. Como diz Romanos 3.10-12: “Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”. Essa é a situação de toda a humanidade. Ninguém busca a Deus. Não há nenhum homem justo em toda a terra. Nenhum que faça o bem. Nenhum que queira fazer a vontade de Deus. Todos os homens se desviaram do seu propósito original, para o qual Deus o criou. Que é amar a seu criador e viver para sempre com Ele.
Por isso a igreja não é uma obra humana. Porque não fomos nós que escolhemos a Deus. Mas Deus nos escolheu em Cristo, como diz Efésios 1.4-5: “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”. Veja que o apóstolo Paulo acaba com a idéia de que é o homem que escolhe a Deus. Ele deixa bem claro que foi Deus quem nos escolheu antes da fundação do mundo. Antes que tudo viesse a existir, Deus já tinha escolhido a sua Igreja amada. Deus nos escolheu em Cristo. O apóstolo Paulo diz que foi em amor que Ele nos predestinou para Ele. Por isso o apóstolo João pôde declarar em sua primeira carta 4.10: “Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados”. E também o verso 19: “Nós amamos porque ELE NOS AMOU PRIMEIRO”. Não fomos nós! Não fomos nós que primeiro buscamos a Deus. Mas foi Ele em sua infinita glória que nos buscou em amor. Ele nos amou tanto que nos deu o seu Filho unigênito como o pagamento pelos nossos pecados. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). É por isto que o Catecismo pode falar com tanta segurança: “Creio que o Filho de Deus reúne, protege e conserva, dentre todo o gênero humano, sua comunidade eleita para a vida eterna. Isto ele faz por seu Espírito e sua Palavra, na unidade da verdadeira fé, desde o principio do mundo até o fim. Creio que sou membro vivo dessa igreja, agora e para sempre”. O Catecismo confessa assim porque é fruto da confissão de todos os eleitos de Deus. É a confissão daqueles que realmente amam a Jesus Cristo.
Ainda quero chamar a sua atenção para o que o Catecismo está dizendo: “Creio que o Filho de Deus reúne... dentre todo o gênero humano, sua comunidade eleita para a vida eterna”. O que esta frase significa? Significa que o Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo, ainda continua reunindo os seus eleitos. É isto o que o Catecismo está confessando. A igreja de Cristo ainda não está completa. Ainda há muitos outros membros desta santa igreja que ainda estão fora dela. Mas que o Senhor Jesus Cristo está reunindo através do seu Espírito e sua Palavra. É o Espírito Santo usando a santa Palavra de Deus para regenerar aqueles que foram eleitos antes da fundação do mundo, mas que no devido tempo é chamado pelo Senhor Jesus a fazer parte da sua igreja. Por isso o Senhor Jesus em certa ocasião disse: “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor” (Jo 10.16). É Ele próprio que conduz as suas ovelhas para o seu aprisco. É Ele quem ordena homens para pregar a sua Palavra no poder do Espírito Santo. É Ele quem concede oficiais a sua igreja para edificá-la. A igreja ainda está em formação. Esta igreja não é uma organização mundial. Que tem sua sede em um determinado lugar. Mas Ela é católica. Católica significa universal. Que estar espalhada por todo mundo. Porque a Igreja não é um prédio, mas é um povo. O povo de Deus. Nós somos pedras desta igreja que está em construção. Porque esta igreja é construída de pedras vivas, como eu e você. Nós somos os tijolos desta construção divina. Como o apóstolo Pedro diz em sua primeira carta 2.5, ele diz: “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”.
Preste atenção no que a Palavra de Deus está dizendo: “como pedras que vivem, vocês são edificados casa espiritual para serem sacerdócio santo”. Você meu irmão e você minha são as pedras vivas com que Jesus Cristo está construindo a sua igreja. Vocês foram escolhidos por causa de sua graça. Não porque vocês tinham ou tem algum mérito diante de Deus. Mas, é a graça de Deus em nos escolher. Isto Ele fez durante o passado e continua fazendo a mesma coisa hoje. Ele continua trazendo os seus escolhidos ao arrependimento ou outro já nascem dentro da família da fé. Porque enquanto não se completar o número dos eleitos (Ap 6.11), Jesus Cristo não voltará.
Mas nós não devemos ficar preocupados com isto, porque o próprio Senhor Jesus Cristo nos protege e nos conserva. Esta comunidade eleita espalhada por todas as partes do mundo. Composta de várias nações e línguas. É um povo de propriedade exclusiva de Deus, em Cristo Jesus. Nós somos dEle e devemos viver para Ele. Somos membros desta igreja de Cristo. Mas, como você sabe que é membro desta igreja de Cristo? Na unidade de uma verdadeira fé é que o crente pode saber que realmente faz parte da igreja de Cristo. É assim que você pode saber se é realmente um membro vivo desta igreja de Cristo. A igreja que está destinada a vida eterna por meio do sacrifício de Jesus Cristo. Na igreja pode haver hipócritas e podem até ser membros da igreja. Mas, não fazem parte da igreja. A semelhança dos ramos da videira que não dão frutos, serão cortados e lançados no fogo eterno. Porque o membro da igreja de Cristo, esta igreja que é santa e católica, é um membro que vive EM e PARA Cristo. Ele não se cansa de buscar a Cristo. Ele não se cansa de se santificar em sua vida e de se despojar de todo mal. Porque “vós sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pe 2.9). Cristo está nos aperfeiçoando. Por isso Ele concede oficiais a igreja. Como diz Efésios 4.11-12: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”. Esta igreja será apresentada sem mancha alguma diante de Deus. E quem estar trabalhando na vida de cada membro desta igreja é o Senhor, o Dono e o Cabeça da Igreja, Cristo Jesus.

2. Os Benefícios dos Membros Desta Santa Igreja

Quais os benefícios de fazer parte desta igreja? Será que há realmente benefícios em ser membro da igreja de Cristo? São muitos os benefícios que os membros da igreja de Cristo recebem. O primeiro benefício é que temos comunhão com Cristo, o Senhor, e todos os seus ricos dons. Como o apóstolo Paulo diz em 1 Coríntios 12.12-13: “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito”. Nós nos tornamos um em Cristo. Porque “aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele” (1 Co 6.17). Nós somos membros do corpo de Cristo. Isto Ele fez quando morreu em nosso lugar, carregando o juízo de Deus que deveria cair sobre nós. Por causa disso temos comunhão com Cristo; e tudo o que é de Cristo também é nosso. Porque nós somos co-herdeiros com Cristo. Nós somos filhos de Deus por causa dessa comunhão que temos com Ele. Por isso o apóstolo Paulo pode dizer em Romanos 8.17: “Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados”.
O segundo beneficio é que recebemos o perdão dos pecados. Cristo morreu por mim. Cristo se ofereceu por mim. Esta é uma convicção que todos os crentes têm em sua vida. Por quê? Porque Cristo perdoou todos os nossos pecados com seu sacrifício eficaz na cruz do Calvário. Ele satisfez a justiça de Deus. Aquilo que Deus exigia de nós, Cristo cumpriu por nós. Por isso o Catecismo de Heidelberg diz: “Creio que Deus, por causa da satisfação em Cristo, jamais quer lembrar-se de meus pecados e de minha natureza pecaminosa, que devo combater durante toda a minha vida”. Deus não quer se lembrar de nossos pecados porque temos um sacerdote que se ofereceu por nós e continuamente intercede por nós. Nós temos paz com Deus. Fomos reconciliados com o Santo Deus. Nós que éramos inimigos de Deus. Que lutávamos contra Deus e seu reino. Recebemos uma nova vida em Cristo. E nesta vida Cristo garante o perdão dos nossos pecados.
Estes benefícios recebemos quando somos membros da Igreja de Cristo. Porque a Igreja de Cristo é o seu povo fiel que se reúne em seu nome. Disposto a obedecer aos seus mandamentos. Levando uma vida em conformidade com o seu evangelho. Sem se rebelar contra o seu domínio. Deixando os nossos desejos pecaminosos de lado para fazer o que Ele nos ordena. Assim podemos ter a certeza da nossa salvação. Quando nos dedicamos a Ele e vivemos em santidade e de uma maneira piedosa.
Mas, há salvação fora da igreja? A resposta é não, não há salvação fora da igreja. Não existe crente fora da igreja de Cristo. Ou a pessoa serve a Cristo vivendo conforme o que Ele exige em sua palavra. Ou a pessoa é descrente e vive fora da Igreja. Não existe essa de ser crente e não ir a Igreja. Porque a ovelha ouve a voz do Bom Pastor, o Senhor Jesus. Ele ouve o seu chamado através dos oficiais da Igreja. Ele vem escutar a voz do seu Senhor na pregação da Palavra. Assim as ovelhas, os crentes, são alimentadas espiritualmente para a vida eterna. É através da pregação da palavra que Cristo chama pecadores para fazer parte de sua Igreja. É a pregação da palavra de vida. Que pode conceder vida ao que estar morto em delitos e pecados. Porque aqueles que fazem parte da igreja são novas criaturas. Foram regenerados pelo poder do Espírito Santo, que usa a pregação da Palavra. Por isso podemos dizer que fora da igreja não há salvação. Porque é na Igreja que Cristo converte os pecadores. Este beneficio recebemos quando estamos na igreja. No mundo não há pregação da palavra. No mundo não há temor e respeito para com Cristo. No mundo só há descrença. E lá fora não há a palavra da salvação. A salvação é encontrada na igreja. Não porque ela produziu a salvação. Mas, porque Cristo deu a palavra de salvação à igreja.
Nós temos a vida eterna, porque Cristo nos uniu a Ele em comunhão. Nos tornando membros dEle e nos concedendo os seus ricos dons que Ele conquistou na cruz.

3. As Obrigações dos Membros Desta Santa Igreja

Irmãos, a igreja é comparada na Escritura Sagrada como um corpo. E um corpo constitui-se de vários membros diferentes e com diferentes funções. Cada membro do corpo tem a sua função especifica. A boca tem a função diferente das mãos. Os olhos dos ouvidos. Se todos fizessem a mesma coisa, o corpo não funcionaria bem. A mesma coisa é a igreja. Ela é um corpo. Composta de vários membros. Mas não é um corpo qualquer. Ela é o corpo de Cristo. Cristo é o Cabeça da igreja e nós somos os seus membros. Como membros deste corpo devemos andar como Ele comanda. Ele deu a Sagrada Escritura a Igreja. Por quê? Porque nela encontramos a vontade do Cabeça da Igreja. Ele como Cabeça da Igreja determina como nós devemos viver e o que devemos fazer da nossa vida. Isto significa que nós não somos de nós mesmos. Nossa vida não é nossa. Nosso corpo não é nosso. Mas é de Cristo, o nosso Cabeça.
Porque qualquer um que quer fazer parte do corpo de Cristo, deve seguir aquilo que Ele ordena. Porque a Igreja não é um shopping; nem um clube social; nem um parque de diversão. Ela é a santa igreja de Cristo, ou seja, ela é o santo corpo de Cristo. O seu povo eleito. Comprado com seu sangue. Ele derramou seu sangue para comprar os membros desta santa igreja católica. Esta igreja está espalhada pelo mundo inteiro. Porque é composta de vários povos, línguas e nações. Por isso, Jesus Cristo cobra muito de cada membro da sua Igreja. Todos nós que fazemos parte desta santa igreja, temos nossos deveres. Mas, quais são estes deveres?
O Catecismo de Heidelberg nos dá a resposta na pergunta 55, a segunda parte da resposta. Ele diz: “Que todos devem sentir-se OBRIGADOS a usar seus dons com vontade e ALEGRIA para o bem dos outros membros”. Veja que o Catecismo diz que usar os dons é uma OBRIGAÇÃO de quem faz parte da igreja de Cristo. O apóstolo Paulo na sua primeira carta aos Coríntios, repreende os membros da igreja por usarem seus dons de maneira errada. Eles receberam muitos dons do Espírito Santo. Mas, não estavam usando os seus dons para o bem dos outros membros. Antes, usavam para se ensoberbecer. Eles perderam a visão para que receberam os dons do Espírito. Acompanhem comigo a leitura de 1 Coríntios 12.1-11.
O que o apóstolo está enfatizando nestes versículos? Ele está dizendo que na igreja há uma diversidade nos dons e que no serviço ao Senhor também há uma diversidade. Porém, aquele que concede os dons é o mesmo Senhor. É o mesmo Espírito que concede todos os dons aos membros da igreja. Mesmo que haja tanta diferença entre os membros da igreja, há um Espírito que une todos os membros. Ele quer que usemos os nossos dons para a edificação da igreja, ou seja, para o bem da igreja. É uma obrigação que cada membro da Igreja de Cristo tem que cumprir. Mas, esta obrigação deve ser motivada pela alegria. Devem ser usados os dons com alegria pelos membros. Porque é a vontade do Cabeça da Igreja, Jesus Cristo.
Um membro fiel se sente alegre em usar seus dons para o bem dos outros membros. Ele tem prazer em cuidar de seu irmão. Ele ama seu irmão, porque ele também faz parte do mesmo corpo. Este amor é baseado no amor de Jesus Cristo, nosso Cabeça. Se você ama a Cristo, seu Cabeça, você vai usar seus dons para o bem dos outros membros. Você fará com alegria e boa vontade. É uma vergonha quando os membros do corpo de Cristo se escondem para não usar seus dons. Seja lá qual for a sua tarefa. Assim não fazem a vontade de seu Cabeça, que é Cristo. Imediatamente surgem a duvida se realmente aqueles membros amam ao Senhor Jesus Cristo. Vocês são OBRIGADOS, por Cristo, o Cabeça da Igreja, a usarem seus dons com ALEGRIA para o bem dos outros membros. Quando você faz isto, você demonstra o amor de Cristo em sua vida.
Quero terminar com a leitura de 1 Coríntios 13.1-7.
Amém.