segunda-feira, 9 de julho de 2012

Apocalipse 2.8-11: O Cristo Vitorioso Escreve a Sua Igreja em Esmirna Para confortá-la.


Texto: Apocalipse 2.8-11.                Pr. Alexandrino
                                                         São José 03-07-2011; Recife 24-09-2006

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Este texto que acabamos de ler é a segunda das sete cartas enviadas às igrejas na Ásia Menor. Todas as cartas é o próprio Senhor Jesus Cristo que escreve através do seu apóstolo João. Ele é aquele que está andando no meio dos candeeiros, que são as igrejas. Ele é o dono delas. E por isso, Ele pode, tanto exortar como advertir, animar como ameaçar.
Esta segunda carta foi dirigida à igreja em Esmirna. Esmirna era uma bela cidade. Ela era rival da cidade de Éfeso. Ela reivindicava o direito de ser a “primeira Cidade da Ásia em beleza”. Já que Éfeso ocupava este posto. Esmirna era uma cidade gloriosa. Ela com seus lindos edifícios públicos situados no alto da colina Pagos, formavam o que se chamava “a coroa de Esmirna”. A brisa ocidental vinda do mar soprava por toda cidade. Que mesmo durante o verão era uma cidade com um clima agradável. Desde o começo da ascensão do império romano, mesmo antes dos seus dias de grandeza, Esmirna era sua aliada e reconhecida como tal por Roma.
Com toda probabilidade a igreja de Esmirna foi fundada por Paulo durante a sua terceira viagem missionária (At 19.10), entre 53 e 56 d.C. É possível que Policarpo fosse bispo da igreja de Esmirna naquela época. Ele foi discípulo do apóstolo João. Fiel até à morte, este venerado líder foi queimado vivo num poste. E esta igreja é uma das duas igrejas que o Senhor Jesus Cristo não critica e nem ameaça. A outra igreja é a de Filadélfia. Ela sendo fiel e sem motivo de ameaça, o Senhor se dirige de uma maneira a fortalecer ainda mais aquela igreja a permanecer firme. Ele se apresenta assim: “Ao anjo da Igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”. Ele se apresenta a sua igreja amada como o Cristo vitorioso.
Isto nos leva ao seguinte tema desta pregação:  

Tema: O Cristo Vitorioso Escreve a Sua Igreja em Esmirna Para confortá-la.
1. Conhecendo o Seu Sofrimento.
2. Exortando a Permanecer Fiel.
3. Confirmando a Vitória Sobre a Segunda Morte.

1. Conhecendo o Seu Sofrimento (vs. 8-9).

Irmãos, a semelhança da carta a igreja em Éfeso, Jesus Cristo também faz sua auto-apresentação a igreja em Esmirna. Na igreja de Éfeso, Ele se apresenta da seguinte maneira: “Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro”. Ele se apresenta como aquele que estar andando no meio da igreja para mostrar que Ele conhece o que estar acontecendo dentro da igreja. Ele conhece a vida de cada membro. Por isso, Ele pôde ver que aquela igreja tinha deixado o seu primeiro amor. O seu amor havia esfriado em servi-lo.
Mas agora Ele se apresenta a Igreja em Esmirna desta maneira: “Ao anjo da Igreja em Esmirna escreve: Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”. Por que Jesus Cristo se apresenta desta maneira? Porque tem haver com a mensagem que Ele tem para aquela igreja. Ele se apresenta aqui como o conquistador. Mas não como qualquer conquistador. Ele é o primeiro e o último. Ele é o ser eterno. Que sempre existiu com o Pai. Quando se encarnou a nossa semelhança e baixou a amarga cruz em nosso lugar, Ele foi morto e sepultado. A morte tentou vencê-Lo, mas não conseguiu vencer. Ele é aquele que mesmo quando estava morto, vivia. Porque Ele é o ser eterno. Ele é o conquistador da morte. Ele venceu a morte que veio sobre ele com toda sua força. Porém, ele se levantou dentre os mortos. Ele agora tem domínio sobre a morte. Ele está qualificado para ser nosso Mediador e Salvador. Porque a morte não tem poder sobre os filhos de Deus. Por isso, Ele se apresenta desta maneira a igreja em Esmirna. Ele quer deixar bem claro que Ele é o conquistador da morte. E por isso ele pode dizer a igreja de Esmirna: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Ele tem a vida em suas mãos e a dar a quem Ele quer.
Jesus Cristo, como o conquistador da morte pode dizer aquela igreja fiel: “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza (mas tu és rico) e a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás”. O Senhor quer encorajar aqueles irmãos em Esmirna. O Senhor conhecia o sofrimento daqueles amados. Eles sofriam muito por causa do nome de Cristo. Jesus Cristo diz que conhece tanto as tribulações como a sua pobreza extrema. Como pessoas convertidas naquela época eram perseguidas. Por servir a Cristo eram despedidos de seus empregos constantemente. “Além disso, eles eram pobres, materialmente falando, e fazer-se CRISTÃO era, do ponto de vista terreno, um verdadeiro sacrifício, ou seja: pobreza, fome, aprisionamento, com freqüência a morte por meio de feras ou de estacas do martírio”. Ser cristão naquela época era bem difícil. Porque uma hora você poderia está livre, mas em outra hora poderia está preso e preste a ser lançado para alimentar as feras ou ser queimado vivo como espetáculo para o público. Diferente da nossa época, que gozamos de liberdade para servir a Deus. Podemos vir a igreja sem medo. Sem correr o risco de ser preso por servir a Jesus Cristo. Mas, mesmo assim muitas vezes colocamos obstáculos para servir a Jesus Cristo com toda a nossa força e vontade. Que possamos seguir o exemplo de fé dos irmãos em Esmirna. Que apesar de toda perseguição e pobreza, não abandonaram a sua fé. Antes permaneceram firmes. 
Por isso, o Senhor quer exortar aqueles fiéis a não sentir pena de si mesmos. Pelo contrário, deveriam se alegrar. Eles podem ser pobres materialmente falando. Mas o Senhor Jesus disse: “mas tu és rico”! Por que eles eram ricos? Porque o seu tesouro não está aqui na terra, mas no céu. Eles seguiram o que Jesus Cristo tinha ensinado em Mateus 6.20: “Ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam”. O coração daqueles irmãos estava no céu. Estava ligado a Cristo que é o conquistador da morte e do seu poder. Por isso eles são ricos. Porque eles têm Cristo em suas vidas. Eles não precisam ser ricos materialmente. Apenas espiritualmente. Esta é a maior de todas as riquezas que uma pessoa pode ter na vida. A riqueza que vem dos céus. Que transforma sua vida e o torna fiel a Cristo, seu Senhor e Salvador.
Eles também não deveriam temer a “blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo, antes, sinagoga de Satanás”. Os judeus difamavam o Messias e negavam a sua vinda. Esses judeus desprezaram com toda sua força o Cristo. Eles alimentavam um ódio maligno contra os cristãos. Eles arrastavam os cristãos diante dos tribunais e os acusavam injustamente. Como lemos em Atos 13.50: “Mas os judeus instigavam as mulheres piedosas de alta posição e os principais da cidade e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do seu território”. Também Atos 14. 2 diz: “Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram os ânimos dos gentios contra os irmãos”. Verso 5 ainda diz: “E, como surgisse um tumulto dos gentios e judeus, associados com as suas autoridades, para os ultrajar e apedrejar” e também o verso 19: “Sobrevieram, porém, os judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto”.
Esses judeus se achavam que eram a “sinagoga de Deus”. Eles falavam de Deus, mas não viviam para Deus. Antes, praticavam as cosias do diabo. O Senhor os chama de “Sinagoga de Satanás”. São casas de Satanás. Praticam as mesmas coisas que seu pai pratica. Satanás é o principal acusador dos irmãos. É ele que acusa os fiéis. E os judeus estão fazendo as mesmas coisas. Eles levantam falsas acusações contra os cristãos. Mentem perante os tribunais e contratam homens malignos para testemunharem falsamente. E assim lançam os cristãos na prisão e conseqüentemente serem mortos. Tudo isto eles fazem com muito entusiasmo, empolgação. Eles têm prazer em praticar o mau. Eles se alegram em matar os cristãos. Assim eles também estão rejeitando Jesus Cristo. Por isso eles são chamados de sinagogas de Satanás. Casa de maldade e iniqüidade. Porque são incrédulos. São descrentes. Não crêem em Deus, mesmo que falem e digam que estão adorando a Deus. Na verdade estão adorando Satanás com seus atos. Eles estão lutando contra Deus e seu domínio. Porque todos eles são filhos do diabo.
Porém, o Senhor sabe sobre essas falsas calúnias. O Senhor sabe o que aqueles crentes de Esmirna estão sofrendo. Ele diz no inicio do verso 9: “Conheço a tua tribulação, a tua pobreza”, quer dizer, Ele sabe o que cada crente passa. Se sofre ou se está feliz. Ele encoraja os fiéis dizendo que Ele não se afastou do seu povo. Pelo contrário, Ele está do nosso lado, nos ensinando a andar. Nos ensinando a confiar e a esperar inteiramente nEle. Irmãos, dar ou não dar um conforto para nós, em saber que Cristo conhece a nossa vida e está disposto a nos confortar? Na vida ou na morte o nosso conforto é o Senhor Jesus Cristo em nossas vidas. Não existe conforto maior do que este na vida de um cristão.

  2. Exortando a Permanecer Fiel (v. 10).

Irmãos, o Senhor Jesus Cristo conhece nosso sofrimento. Ele sabe o que cada um passa e sofre. Mas, devemos estar consolados no Senhor Jesus. Porque Ele disse que não nos deixaria órfãos. Ele prometeu sempre estar do nosso lado. Por isso, quando Ele subiu ao céu, para reinar de lá tudo em nome do Seu Pai, a primeira providência dEle foi enviar o seu Espírito Santo. O Espírito Consolador. Enquanto Ele está preparando um lugar no céu para nós, Ele manda seu Espírito para nos consolar. Assim, Ele cumpre a sua promessa de não nos deixar órfãos. Dessa maneira, Jesus Cristo sempre está perto de nós. Isso Ele deixou bem claro para a igreja de Esmirna. E também quer deixa bem claro para nós. Ele está do nosso lado. Ele não se afastou de nós. Nós é que muitas vezes nos afastamos dele. Mas, Ele sempre esteve e estará conosco.
Por isso, Ele no versículo 10 do texto do sermão diz: “Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulações de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Os romanos perseguiam os cristãos constantemente. Eles eram acusados de traição e rebeldia. De estarem tramando a queda do império. Mas os judeus estavam incitando os romanos a praticarem também esses atos cruéis. Eles também acusavam os cristãos perante os tribunais. Eles eram instrumentos de Satanás para destruir os cristãos. O texto diz que “o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova”. Satanás ia fazer com que muitos cristãos fossem lançados na prisão. Os cristãos iriam ser forçados a negar a Jesus. Porque ser preso significava a morte se não negasse a Cristo em público. Então, seria uma tentação muito grande para aqueles fiéis. Em meio ao sofrimento, terem que decidir em quem deveria confiar. Em Cristo ou negá-Lo para ter sua vida aqui na terra?
A vida do cristão não é nada fácil. Veja o que o apóstolo Paulo diz em 2 Timóteo 3.12: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. Se você quer servir a Cristo fielmente, você tem que sofrer. Não há outra maneira. Não existe outro caminho. O único modo de permanecer e viver fiel a Jesus Cristo é através do sofrimento pelo seu nome. Cristianismo é sinônimo de sofrimento, angústia, aflição, tentação e perseguição. Se você não sofre nada disso, significa que você precisa olhar no que está errando. Se você quer viver piedosamente em Cristo Jesus, você será perseguido.
O Senhor disse aqueles irmãos de Esmirna, que eles só iriam sofrer por dez dias. Isso significa um tempo definido. Eles deveriam guardar sua fé pura. Porque através daquele sofrimento, o Senhor estaria também provando aqueles crentes. Purificando e aumentando a fé daqueles fiéis. O Senhor diz: “Não temas as coisas que tens de sofrer... Sê fiel até à morte. Como Jesus tinha dito a seus discípulos em Mateus 10:28: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”. O homem só pode fazer perecer nosso corpo e não a nossa alma. Por isso Jesus disse: “Sê fiel até à morte”. Isto não significa meramente “ser leal até morrer”, mas significa “ser fiel ainda que isto lhe custe a vida”. Mesmo que o mundo inteiro venha sobre mim, eu como cristão, vou manter minha fé no Senhor. Vou permanecer firme, mesmo que o mundo me mate. Mesmo que custe a minha vida. Esta é a convicção de um cristão genuinamente cristão em Cristo.
E você irmão, está disposto a servir a Cristo mesmo que isto custe a sua vida? Se está disposto a se sacrificar, a morrer por amor ao Senhor Jesus, a você é prometido a coroa da vida, ou seja, a vida de glória no céu. Mas, aos covardes e traidores são reservados o lago de fogo. 
Irmãos, a igreja de Esmirna não foi criticada pelo Senhor e isto deve chamar nossa atenção. Por que não foi criticada? Porque eles se empenhavam em tudo para servir a Cristo com fidelidade. Em nada eles deixavam de fazer para Cristo. Eles não negavam seu amor a Cristo. Que é o seu dono. Eles amaram ao Senhor Jesus Cristo acima de sua própria vida. Eles preferiam morrer a negar ao Senhor Jesus Cristo.
Irmãos, se o Senhor Jesus Cristo escrevesse uma carta direcionada a Igreja Reformada de SJCG, seríamos criticados? Ou será que não receberíamos criticas como a igreja de Esmirna? Pense um pouco sobre isso.
Eu falei na introdução do sermão sobre Policarpo que era bispo da igreja de Esmirna. Vocês sabem por quê e como ele morreu? Eu vou dizer a vocês o por quê e como ele morreu.
Policarpo era o bispo da igreja de Esmirna. Ele foi discípulo do apóstolo João. “Fiel até à morte, este venerado líder foi queimado vivo num poste, cerca de 155 d. C. Foi-lhe exigido que dissesse: “César é Senhor”, mas recusou. Levado ao estádio, o governador lhe instou, dizendo: “Jura, nega a Cristo, e eu te porei em liberdade”. Policarpo respondeu: “Oitenta e seis anos O tenho servido, e Ele nunca me fez qualquer injúria: Como posso eu, pois, blasfemar contra o meu Rei e meu Salvador?”. Quando outra vez o governador o pressionou, o ancião respondeu: “Posto que vãmente insistes que eu jure pela felicidade de César, e pretendes ignorar quem e o que sou, ouve-me declarar com toda intrepidez: EU SOU UM CRISTÃO...”. Pouco mais tarde o governador respondeu: “Tenho feras ao meu alcance, a elas te lançarei, a não ser que te arrependas. Eu farei que sejas consumido pelo fogo, já que deprecias as feras, caso não te arrependas”. Mas Policarpo disse: “Tu me ameaças com fogo que queima por uma hora, mas depois se apaga; não obstante ignoras o fogo do juízo vindouro e da punição eterna, reservado para os maus. Por que te demoras? Faze o que queres”. Pouco depois as pessoas começaram a trazer a lenha; os judeus, especialmente, segundo o seu costume, assistiram com entusiasmo. Assim Policarpo foi queimado num poste”.
Isto é ser fiel até a morte. Mesmo que venha a morrer, não negar a sua fé em Cristo.
3. Confirmando a Vitória Sobre a Segunda Morte (v. 11).

O que é a segunda morte? A segunda morte é o dia do juízo final. Naquele dia Cristo julgará a todos e condenará os que se rebelaram contra Ele. Em Apocalipse 21.8 descreve quem são essas pessoas. Vamos irmãos ler este versículo.
Naquele dia os incrédulos que rejeitaram o Senhor, serão lançados no lago de fogo. Serão atormentados por toda eternidade. Quem não tiver seu nome inscrito no livro da vida, sofrerá eternamente. No juízo final haverá choro e ranger de dentes para aqueles que não se submeteram a autoridade de Cristo. Todo que não se converteram ao Senhor. Todos que fingiram ser fiéis a Ele. Todos que negaram sua fé pelos prazeres do mundo. Naquele dia não haverá mais esperança para se converter dos pecados cometidos contra Cristo. Porque tiveram toda sua vida para se arrependerem. Para essas pessoas só resta o lago de fogo, que é a segunda morte.
E para os que permanecerem fiéis? O verso 11 diz: “O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte”. Irmãos, no verso 8 Jesus se apresenta como “o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”. Ele se apresenta como o Vencedor. Ele é o Cristo Vitorioso. Ele venceu a morte. A morte não teve poder sobre Ele. Mas Ele é que tem o poder sobre a morte. Ele decide quem vai ou não morrer. E para aqueles que guardarem sua fé, Ele diz: “Você não sofrerá no juízo final. Eu venci a morte. Eu venci por você. Para que você no juízo final tenha a vida eterna. Você irá reinar comigo para sempre. A segunda morte não te ameaçará mais. Porque eu decidi te dar a vida eterna”.
Isso é um consolo para nós em saber que Jesus tem o poder sobre a morte. Isto nos dar conforto para vivermos fiéis. Esmirna foi leal ao seu chamado para ser portadora da luz. O testemunho de Policarpo, apresentado na presença de judeus e pagãos, foi imitado por outros. Que possamos imitar a lealdade daquela igreja e sermos crentes vivos. Crentes que não se envergonham do evangelho. E tendo a certeza que Cristo nos dará a coroa da vida.
Amém.

Apocalipse 2.1-7: O Cristo Glorificado Escreve a Sua Igreja em Éfeso


Leitura: Apocalipse 1.9-20                               Pr. Alexandrino
Texto: Apocalipse 2.1-7                                   São José 26-06-2011

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

O livro do Apocalipse é belíssimo. É uma obra de arte: arte maravilhosa, arte divina. Este livro são as revelações do Senhor Jesus Cristo, escritas pelo seu servo João, para entregar a todas as igrejas na Ásia. Como ele mesmo diz a João no capítulo 1.11: “O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”. O apóstolo João que se achava exilado na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho do Senhor Jesus, recebeu a tarefa de escrever as revelações que ia ver e depois mandar para as igrejas na Ásia. Eles deveriam saber sobre as últimas coisas que estavam para acontecer e assim ser consolado. Porque o Cristo Glorificado já está pronto para sua volta. Ele está esperando apenas se completar o número dos seus eleitos para voltar e julgar a todos. Ele é aquele que tem os olhos flamejantes e que perscruta até o mais profundo dos corações. Tem uma espada que sai da sua boca para pelejar contra os adversários (Ap 2.16).
São estas sete igrejas na Ásia que Jesus se dirige com amor. A primeira igreja que recebe a carta é a igreja de Éfeso. Como era a cidade de Éfeso? A cidade de Éfeso era uma cidade muito importante. Era rica e próspera, magnificente e formosa, devido a seu templo da deusa Diana. Ela tinha capacidade para aportar os maiores navios. Além disto, era facilmente acessível por terra, pois Éfeso estava ligada, por meio de estradas, com as cidades mais importantes da Ásia Menor. Era já por longo tempo o centro comercial da Ásia. O templo pagão da deusa Diana era ao mesmo tempo casa do tesouro, museu, bem como lugar de refúgio para criminosos. Fornecia empregos a muitos, incluindo os ourives que miniaturavam santuários de Diana. Foi nesta cidade que o apóstolo Paulo fundou a igreja de Éfeso. Ele passou três anos ali pregando as boas novas do Senhor Jesus. Éfeso era uma cidade idolatra. Lá as pessoas encontravam vários tipos de deuses. O culto pagão era livre. O culto ao imperador era obrigatório. Quando muitos se converteram, muitos ourives perderam seus empregos. Porque os novos convertidos no Senhor Jesus deixaram de cultuar aos ídolos e ao imperador. Bem como também queimaram seus livros de magias.
Já se passaram mais de 40 anos depois da fundação da igreja em Éfeso. Eles receberam a palavra do Senhor com muito entusiasmo. Aprenderam a viver para o Senhor. Depois de 40 anos, o próprio Senhor Jesus Cristo está escrevendo para aqueles irmãos. É o Cristo Glorificado e Senhor da Igreja que está escrevendo e enviando sua mensagem.
Eu vos proclamo a palavra de Deus no seguinte tema:

Tema: O Cristo Glorificado Escreve a Sua Igreja em Éfeso
1. Elogiando a Igreja
2. Advertindo a Igreja
3. Exortando a Igreja

1. Elogiando a Igreja (Vs. 1-3).

Esta carta é direcionada a igreja em Éfeso, como diz os versos 1 e 2: “Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro”. Qual a razão para esta apresentação? Esta apresentação é necessária para mostrar que Jesus é aquele que conserva os ministros da palavra e que anda no meio da sua igreja. As estrelas são os pastores da igreja, que também aqui é chamado de anjo da igreja em Éfeso. Os pastores são os embaixadores de Jesus Cristo aqui na terra. Mas, os falsos apóstolos tinham atribulado a igreja em Éfeso. Assim como o apóstolo Paulo tinha dito, que após sua partida falsos mestres iriam entrar no meio deles e tentar desviá-los do caminho do Senhor. Por isso o apóstolo tinha exortado os oficiais daquela igreja a permanecerem firmes e atentos contra os falsos mestres.
Aqui o Cristo glorificado se apresenta como aquele que conserva os ministros da palavra em sua mão. Isto é um consolo para todos os pastores e para todas as igrejas. Porque eles sabem que Jesus Cristo conserva os seus embaixadores em suas mãos. Ele governa seus ministros. Ele os conforta e protege de todo mau que tente destruí-los. Porque eles estão aqui representando a Cristo neste mundo. Pregando e ensinando as suas igrejas amadas. Elas são chamadas de candeeiros. Um candeeiro serve para clarear os lugares escuros. A igreja de Cristo está aqui na terra para ser a luz do mundo. Como o próprio Jesus Cristo tinha dito em Mateus 5.14: “Vós sois a luz do mundo”. A igreja é a luz do mundo. Ela deve brilhar no meio das trevas. A sua luz deve dissipar as trevas. Para que todo mundo possa ver que na igreja brilha a luz de Cristo. Como diz Mateus 5.16: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”. A nossa luz deve brilhar no meio dos homens para Deus seja glorificado pelo nosso bom proceder. Porque devemos ter em mente uma coisa: Cristo não apenas governa os ministros, tendo-os em sua mão, mas ele também anda no meio da sua igreja. Ele está vendo o que acontece na sua igreja. Nenhum crente pode se esconder dos olhos de Jesus Cristo. Porque Ele está andando no meio da sua igreja para ver como estamos andando nos seus caminhos. Ele sabe quem está sofrendo e triste. Ele sabe quem está com uma fé fraca. Ele sabe quem está feliz e com uma fé forte. Por isso Ele faz questão de dizer que está caminhando pelo meio de sua igreja. Ele quer confortar seus fiéis a buscá-lo. A não desanimar, mas a confiar. Nada em nossas vidas está em oculto diante de Jesus Cristo. Devemos nos lembrar disso. É por esse motivo que Ele se apresenta logo no inicio da carta a igreja em Éfeso. Mas não serve apenas para a igreja em Éfeso. Serve também para nós também aqui da Igreja Reformada de São José da Coroa Grande.
Depois de se apresentar Ele diz nos versos 2 e 3: “Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos; e tens perseverança, suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer”. A igreja em Éfeso é elogiada por sua firmeza na doutrina do Senhor. Os irmãos não toleraram aqueles falsos homens que se infiltraram na igreja. Pessoas que se diziam apóstolos, mas na verdade eram enganadores, agentes de Satanás. Conforme a advertência de Paulo quando esteve na cidade de Éfeso, eles examinaram os falsos apóstolos, e achando-os mentirosos, os rejeitaram. Eles permaneceram leais as doutrinas ensinadas pelo apóstolo Paulo. Como diz o apóstolo João na sua primeira carta capítulo 4.1: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo a fora”.
Eles lutaram muito e permaneceram firme. Suportaram provações pelo nome de Jesus Cristo. Eles não se renderam também ao culto ao imperador. Antes preferiram sofrer, a abandonar a Cristo, em quem tinham crido. Lutaram com todas as suas forças, e não se deixaram esmorecer por causa dos ataques. Antes mostraram ao mundo a luz de Cristo que havia naquela igreja em Éfeso. Eles não esconderam suas obras de fé no Senhor. A sua luz resplandeceu como o sol ao meio-dia naquele mundo em trevas. Que sirva de exemplo para nós a firmeza da igreja em Éfeso, de permanecermos firme naquilo que aprendemos da palavra de Deus. Que não venhamos a nos desviar da doutrina ensinada nesta igreja. Mas que confiemos de que Jesus Cristo está cuidando dos oficiais desta igreja e que Ele está no nosso meio andando. Olhando como está a nossa vida com Deus. Ele não penas cuida dos oficiais da igreja. Ele cuida de cada um de nós, seus pequeninos. Dia após dia Ele está intercedendo por nós junto ao Pai. Ele está glorificado a direita do Pai para nosso bem. Por isso, não temam o mundo. Jesus está passeando pela sua igreja para levantar ao que cai e sustentar outros para que não caia.

2. Advertindo a Igreja (Vs. 4-6)

Irmãos, depois de elogiar a igreja em Éfeso em sua doutrina e perseverança por ter permanecido firme naquilo que aprendeu do apóstolo Paulo. O Senhor Jesus Cristo adverte a Igreja em Éfeso de algo grave que estava acontecendo. Ela era uma Igreja firme em doutrina. Firme na palavra contra os adversários que tentavam distorcer e destruir as obras de Deus no meio da igreja. Porém, o Senhor adverte de está faltando o PRIMEIRO AMOR. Esta é a acusação do Senhor, como diz o verso 5: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”. Devemos nos lembrar que o Senhor Jesus Cristo é aquele que está andando no meio dos candeeiros, que são as igrejas. Por isso, Ele sabe o que está acontecendo. A igreja em Éfeso era uma Igreja firme na doutrina do Senhor. Porém, não basta ser apenas firme na doutrina. Porque até mesmo um descrente pode saber muito mais teologia do que um crente que à muitos anos estar na igreja. Porque a teologia ou a doutrina da Bíblia deve afetar não apenas o nosso intelecto. Mas, também nosso coração. Está firme na doutrina é amar a Deus acima de qualquer coisa. Conhecimento e amor não se separam.
E foi exatamente isto o que estava acontecendo na igreja em Éfeso. A igreja em Éfeso tinha mais de 40 anos e uma nova geração de crentes tinha se levantado. Os filhos não provaram aquele mesmo entusiasmo que seus pais provaram em entrar em contato com o evangelho. Eles não tinham aquela espontaneidade para servir a Cristo como seus pais. Eles perderam aquela antiga devoção por Cristo. Com certeza ainda havia labor, perseverança e obras. Mas o amor estava em decadência naquela igreja. Isto nos lembra o povo de Israel depois da morte de Josué e dos anciãos. No livro dos Juízes é dito que uma nova geração dos filhos de Israel surgiu. Porém, não conhecia os feitos do SENHOR e nem o próprio SENHOR. Certo que a situação aqui na igreja de Éfeso era diferente da descrita lá no livro dos Juízes. Nos livros dos Juízes o povo não conheciam o SENHOR. Eram descrentes. Totalmente descrentes.
Porém, aqui em Éfeso, aqueles membros eram crentes no Senhor Jesus Cristo. Só que o amor havia esfriado pelo Senhor. Não havia entusiasmo em servir ao Senhor como na época dos seus pais. Mas, os irmãos podem perguntar-me: como o amor por Jesus Cristo pode está em falta? Vou dar um exemplo: Uma esposa pode ser muito fiel a seu esposo e dar evidência de uma ativa devoção em todas as coisas a ele relacionadas – e ainda assim pode haver uma redução no seu amor por ele só. Seu senso de dever pode fazer com que ela lhe permaneça fiel em todos os detalhes da atenção que ela lhe dedica. Mas, seu amor vai esfriando pelo seu esposo.
Deste modo um membro pode ficar em falta no serviço a Deus. Ele pode esfriar em servir a Deus e faltar nas atividades da igreja, não querer trabalhar. Podemos não ser tão fervorosos como antes no serviço do Senhor. Podemos não ter aquele mesmo entusiasmo de antes quando conhecemos o evangelho. Porém, quando isto está acontecendo no meio da igreja, devemos nos lembrar da ameaça do Senhor Jesus Cristo a igreja em Éfeso que deixou o primeiro amor. O Senhor diz no verso 5: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se senão, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”. A ameaça do Senhor é severa aquela igreja. A igreja deve olhar aonde foi que errou. Tem que procurar no que está fazendo para saber onde caiu e se levantar. A igreja é exortada a uma mudança de mente perante o Senhor. Não era uma mudança superficial, apenas da boca para fora. Mas, era uma mudança radical de atitude para com o seu Senhor. Eles tinham que olhar para o passado e ver o exemplo dos seus pais. Como eles serviam ao Senhor Jesus Cristo com muita devoção, entusiasmo e com espontaneidade, ou seja, sem constrangimento. Essa era a prática que devia ser cultivada novamente.
Porque se não houver arrependimento da parte daquela igreja o Senhor diz que vai remover a igreja do seu lugar. Quer dizer, o Senhor vai castigar, destruir a igreja em Éfeso. A igreja em Éfeso tinha a seu favor era que odiava as obras dos nicolaítas. Os nicolaítas eram pessoas que gostavam das festas mundanas, comidas sacrificadas a ídolos. Pessoas que gostavam daquilo que o mundo oferece. Viviam como o diabo gosta.
Porém, a mesma ameaça feita a igreja em Éfeso, serve para nós. Todos juntos e cada um individualmente. O Senhor está no nosso meio. Ele está passeando no meio de sua igreja e Ele está vendo como está a situação da igreja aqui em SJCG. Ele sabe do esforço de cada um pela sua obra. Por isso, devemos ter cuidado para não sermos como a igreja em Éfeso que estava em falta do primeiro amor. Se estamos faltando o primeiro amor, então tudo irá mal na igreja de Cristo. Porque não adianta ter trinta anos de membresia se nosso amor por Cristo não cresce, apenas diminui. Devemos olhar onde foi que caímos e nos levantar. Devemos nos arrepender dos nossos pecados.
O Senhor está no meio da sua igreja andando. Ele sabe o que cada um sofre. O que cada um está em falta. E se estamos em falta do nosso amor a Jesus Cristo, devemos o quanto antes nos arrepender. Senão o Senhor afiará a sua espada e pelejará contra os infiéis. Esta advertência a Igreja em Éfeso, também serve para nós aqui em SJCG. A ameaça é real e a mudança também deve ser real em nossas vidas. Mas, o que permanece fiel receberá a recompensa. Isso nos leva ao terceiro e último ponto.

3. Exortando a Igreja (V. 7).

Irmãos, a igreja de Éfeso foi seriamente advertida pelo Senhor a voltar a praticar o primeiro amor. Tinha que se arrepender e voltar a ter um amor fervoroso pelo Senhor Jesus Cristo. Senão houvesse arrependimento Deus destruiria aquela igreja. Então, é quando nós escutamos o Senhor Jesus Cristo exortando a igreja no verso 7: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus”. Veja que a exortação não foi apenas a igreja em Éfeso. Mas, foi para às igrejas. As outras igrejas da Ásia também deveriam ler as outras cartas enviadas as outras igrejas. A igreja é exortada a ouvir o Espírito Santo falando nas cartas. A igreja deve ouvir o que Deus tem a dizer para cada uma delas. E, é por isso que estamos ouvindo hoje o que o Espírito está nos dizendo. Nos elogia, mas também nos adverte.
Cristo vai recompensar aqueles que permanecer firme. Ele diz que ao vencedor dará que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus. Esta árvore foi plantada no jardim do Éden. Após a queda do homem, Deus expulsou o homem do jardim para não comer daquela árvore. Porque não permaneceu firme no seu estado original. Depois de expulsar o homem colocou querubins com espadas de fogo na entrada do jardim e assim impedindo o caminho para a árvore da vida. O paraíso ficou fechado para o homem depois da queda. Mas, em Cristo ele se abre para aquele vencedor que permanece firme no Senhor. O vencedor é aquele crente que luta contra o diabo e o pecado. E por seu amor a Jesus Cristo ele persevera até o fim. A esse vencedor é oferecido a comida que dar vida. O jardim do Éden agora é chamado em Apocalipse de a nova Jerusalém. A árvore está no meio da cidade. Como diz Apocalipse 22.2: “No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas são para a cura dos povos” e também o verso 14: “Bem-aventurados aqueles que lavam as vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhe assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”.
É dessa árvore que será dada aos fiéis ao Senhor Jesus Cristo. Porque Jesus Cristo abriu as portas do paraíso para nós entrarmos e recebermos o fruto da árvore da vida. Quer dizer, receberemos a vida eterna. Estaremos para sempre com o Cordeiro de Deus. Por isso, ouça o que o Espírito tem a dizer. Persevere naquele que morreu por você. Que te concedeu arrependimento e fé. Que está disposto a te dar a vida eterna.
Amém.

Hebreus 11.32: Sansão, um exemplo para a vida cristã.


Leitura: Hebreus 11.32-40                   Pr. Alexandrino
Texto: Hebreus 11.32                           São José 03-06-2012

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Quando lemos a cada aos Hebreus, podemos notar como ela é rica em seu ensinamento. Pois lendo esta carta podemos encontrar muito encorajamento para continuar a vida cristã. Encontramos o Senhor nos encorajando a nos apegar a Palavra de Deus com firmeza; a não sermos incrédulos e desobedientes ao Senhor Jesus Cristo para não ficarmos fora do descanso eterno; Cristo é mostrado como o nosso único Sumo Sacerdote que se ofereceu uma vez por todas pelos nossos pecados; nos encoraja a não desanimar em meio as perseguições, desânimo e tentações; em seguida nos mostra uma lista de pessoas que sofreram o mesmo que nós e até muito mais do que nós.
Em resumo: a carta aos Hebreus foi escrita para encorajar crentes desanimados a não a permanecer no caminho do Senhor não importa o que aconteça. A ficarem firmes em sua fé em Cristo. Assim como os crentes que receberam em primeiro lugar esta carta, também nós precisamos do mesmo encorajamento para continuarmos no caminho da fé que leva a vida. No caminho de Cristo Jesus. Pois somos fracos, muito fracos e precisamos desse encorajamento em nossa vida. E existem várias maneiras de recebermos encorajamentos para permanecermos na fé de Cristo. Recebemos encorajamento através de sermões, estudos bíblicos, leitura da palavra e através da vida de algum irmão na fé. E o capítulo 11 de Hebreus faz exatamente isso. Esse capítulo está cheio de irmãos na fé que venceram desafios e desânimos, mas permaneceram firmes na fé.
O texto da pregação desta noite traz exatamente esse encorajamento para a nossa vida. Hoje quero pregar sobre a vida de Sansão. Mas, como a vida de Sansão pode nos encorajar na fé? Quem era Sansão? O que fazia? Será que Sansão realmente é um bom exemplo para a nossa vida cristã?
Eu vos proclamo a palavra de Deus no seguinte tema:

Tema: Sansão, um exemplo para a vida cristã.
1. O Exemplo Negativo
2. O Exemplo Positivo

1. O Exemplo Negativo

Irmãos, quem era Sansão? O que fazia? Será que Sansão realmente é um bom exemplo para a nossa vida cristã? Quando perguntamos quem é Sansão as crianças, elas imediatamente vão lembrar dos cabelos grandes de Sansão e de sua grande força. Mas, quem era realmente Sansão? Sansão era um juiz. Ele era alguém que o SENHOR usou para libertar Israel da opressão dos inimigos e ao mesmo tempo levar o povo de Deus a continuar nos caminhos do Senhor Deus. Os juízes tinham um trabalho muito importante no meio do povo do Senhor. Pois eles eram escolhidos pelo próprio Senhor para esse trabalho. No livro dos Juízes constantemente lemos o seguinte: “Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o SENHOR e se esqueceram do SENHOR, seu Deus; e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo” (Jz 3.7). Então, o SENHOR castigava o seu povo com opressão através de outras nações. Quando o povo clamava ao SENHOR, o SENHOR vinha ajudar. Para livrar o povo o SENHOR usava certos homens para esse trabalho e esses homens eram chamados de juízes. Porque eles julgavam o povo para saber se o povo estava andando conforme os mandamentos do SENHOR. E Sansão era um juiz com a responsabilidade de guiar o povo no caminho da verdade de Deus.
Sansão – de uma forma especial – era diferente de todos os outros juízes por causa do que o Senhor fez antes mesmo de ser gerado no ventre de sua mãe. Sansão era filho de um homem chamado Manoá e não tinha filho porque sua esposa era estéril. Um dia o Anjo do SENHOR apareceu a esta mulher com a seguinte mensagem: “Eis que és mulher estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho” (Jz 13.3). Era uma grande noticia na vida daquela mulher que correu imediatamente depois da notícia para comunicar ao seu esposo. Porém, o Anjo do SENHOR acrescentou qual seria o cuidado da mulher durante a gravidez: “Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisas imundas; porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha” (Jz 13.4-5). Estamos percebendo que o nascimento de Sansão é especial. Pois o SENHOR está retirando a morte do ventre da esposa de Manoá e colocando vida. Em seguida é dada ordem como a mulher deve se cuidar durante a gravidez e quando a criança nascer não deve cortar o cabelo dela. Porém, a pergunta que surge é: por que o Anjo do SENHOR deu essa ordem? O motivo encontramos em Juízes 13.5: “porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus”.
Sansão nasceu com um propósito especifico dado pelo Senhor Deus. Ele seria um nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe. Agora, o que era um nazireu? A lei sobre o nazireado encontramos no livro de Números 6. Um nazireu é alguém que fez um voto especial ao SENHOR, com o propósito de se consagrar ao SENHOR somente. Então, ele seria alguém diferente no meio do povo. Pois todos sabiam que ele fez um voto ao SENHOR a fim de o servir de uma maneira melhor. Ou seja, ele iria consagrar toda a sua vida unicamente ao SENHOR. Ele seria um servo dedicado ao trabalho do reino de Deus e nada mais. Um nazireu seria a luz do mundo e o sal da terra em meio aos homens. A sua vida seria um sermão ambulante em meio a sociedade. Todos deveriam ver a glória de Deus em sua vida. Então, quem se comprometia ao SENHOR com um voto especial tinha que cumprir a qualquer custo conforme a lei do SENHOR. Podemos dizer o mesmo sobre nossa profissão de fé. Nós fizemos um voto ao Senhor de que iremos ser fiéis a Ele em toda nossa vida. Então, declaramos que a nossa vida inteira seria inteiramente do Senhor. Iríamos viver como o Senhor ordenou em sua Palavra. Desse modo nós somos nazireus do Senhor. Porque professamos nossa fé nEle e decididamente professamos que a nossa vida é inteiramente dEle. Agora, você está vivendo conforme a sua profissão de fé? Você está vivendo conforme aquilo que você professa crer em Jesus Cristo? Porque você foi chamado para ser a luz do mundo e o sal da terra. Você foi chamado para ser diferente neste mundo e não igual ao mundo. Então, responda: minha profissão de fé em Cristo, estou realmente vivendo ela?
No caso de Sansão também foi assim. O próprio SENHOR havia separado, consagrado Sansão para fazer a sua vontade; para ser diferente; Sansão foi consagrado ao SENHOR para honrar e glorificar ao SENHOR com a sua vida inteira. Honrar sendo fiel no seu trabalho de juiz sobre Israel. Como juiz, deveria julgar o povo com retidão e mostrar a vontade de Deus na vida do povo. Ele tinha a tarefa – não apenas de libertar o povo da opressão – ele também tinha a tarefa de julgar os pecados do povo. Tinha a tarefa de ensinar o povo como Deus é um Deu maravilhoso, gracioso, em remir Israel dos seus inimigos e pecados. Através de Sansão o povo iria ser conduzido a honrar ao SENHOR.
Sansão também deveria glorificar ao SENHOR com a sua vida diária, sendo um exemplo ao povo. O povo deveria ter condições de ver Deus trabalhando na vida dele e assim todo o povo de Israel e os gentios deveriam glorificar ao SENHOR. Sansão deveria ser uma luz no meio do povo. Através da sua vida as pessoas deveriam glorificar a Deus vendo como o SENHOR muda a vida do pecador. Como Jesus Cristo diz: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16).
Porém, Sansão não fez o que o SENHOR ordenou. Como Nazireu, foi uma negação; como juiz, também foi uma negação; como exemplo de um servo do SENHOR, foi um péssimo exemplo para todos. Irmãos, Sansão fez exatamente o que o SENHOR proibiu. Em momento algum vemos Sansão julgando o povo conforme a vontade do SENHOR Deus; em momento algum vemos ele sendo um exemplo de vida piedosa ao SENHOR, o Deus da aliança.
Ele procurou casamento com uma descrente em vez de buscar um casamento no SENHOR. Juízes 14.1-3 diz: “E desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna uma mulher das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que tu vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos”. Vocês estão prestando atenção na atitude de Sansão? Sansão não está procurando um casamento no Senhor, conforme a sua lei. Por quê? Sansão disse: “porque ela agrada aos meus olhos”. Não agrada a Sansão casar-se com uma filha de Deus, ou seja, não agrada a Sansão viver como um filho de Deus neste mundo sendo diferente. Sendo a luz do mundo e o sal da terra. Pois com o casamento com uma descrente, ele procurou se identificar com os ímpios. Ele procurou ser igual aos descrentes que vivem sem Deus em suas vidas. Ele queria se identificar com aqueles que desprezam a Deus e a seus mandamentos. Ele não queria ser iguais aos crentes tementes a Deus. Ele achou mais interessante o pecado que a vida com Deus. Ele achou melhor uma vida longe do Deus da vida. Ele prefere andar segurando a mão de Satanás e casado com ele. Paulo diz: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos... que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?” (2 Co 6.14, 15). Paulo está dizendo que não há comunhão entre o filho de Deus e o filho do diabo. Entre um redimido no sangue de Jesus Cristo e um não-regenerado.
Sansão está cego pelo pecado; ele está cobiçando cada vez. Lembrem-se: todo pecado leva a outro pecado senão há arrependimento. Veja o que aconteceu com Sansão. Ele desceu a Timna, terra de gentios; terra dos filisteus; o povo que é inimigo declarado do povo de Deus. Ele começou a frequentar as terras dos gentios e os mesmos lugares deles. Um pouco mais tarde ele desceu a cidade da Gaza. E o texto diz que ele “viu ali uma prostituta, e coabitou com ela” (Jz 16.1). Sansão está agindo como um animal que sai a caça de sua presa e quando coloca seus olhos na presa, parte para o ataque. Os seus olhos estão à procura do pecado para satisfazer seus desejos sexuais. Então, ele não tem dificuldade em ter relações sexuais ilícita com uma prostituta. Veja que o seu deus é o sexo e não o SENHOR. Foi exatamente assim que o pecado entrou no mundo. Eva viu que o fruto da árvore era boa para dar entendimento e então, ela foi e comeu. A cobiça começa com os nossos olhos. O Senhor Jesus Cristo disse em Mateus 6.22-23: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”. Os olhos de Sansão não buscava a luz; não busca a Deus que é a luz que brilha em meios às trevas. Por isso Jesus Cristo disse: se teu olho de faz pecar, arranca-o e lança-o fora. Pois é melhor que entre cego no céu que serem lançados no inferno com os dois olhos.
Porém, Sansão não quer saber disso. Ele como nazireu está cada vez mais se contaminando com o pecado. Cada vez mais ele está perdendo sua identidade como nazireu, filho da aliança. Ele está cada vez mais semelhante aos gentios.
Nessas idas e voltas atrás de prostitutas nas terras dos gentios, ele conheceu Dalila – outra prostituta. Ele que se gabava de sua força, foi traído por Dalila. Porque Dalila o seduziu de tal maneira que ele entregou o seu coração a Dalila. Sansão disse a Dalila: “Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem” (Jz 16.17). Sansão em sua resposta mostra que ele está bem consciente da sua identidade. Ele sabe que deve servir ao Senhor com fidelidade e que não deve viver no pecado. Porém, ele não se importa com o Senhor Deus. Essa é a natureza do pecado. O pecado afasta o homem de Deus e de seus mandamentos; o pecado afasta o homem de Deus e da Igreja de Cristo e da comunhão com seus irmãos.
Quem vive em pecado não deve esperar a ajuda do SENHOR quando precisar. Brincar com o pecado é procurar a morte. Veja o que aconteceu com Sansão. Em Juízes 16.20 diz que o SENHOR havia abandonado Sansão. Esse é o resultado quando desprezamos a Deus com os nossos pecados. Quando precisamos dEle, Ele tem ido embora.
A vida de Sansão é um exemplo negativo. É um exemplo a não ser seguido. Um exemplo a não ser imitado.
2. O Exemplo Positivo

Irmãos, qual é o exemplo positivo da vida de Sansão? O exemplo positivo da vida de Sansão é o seu arrependimento. Em Hebreus 11.32 diz: “Que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas”. Ele é colocado na lista dos heróis da fé. Ele é colocado no meio daqueles que foram fiéis ao Senhor Deus. E por que ele é considerado um exemplo de fé? O motivo – como já falei – foi o seu arrependimento. Em Juízes 16.28 diz: “Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos um dos meus olhos”.
Sansão é um exemplo positivo para cada um de nós quando ele deixa o pecado e coloca Deus em sua vida. A morte do velho homem é a profunda tristeza por causa dos pecados e a vontade de odiá-los e evitá-los, cada vez mais. O verdadeiro arrependimento não fica alegre com o pecado, mas deixa o pecador triste porque pecou contra o seu Deus. E por causa disso o crente odeia o pecado como algo que mata a alma e que leva para longe de Deus. E é por isso que quer evitá-lo cada vez mais. Quer fugir do pecado. Então, o crente quer viver uma vida nova. Porque ele é uma nova criatura em Cristo. O nascimento do novo homem é a alegria sincera em Deus, por Cristo, e o forte desejo de viver conforme a vontade de Deus em todas as boas obras.
A alegria do crente não é o pecado, mas sua nova vida em Cristo. Por isso ele se alegra em fazer a vontade de Cristo. O desejo que tem de servir a Deus é sincero, é verdadeiro. Esse desejo leva-o a cada dia querer ser parecido com seu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Porque é em Cristo que cada um de nós encontramos vida. Em Cristo encontramos razão para viver e não necessitamos de mais nada para satisfazer os nossos desejos. Porque os nossos desejos são satisfeitos por Cristo na cruz.
Sansão provou isso nos últimos dias de vida. Ele aprendeu que não se pode viver longe do Deus da vida. Ele se arrependeu de tal maneira que ele ofereceu a sua vida para fazer a vontade de Deus. Matando os inimigos de Deus. Ele se ofereceu para fazer a vontade de Deus.
Semelhantemente fez Jesus Cristo na cruz do Calvário. Ele se ofereceu para salvar pecadores como Sansão e como nós. E uma evidência disso é a nossa própria vida. Fomos comprados com seu precioso sangue na cruz do Calvário. Somos as propriedades de Jesus Cristo. Isso significa que fomos separados do mundo para fazermos a sua vontade. A nossa luz deve brilha neste mundo de tal maneira que Cristo seja glorificado com a nossa vida.
Amém.