segunda-feira, 9 de julho de 2012

Hebreus 11.32: Sansão, um exemplo para a vida cristã.


Leitura: Hebreus 11.32-40                   Pr. Alexandrino
Texto: Hebreus 11.32                           São José 03-06-2012

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Quando lemos a cada aos Hebreus, podemos notar como ela é rica em seu ensinamento. Pois lendo esta carta podemos encontrar muito encorajamento para continuar a vida cristã. Encontramos o Senhor nos encorajando a nos apegar a Palavra de Deus com firmeza; a não sermos incrédulos e desobedientes ao Senhor Jesus Cristo para não ficarmos fora do descanso eterno; Cristo é mostrado como o nosso único Sumo Sacerdote que se ofereceu uma vez por todas pelos nossos pecados; nos encoraja a não desanimar em meio as perseguições, desânimo e tentações; em seguida nos mostra uma lista de pessoas que sofreram o mesmo que nós e até muito mais do que nós.
Em resumo: a carta aos Hebreus foi escrita para encorajar crentes desanimados a não a permanecer no caminho do Senhor não importa o que aconteça. A ficarem firmes em sua fé em Cristo. Assim como os crentes que receberam em primeiro lugar esta carta, também nós precisamos do mesmo encorajamento para continuarmos no caminho da fé que leva a vida. No caminho de Cristo Jesus. Pois somos fracos, muito fracos e precisamos desse encorajamento em nossa vida. E existem várias maneiras de recebermos encorajamentos para permanecermos na fé de Cristo. Recebemos encorajamento através de sermões, estudos bíblicos, leitura da palavra e através da vida de algum irmão na fé. E o capítulo 11 de Hebreus faz exatamente isso. Esse capítulo está cheio de irmãos na fé que venceram desafios e desânimos, mas permaneceram firmes na fé.
O texto da pregação desta noite traz exatamente esse encorajamento para a nossa vida. Hoje quero pregar sobre a vida de Sansão. Mas, como a vida de Sansão pode nos encorajar na fé? Quem era Sansão? O que fazia? Será que Sansão realmente é um bom exemplo para a nossa vida cristã?
Eu vos proclamo a palavra de Deus no seguinte tema:

Tema: Sansão, um exemplo para a vida cristã.
1. O Exemplo Negativo
2. O Exemplo Positivo

1. O Exemplo Negativo

Irmãos, quem era Sansão? O que fazia? Será que Sansão realmente é um bom exemplo para a nossa vida cristã? Quando perguntamos quem é Sansão as crianças, elas imediatamente vão lembrar dos cabelos grandes de Sansão e de sua grande força. Mas, quem era realmente Sansão? Sansão era um juiz. Ele era alguém que o SENHOR usou para libertar Israel da opressão dos inimigos e ao mesmo tempo levar o povo de Deus a continuar nos caminhos do Senhor Deus. Os juízes tinham um trabalho muito importante no meio do povo do Senhor. Pois eles eram escolhidos pelo próprio Senhor para esse trabalho. No livro dos Juízes constantemente lemos o seguinte: “Os filhos de Israel fizeram o que era mau perante o SENHOR e se esqueceram do SENHOR, seu Deus; e renderam culto aos baalins e ao poste-ídolo” (Jz 3.7). Então, o SENHOR castigava o seu povo com opressão através de outras nações. Quando o povo clamava ao SENHOR, o SENHOR vinha ajudar. Para livrar o povo o SENHOR usava certos homens para esse trabalho e esses homens eram chamados de juízes. Porque eles julgavam o povo para saber se o povo estava andando conforme os mandamentos do SENHOR. E Sansão era um juiz com a responsabilidade de guiar o povo no caminho da verdade de Deus.
Sansão – de uma forma especial – era diferente de todos os outros juízes por causa do que o Senhor fez antes mesmo de ser gerado no ventre de sua mãe. Sansão era filho de um homem chamado Manoá e não tinha filho porque sua esposa era estéril. Um dia o Anjo do SENHOR apareceu a esta mulher com a seguinte mensagem: “Eis que és mulher estéril e nunca tiveste filho; porém conceberás e darás à luz um filho” (Jz 13.3). Era uma grande noticia na vida daquela mulher que correu imediatamente depois da notícia para comunicar ao seu esposo. Porém, o Anjo do SENHOR acrescentou qual seria o cuidado da mulher durante a gravidez: “Agora, pois, guarda-te, não bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisas imundas; porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha” (Jz 13.4-5). Estamos percebendo que o nascimento de Sansão é especial. Pois o SENHOR está retirando a morte do ventre da esposa de Manoá e colocando vida. Em seguida é dada ordem como a mulher deve se cuidar durante a gravidez e quando a criança nascer não deve cortar o cabelo dela. Porém, a pergunta que surge é: por que o Anjo do SENHOR deu essa ordem? O motivo encontramos em Juízes 13.5: “porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus”.
Sansão nasceu com um propósito especifico dado pelo Senhor Deus. Ele seria um nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe. Agora, o que era um nazireu? A lei sobre o nazireado encontramos no livro de Números 6. Um nazireu é alguém que fez um voto especial ao SENHOR, com o propósito de se consagrar ao SENHOR somente. Então, ele seria alguém diferente no meio do povo. Pois todos sabiam que ele fez um voto ao SENHOR a fim de o servir de uma maneira melhor. Ou seja, ele iria consagrar toda a sua vida unicamente ao SENHOR. Ele seria um servo dedicado ao trabalho do reino de Deus e nada mais. Um nazireu seria a luz do mundo e o sal da terra em meio aos homens. A sua vida seria um sermão ambulante em meio a sociedade. Todos deveriam ver a glória de Deus em sua vida. Então, quem se comprometia ao SENHOR com um voto especial tinha que cumprir a qualquer custo conforme a lei do SENHOR. Podemos dizer o mesmo sobre nossa profissão de fé. Nós fizemos um voto ao Senhor de que iremos ser fiéis a Ele em toda nossa vida. Então, declaramos que a nossa vida inteira seria inteiramente do Senhor. Iríamos viver como o Senhor ordenou em sua Palavra. Desse modo nós somos nazireus do Senhor. Porque professamos nossa fé nEle e decididamente professamos que a nossa vida é inteiramente dEle. Agora, você está vivendo conforme a sua profissão de fé? Você está vivendo conforme aquilo que você professa crer em Jesus Cristo? Porque você foi chamado para ser a luz do mundo e o sal da terra. Você foi chamado para ser diferente neste mundo e não igual ao mundo. Então, responda: minha profissão de fé em Cristo, estou realmente vivendo ela?
No caso de Sansão também foi assim. O próprio SENHOR havia separado, consagrado Sansão para fazer a sua vontade; para ser diferente; Sansão foi consagrado ao SENHOR para honrar e glorificar ao SENHOR com a sua vida inteira. Honrar sendo fiel no seu trabalho de juiz sobre Israel. Como juiz, deveria julgar o povo com retidão e mostrar a vontade de Deus na vida do povo. Ele tinha a tarefa – não apenas de libertar o povo da opressão – ele também tinha a tarefa de julgar os pecados do povo. Tinha a tarefa de ensinar o povo como Deus é um Deu maravilhoso, gracioso, em remir Israel dos seus inimigos e pecados. Através de Sansão o povo iria ser conduzido a honrar ao SENHOR.
Sansão também deveria glorificar ao SENHOR com a sua vida diária, sendo um exemplo ao povo. O povo deveria ter condições de ver Deus trabalhando na vida dele e assim todo o povo de Israel e os gentios deveriam glorificar ao SENHOR. Sansão deveria ser uma luz no meio do povo. Através da sua vida as pessoas deveriam glorificar a Deus vendo como o SENHOR muda a vida do pecador. Como Jesus Cristo diz: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.16).
Porém, Sansão não fez o que o SENHOR ordenou. Como Nazireu, foi uma negação; como juiz, também foi uma negação; como exemplo de um servo do SENHOR, foi um péssimo exemplo para todos. Irmãos, Sansão fez exatamente o que o SENHOR proibiu. Em momento algum vemos Sansão julgando o povo conforme a vontade do SENHOR Deus; em momento algum vemos ele sendo um exemplo de vida piedosa ao SENHOR, o Deus da aliança.
Ele procurou casamento com uma descrente em vez de buscar um casamento no SENHOR. Juízes 14.1-3 diz: “E desceu Sansão a Timna; e, vendo em Timna uma mulher das filhas dos filisteus, subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que tu vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos”. Vocês estão prestando atenção na atitude de Sansão? Sansão não está procurando um casamento no Senhor, conforme a sua lei. Por quê? Sansão disse: “porque ela agrada aos meus olhos”. Não agrada a Sansão casar-se com uma filha de Deus, ou seja, não agrada a Sansão viver como um filho de Deus neste mundo sendo diferente. Sendo a luz do mundo e o sal da terra. Pois com o casamento com uma descrente, ele procurou se identificar com os ímpios. Ele procurou ser igual aos descrentes que vivem sem Deus em suas vidas. Ele queria se identificar com aqueles que desprezam a Deus e a seus mandamentos. Ele não queria ser iguais aos crentes tementes a Deus. Ele achou mais interessante o pecado que a vida com Deus. Ele achou melhor uma vida longe do Deus da vida. Ele prefere andar segurando a mão de Satanás e casado com ele. Paulo diz: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos... que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?” (2 Co 6.14, 15). Paulo está dizendo que não há comunhão entre o filho de Deus e o filho do diabo. Entre um redimido no sangue de Jesus Cristo e um não-regenerado.
Sansão está cego pelo pecado; ele está cobiçando cada vez. Lembrem-se: todo pecado leva a outro pecado senão há arrependimento. Veja o que aconteceu com Sansão. Ele desceu a Timna, terra de gentios; terra dos filisteus; o povo que é inimigo declarado do povo de Deus. Ele começou a frequentar as terras dos gentios e os mesmos lugares deles. Um pouco mais tarde ele desceu a cidade da Gaza. E o texto diz que ele “viu ali uma prostituta, e coabitou com ela” (Jz 16.1). Sansão está agindo como um animal que sai a caça de sua presa e quando coloca seus olhos na presa, parte para o ataque. Os seus olhos estão à procura do pecado para satisfazer seus desejos sexuais. Então, ele não tem dificuldade em ter relações sexuais ilícita com uma prostituta. Veja que o seu deus é o sexo e não o SENHOR. Foi exatamente assim que o pecado entrou no mundo. Eva viu que o fruto da árvore era boa para dar entendimento e então, ela foi e comeu. A cobiça começa com os nossos olhos. O Senhor Jesus Cristo disse em Mateus 6.22-23: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”. Os olhos de Sansão não buscava a luz; não busca a Deus que é a luz que brilha em meios às trevas. Por isso Jesus Cristo disse: se teu olho de faz pecar, arranca-o e lança-o fora. Pois é melhor que entre cego no céu que serem lançados no inferno com os dois olhos.
Porém, Sansão não quer saber disso. Ele como nazireu está cada vez mais se contaminando com o pecado. Cada vez mais ele está perdendo sua identidade como nazireu, filho da aliança. Ele está cada vez mais semelhante aos gentios.
Nessas idas e voltas atrás de prostitutas nas terras dos gentios, ele conheceu Dalila – outra prostituta. Ele que se gabava de sua força, foi traído por Dalila. Porque Dalila o seduziu de tal maneira que ele entregou o seu coração a Dalila. Sansão disse a Dalila: “Nunca subiu navalha à minha cabeça, porque sou nazireu de Deus, desde o ventre de minha mãe; se vier a ser rapado, ir-se-á de mim a minha força, e me enfraquecerei e serei como qualquer outro homem” (Jz 16.17). Sansão em sua resposta mostra que ele está bem consciente da sua identidade. Ele sabe que deve servir ao Senhor com fidelidade e que não deve viver no pecado. Porém, ele não se importa com o Senhor Deus. Essa é a natureza do pecado. O pecado afasta o homem de Deus e de seus mandamentos; o pecado afasta o homem de Deus e da Igreja de Cristo e da comunhão com seus irmãos.
Quem vive em pecado não deve esperar a ajuda do SENHOR quando precisar. Brincar com o pecado é procurar a morte. Veja o que aconteceu com Sansão. Em Juízes 16.20 diz que o SENHOR havia abandonado Sansão. Esse é o resultado quando desprezamos a Deus com os nossos pecados. Quando precisamos dEle, Ele tem ido embora.
A vida de Sansão é um exemplo negativo. É um exemplo a não ser seguido. Um exemplo a não ser imitado.
2. O Exemplo Positivo

Irmãos, qual é o exemplo positivo da vida de Sansão? O exemplo positivo da vida de Sansão é o seu arrependimento. Em Hebreus 11.32 diz: “Que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas”. Ele é colocado na lista dos heróis da fé. Ele é colocado no meio daqueles que foram fiéis ao Senhor Deus. E por que ele é considerado um exemplo de fé? O motivo – como já falei – foi o seu arrependimento. Em Juízes 16.28 diz: “Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos um dos meus olhos”.
Sansão é um exemplo positivo para cada um de nós quando ele deixa o pecado e coloca Deus em sua vida. A morte do velho homem é a profunda tristeza por causa dos pecados e a vontade de odiá-los e evitá-los, cada vez mais. O verdadeiro arrependimento não fica alegre com o pecado, mas deixa o pecador triste porque pecou contra o seu Deus. E por causa disso o crente odeia o pecado como algo que mata a alma e que leva para longe de Deus. E é por isso que quer evitá-lo cada vez mais. Quer fugir do pecado. Então, o crente quer viver uma vida nova. Porque ele é uma nova criatura em Cristo. O nascimento do novo homem é a alegria sincera em Deus, por Cristo, e o forte desejo de viver conforme a vontade de Deus em todas as boas obras.
A alegria do crente não é o pecado, mas sua nova vida em Cristo. Por isso ele se alegra em fazer a vontade de Cristo. O desejo que tem de servir a Deus é sincero, é verdadeiro. Esse desejo leva-o a cada dia querer ser parecido com seu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Porque é em Cristo que cada um de nós encontramos vida. Em Cristo encontramos razão para viver e não necessitamos de mais nada para satisfazer os nossos desejos. Porque os nossos desejos são satisfeitos por Cristo na cruz.
Sansão provou isso nos últimos dias de vida. Ele aprendeu que não se pode viver longe do Deus da vida. Ele se arrependeu de tal maneira que ele ofereceu a sua vida para fazer a vontade de Deus. Matando os inimigos de Deus. Ele se ofereceu para fazer a vontade de Deus.
Semelhantemente fez Jesus Cristo na cruz do Calvário. Ele se ofereceu para salvar pecadores como Sansão e como nós. E uma evidência disso é a nossa própria vida. Fomos comprados com seu precioso sangue na cruz do Calvário. Somos as propriedades de Jesus Cristo. Isso significa que fomos separados do mundo para fazermos a sua vontade. A nossa luz deve brilha neste mundo de tal maneira que Cristo seja glorificado com a nossa vida.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário