terça-feira, 5 de agosto de 2014

Hebreus 10.19-25: Jesus nos exorta a não deixarmos de congregar

Leitura: Hebreus 10.1-18                                                Pr. Alexandrino
Texto: Hebreus 10.19-25                                                Recife 09-03-2014

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

A carta aos Hebreus foi escrita para encorajar crentes desencorajados! Foi escrita para estimular membros que estão desencorajados em continuar a vida cristã com alegria e com todo entusiasmo. Pois muitas vezes passamos por tantas tribulações que ficamos atribulados e nos fazem querer desistir ou ser crentes negligentes na fé. Crentes que deixam de manusear as ferramentas para fortalecer a sua fé em Cristo. Ferramentas como: a leitura da palavra, a prática da oração, a prática da comunhão, a prática do estudo da Palavra com os irmãos. O não uso dessas práticas benfeitoras leva os crentes a serem crentes negligentes, apáticos, sem gosto, sem sabor, sem sal. Crentes que vivem amargurados; crentes que vivem reclamando de tudo e de todos; crentes espiritualmente fracos na fé em Cristo. E o resultado é o que o autor aos Hebreus está dizendo no verso 25 do nosso texto: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns”.

O autor está dizendo que há crentes naquela Igreja que estavam sendo negligentes na sua vida cristã. Existia crentes que estavam deixando de ir aos cultos, aos estudos bíblicos, aos eventos de comunhão que a Igreja promovia. O motivo de tudo isso são variados. Uns deixaram de andar no caminho da fé bíblica; outros estavam querendo voltar aos antigos rituais de oferecer sacrifícios; outros estão fascinados com o que o mundo tem a oferecer; outros estavam acomodados porque a perseguição havia terminado e por isso relaxaram na vida cristã deixando os cultos, estudos bíblicos, eventos de comunhão da Igreja. Então, o autor aos Hebreus está exortando com amor a esses membros que permanecem fiéis a não deixarem de congregar como os faltosos.

E nessa exortação nós podemos olhar para nossa Igreja. Nós podemos olhar para nós mesmos e dizermos: parece que o autor aos Hebreus conhece muito bem a nossa vida diária e congregacional. Ele conhece as nossas lutas e fraquezas.

O meu objetivo nesta noite com a pregação da Palavra de Deus é exortar a todos a não desanimar, mas a perseverar firme na fé em Cristo sem vacilar.

Sendo assim, eu vos proclamo a Palavra de Deus no seguinte tema:

Tema: Jesus nos exorta a não deixarmos de congregar
1. O incentivo da exortação
2. O Propósito da exortação

1. O incentivo da exortação

Irmãos, como o autor aos Hebreus incentiva os membros da Igreja a continuarem animados? Como ele encoraja os membros a continuarem firmes na fé? A não deixarem de congregar? Ele não incentiva os membros dizendo que eles devem procurar um psicólogo para ajudá-los; nem indica um livro de auto-ajuda. O incentivo dele não vem dos homens. Ele simplesmente manda os crentes olharem para Jesus Cristo e sua obra. Ele incentiva os crentes a não deixarem de congregar vendo o que Jesus Cristo fez por eles na cruz do calvário.

Quando nós entendemos que congregar é muito mais do que um mero fato de se reunir, vamos entender o porquê o autor aos Hebreus exorta os crentes a não deixarem de congregar. O culto solene é o encontro solene entre o Deus da aliança e seu povo amado. Onde o Deus da aliança ordenou que o seu povo deve se congregar ou se reunir e que Ele irá estar presente de uma forma especial e que Ele irá falar pessoalmente ao seu povo através da pregação da palavra. Quando nos reunimos no culto solene como povo de Deus significa que entramos na presença de Deus. Significa que estamos diante do trono do nosso Senhor. O culto é o encontro de Deus com o seu povo e por esse motivo não devemos desprezar este encontro.

Entrar na presença de Deus, na sala de seu trono não causa medo? Porque nós somos pecadores e Deus não suporta o pecado. Porém, o autor aos hebreus nos encoraja a estarmos na presença de Deus, principalmente no culto. Ele diz no verso 19: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus Cristo”. O autor aos hebreus diz que nós devemos ser ousados, ter coragem de entrar no Santo dos Santos – que é sala do trono de Deus. Ele usa a expressão “Santo dos Santos” se referindo que não era um privilégio para o povo do Antigo Testamento entrar nesta sala. No templo do SENHOR as pessoas iam oferecer sacrifícios e essas pessoas ficavam no pátio. Na primeira sala chamada de “Santo Lugar” ficavam os sacerdotes fazendo o seu trabalho de oferecer os sacrifícios das pessoas. Atrás da sala onde ficavam os sacerdotes existia outra sala chamada de “Santo dos Santos”. Nesta sala se encontravam a arca da aliança – o trono de Deus; dentro da arca estavam as tábuas dos Dez mandamentos; também na sala estava a vara de Arão. Os sacerdotes não tinham permissão para entrar naquela sala e nenhuma outra pessoa. Apenas o sumo-sacerdote entrava nesta sala uma vez por ano com sangue de animais para aspergir sobre os objetos na sala. Este sangue significava que Deus perdoava os pecados do povo e que o SENHOR não iria matar o pecador. Depois de aspergir o sangue o sumo-sacerdote sairia o mais rápido possível para não ser morto. Isso era feito todos os anos mostrando que o pecador não podia entrar e estar na presença de Deus. Era uma realidade dura para o povo.

Porém o autor as hebreus está dizendo agora: “Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos”. Por que ele fala desta maneira? Como podemos entrar na sala do trono de Deus e não morrermos? Ele explica dizendo: “pelo sangue de Jesus Cristo”. O sumo-sacerdote entrava na sala do trono de Deus com sangue de animais e saía rapidamente. Hoje o autor aos hebreus diz que todos os crentes podem entrar na sala do trono de Deus e ficar ali por causa do sangue de Jesus Cristo que cobre os pecados do pecador e torna-o digno de estar na presença do santo Deus.

Irmãos, somente podemos entrar na presença de Deus através do sangue de Jesus Cristo. Através de Seu sacrifício na cruz do calvário Ele abriu o que estava fechado. Ele deu acesso à sala do trono de Deus. É isso que Hebreus 10.20 diz: “pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne”. Quando Jesus Cristo morreu o véu do templo rasgou-se de cima a baixo mostrando que a separação que existia entre Deus e o pecador foi desfeita pelo seu sacrifício na cruz. Jesus Cristo criou um novo e vivo caminho através do seu sacrifício. Ou seja, Cristo é o caminho que leva o pecador até Deus. Nenhum outro caminho leva a Deus, a não ser Jesus Cristo. Porque Jesus Cristo é o nosso grande sacerdote na casa de Deus (Hb 20.21).

Irmãos, quando nós entramos na presença de Deus, seja no culto ou na oração particular, Cristo é quem estar lá intercedendo por cada pecador redimido no seu sangue. Ele leva nossas orações a Deus. Então, como devemos nos aproximar de Deus? Hebreus 10.22 responde: “aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza da fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado com água pura”. Quando nós vamos nos apresentar diante de uma autoridade em seu gabinete, nós não vamos de qualquer maneira. Normalmente colocamos uma boa roupa e bons sapados para nos encontrarmos com tal autoridade. E quando vamos nos encontrar com Deus – entrarmos em sua presença – não podemos nos aproximar de qualquer maneira. Em primeiro lugar devemos nos aproximar dEle com um “sincero coração”. Não podemos nos aproximar de Deus com um coração falso e mentiroso. Não devemos chegar diante de Deus com um coração que não ama a Ele acima de todas as coisas. Um coração com vontade de servir-Lo com amor verdadeiro. O nosso coração deve ser sincero em amar a nosso Deus.

Em segundo lugar devemos nos aproximar de Deus “em plena certeza da fé”. Devemos ter total certeza de que quando cremos e temos fé verdadeira em Cristo Jesus, verdadeiramente entramos na presença de Deus. Entramos pelas portas do seu palácio e pela porta de sua sala real e nos prostramos diante do seu trono. Toda vez que estamos no culto, entramos na presença de Deus de uma forma especial. Toda vez que oramos em nossas casas também entramos na presença de Deus. Então, tenham total certeza desta verdade. Pois a fé é a certeza de que as promessas de Deus são verdadeiras.

Em terceiro lugar devemos nos aproximar de Deus “tendo o coração purificado de má consciência e lavado com água pura”. O nosso coração tem que ser um coração realmente purificado pelo sangue de Cristo e renovado pelo poder do Espírito Santo. Sem um coração temente a Deus não há como nos aproximarmos de Deus. Quando andamos em pecado, quando amamos o pecado e dizemos que nos aproximamos de Deus, é mentira! Estamos nos enganando com uma falsa esperança de que Deus nos ama. Estamos nos jogando na perdição eterna. Um coração sincero busca odiar e fugir do pecado e viver em santidade de vida. Um coração sincero busca estar mais em comunhão com Deus e andar na fé genuína.

Irmãos, acabamos de ouvir o incentivo de Jesus Cristo para de maneira nenhuma deixarmos de congregarmos. O incentivo está no fato de que quando nós nos reunimos como povo de Deus, nós entramos em sua presença realmente. Que Cristo pelo seu sacrifício nos deu este privilégio que não tínhamos quando vivíamos no pecado. Se somos redimidos pelo sangue de Jesus Cristo e temos o seu Espírito Santo a habitar em nós, não vamos deixar de congregar-nos no culto a Deus ou em qualquer outra reunião da Igreja. Porque nós entramos na presença de Deus por causa de Jesus Cristo e não queremos perder este privilégio. Essa verdade deve causar alegria em nossas vidas diariamente. Deve nos dar ânimo para continuarmos com alegria de nos congregar como povo de Deus. Essa verdade deve nos ajudar a enfrentarmos as dificuldades que enfrentamos durante a semana e assim nos fortalecer de que podemos contar com essa realidade em nossa vida. Então, “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel”. Guardemos firme a nossa confissão, pois no futuro poderemos ver o nosso Deus com nossos olhos físicos. Creiamos firmes porque Deus é fiel.

2. O Propósito da exortação

Irmãos, qual o propósito de estarmos congregados? Por que temos que nos reunir no culto regularmente com outras pessoas? Por que precisamos estar nos estudos bíblicos? (Ou reunião dos homens e das mulheres?) Na catequese, no almoço? Por que não podemos nos afastar destas atividades? Irmãos, nós não podemos nos afastar dessas atividades porque servem para nos fortalecer. Hebreus 10.24 diz: “Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras”. Ele começa dizendo que o motivo de congregar-nos é porque nós consideramos alguém importante, algo importante. Quando consideramos alguém importante queremos estar com essa pessoa e ajudá-la. E essa consideração se aplica quando nós nos reunimos no culto para cultuar, no estudo bíblico, (nas reuniões dos homens e das mulheres), na catequese das crianças e almoço e tc. Apenas a nossa presença com alegria em participar já é um estimulo para os outros membros e até mesmo aqueles que nos visitam. Agora imagine estarmos firmemente envolvidos ativamente na vida da Igreja como membros vivos. Membros que estão pensando no bem da Igreja de Cristo e seus membros. Seria muito maravilhoso!

Irmãos, nós nos congregamos para estimularmos uns aos outros ao amor e as boas obras. Uma vida congregacional é uma vida de compromisso com os outros membros. É uma vida de comunhão com os outros membros. Quando estamos congregando fielmente as atividades da Igreja, vamos procurar estimular os outros membros a participar também. Vamos encorajar-los a estarem conosco partilhando da mesma alegria.

Muitas vezes nós colocamos desculpas para dizer que não temos condições para vir as atividades da semana ou quando faltamos ao culto. O Pr. Greg Gilbert explicando os versos 24-25 de Hebreus 10 diz o seguinte:

“No mínimo, portanto, devemos dizer que, para todo cristão, freqüentar as reuniões da igreja não é opcional. O autor de Hebreus – e portanto o próprio Espírito Santo – ordena que os cristãos estejam presentes quando os crentes com quem eles congregam se reúnem”.

Ele continua: “De modo bastante prático, isso significa que nós talvez precisemos reorganizar nossas agendas para encontrar tempo para o ajuntamento dos santos. Compromissos de trabalho podem ser deslocados. Tarefas de casa podem ser feitas em outro momento. Relatórios podem ser preenchidos mais cedo ou mais tarde. A maioria das igrejas se reúne não mais do que duas ou três horas por semana, o que ainda deixa cerca de 145 horas para fazer essas ou outras coisas. De acordo com Hebreus, encorajar e estimular outros cristãos deve estar no topo da lista de prioridades de todo cristão, e isso significa freqüentar as reuniões públicas da igreja”.

Irmãos, essa é nossa tarefa na prática como povo que vive em aliança com Deus e seus irmãos em Cristo. Devemos considerar como devemos encorajar uns aos outros ao amor e a boas obras. Lembrem-se que o resumo da lei é amar a Deus e ao seu próximo como a si mesmo. Então, não deixemos de congregar. O Pr. Simon kistemaker comentando Hebreus 10.25 diz: “Uma das primeiras indicações de falta de amor para com Deus e para com o próximo é ficar longe dos cultos de adoração. É um desprezo da obrigação comunal de participar desses encontros e a demonstração dos sintomas de orgulho e egoísmo”. E isso é verdade.

Irmãos, quando nós amamos a Deus e a nosso irmão verdadeiramente, não queremos ficar longe da comunhão que Jesus Cristo conquistou na cruz. Pelo contrário, vamos querer estar juntos com todos. Vamos querer aproveitar cada oportunidade que aprece. Não vamos medir esforço para estarmos juntos. Por isso devemos observar bem o que diz Hebreus 10.25: “não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns”.

O pr. Greg Gilbert diz: “... o autor de Hebreus está convocando a mais do que mera freqüência. Muitas vezes, os cristãos tratam a freqüência na igreja como mais um item de sua lista de “afazeres cristãos”. Eles freqüentam um culto de igreja, sentam quieta e anonimamente nos fundos do salão, ouvem o sermão com o coração dividido, escapam durante o hino final sem falar com ninguém, e mentalmente riscam o item da semana: “Igreja freqüentada. Hebreus 10.25 obedecido”. Mas isso não é de modo algum o que o autor de Hebreus tinha em mente aqui. Ele não diz simplesmente: “Freqüente a igreja”. Em vez disso, ele põe a freqüência à igreja, muito deliberadamente, no contexto de conhecer, amar e encorajar outros crentes. Ele a põe no contexto de estimular uns aos outros ao amor e às boas obras”.

Ele continua: “A reunião pública de uma igreja local envolve mais do que indivíduos que se reúnem para ouvir a Palavra de Deus pregada – embora isso esteja certa e crucialmente envolvido. Ela envolve também compartilhar vida com outros crentes que se aliançaram para dar suporte e encorajamento uns aos outros como cristãos. É nas reuniões públicas da igreja que nós oramos uns pelos outros, choramos e nos alegramos uns com os outros, carregamos os fardos e as tristezas uns dos outros, ouvimos a Palavra de Deus juntos, e trabalhamos para aplicá-la à vida uns dos outros. Em resumo, a reunião da igreja é o tempo mais importante que os crentes possuem para estimular uns aos outros ao amor e às boas obras”.

Irmãos, se tem pessoas que faltam e não estimulam uns aos outros ao amor e as boas obras, não devemos seguir o exemplo deles. Vamos continuar congregando; vamos continuar estimulando uns aos outros ao amor e as boas obras; vamos continuar estimulando até mesmo aqueles que faltam.

Por que vamos continuar fazendo isso? Hebreus 10.25 diz: “antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.

Nós vamos continuar porque pensamos no futuro; pensamos no dia da volta de Cristo e não queremos que nossos irmãos – até os faltosos – fiquem para trás; queremos que eles juntos conosco estejam no céu de Cristo. Este é o propósito de estarmos congregando.

Irmãos, que cada um de nós esteja estimulado por esta exortação e pensemos melhor sobre a nossa vida como crentes que amam a Jesus Cristo e seus irmãos. Que sejamos encorajados a estimularmos uns aos outros como a prática da nossa fé em Jesus Cristo.
Amém.

Um comentário:

  1. Muito bom, minha igreja tem andado assim, desperssa,desunida sem interesse nos eventos que temos, mas creio que o ESPÍRITO SANTO vai falar ao coração de cada um e essa situação vai mudar.

    ResponderExcluir