terça-feira, 5 de agosto de 2014

Salmo 117: Louvai ao SENHOR

Texto: Salmo 117                           Pr. Alexandrino

                                                      São José e Recife 03-07-2014

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

Este é o menor salmo da Bíblia com apenas dois versículos. Normalmente nós cantamos este salmo todos os domingos nos cultos durante as ofertas. Porém, cantamos, cantamos e cantamos e não paramos para nos perguntar o que realmente estamos confessando quando cantamos o Salmo 117. Não paramos para analisar este salmo, apenas sabemos que é o menor salmo da Bíblia – e isso não acontece apenas neste Salmo 117.

Então, o que o SENHOR quer nos ensinar com este Salmo 117? Você já parou para pensar sobre estas palavras em sua casa?

Irmãos, tudo indica que este Salmo 117 era um dos salmos de romagem, ou seja, quando o povo estava subindo para o templo cultuar a Deus ou até mesmo cantado durante o culto. E nós hoje fazemos bem em ouvir o que o Espírito Santo tem a dizer neste Salmo tão pequeno com apenas 17 palavras na língua hebraica. Uma coisa é certa: o Espírito Santo sempre tem um propósito no que faz e nada faz sem um propósito. E com relação a este Salmo não é diferente. Ele tem um propósito em inspirá-lo e colocá-lo na Bíblia para que nós hoje pudéssemos estar lendo este Salmo e tentando descobrir qual o propósito em Ele colocar o Salmo 117 na Escritura Sagrada com apenas dois versículos.

Eu vos proclamo a Palavra do SENHOR no seguinte tema:

Tema: Louvai ao SENHOR
1. O convite para louvar
2. O motivo para louvar

1. O convite para louvar

Irmãos, este Salmo 117 é lindo e tem uma linguagem muito doce. Pois este Salmo expressa o propósito do SENHOR quando Ele fala na pregação da Sua palavra. Este salmo é um cântico de louvor a Deus. O Salmo começa com um convite do SENHOR da seguinte forma: “Louvai ao SENHOR”. A palavra aqui no verso 1 traduzida como ‘louvar’ significa ‘elogiar, louvar a (Deus), cantar Aleluia’. A palavra ‘louvar’ é usada também no final do salmo e é traduzida lá como ‘Aleluia’. Em outras palavras, o SENHOR está fazendo um convite para elogiar a Ele próprio acima de qualquer coisa. Elogiar sua majestade e os seus grandes feitos neste mundo e fora dele.

Agora, quem é chamado a louvar, elogiar ao SENHOR e os seus grandes feitos neste salmo? O verso 1 diz: “Louvai ao SENHOR, vós todos os gentios, louvai-o, todos os povos”. O convite para louvar ao SENHOR é feito a todas as pessoas deste mundo. Não é feito apenas a Israel como sendo o povo de Deus que está em aliança com Ele. Que é abençoado pelo SENHOR. Mas, todos os povos do mundo inteiro são convidados a louvar, a elogiar ao nome do SENHOR.

E o motivo deste convite é que nem todos neste mundo louvam ao SENHOR. Após a queda a humanidade deixou de louvar a Deus e correu apenas atrás de seus pecados que é uma afronta contra Deus. Pensem nas pessoas em todas as partes deste mundo. Pensem nestas pessoas que em vez de louvar a Deus louvam a ídolos. Transformam a criação de Deus, que demonstra o seu poder, em ídolos. Pessoas que tentam acabar seus problemas tentando serem ricos a qualquer custo, achando que o dinheiro é tudo na vida. Pessoas que estão fazendo promessa e adoram imagem em vez do Criador. Pessoas que simplesmente deixam de atender ao convite de Deus por fazer do sexo, da bebida, diversão mundana seus ídolos. Pessoas que usam drogas para encontrar satisfação nesta vida e todos nós sabemos que isto é uma procura vã e inútil. Pessoas que guardam mágoa e ódio em seus corações mostrando que não reconhece o perdão de Deus e assim louvá-lo devidamente.

Vemos conflitos, guerras entre países; vemos guerra entre pessoas e a lista continua. Nós vivemos em um mundo cheio de ódio. E a causa de tudo isso é o pecado. O pecado leva as pessoas a não fazer a vontade de Deus e é por isso que há tanto conflito e guerra neste mundo.

Irmãos, como é triste olharmos pessoas sem louvar a Deus, sem elogiar ao SENHOR neste mundo. E mais triste ainda é quando vemos aqueles que se dizem crentes não se esforçando para elogiar ao SENHOR, para louvá-Lo diante das pessoas descrentes ao seu redor. Em vez de elogiar ao SENHOR, juntam-se aos pecadores e não louvam, não elogiam o SENHOR. Algo que até mesmo a criação faz. No Salmo 19.1-6 vemos isso. Vamos ler o Salmo 19.1-6 (ler).

Então, o convite do SENHOR neste Salmo 117 é um convite ao arrependimento por meio da pregação do evangelho. Somente através da pregação do evangelho é que o pecador pode realmente louvar ao SENHOR como Ele merece. Pois as pessoas neste mundo estão mortas em seus delitos e pecados. E um morto não pode crer ou fazer qualquer coisa a menos que alguém faça algo por ele. Como o apóstolo Paulo diz que o “evangelho... é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16). E em Romanos 10.17 ele diz: “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Deus”.

Irmãos, podemos dizer que este Salmo 117 é um chamado missionário a Igreja para pregar a Palavra de Deus por todo mundo. A Igreja deve cumprir o mandato de Cristo de pregar a palavra de Deus até aos confins do mundo para que pecadores arrependam-se de seus pecados e louvem ao SENHOR. Tomem o livro de Atos como um excelente exemplo de espalhar o evangelho por todo mundo.

O livro de Atos começa com as seguintes palavras de Jesus Cristo para seus apóstolos no capítulo 1.8: “sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Prestem atenção no que Cristo diz: a ordem era para proclamar o seu evangelho em Jerusalém primeiramente e assim alcançar o povo da aliança que habitava ali; e uma multidão foi convertida e passou a louvar e engrandecer ao SENHOR Deus no dia de pentecostes. Em seguida os apóstolos tinham que sair de Jerusalém e pregar na região da Judéia e trazer mais pecadores ao arrependimento. Pensem na primeira perseguição após a morte de Estevão que fez com que o evangelho chegasse a Judéia. Atos 8.1: “Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria”. Depois tinham que chegar até aos samaritanos – pensem em Filipe que anunciou o evangelho entre os samaritanos. Em seguida os apóstolos tinham que fazer com que todos os povos gentios do mundo viessem a crer em Jesus. Olhando esse plano missionário de Jesus Cristo, podemos ver quão longe esse evangelho se espalhou pelo mundo.

Pensem nas viagens missionárias do apóstolo Paulo a Salamina, Pafos, Perge, Icônio, Cesaréia, Corinto, Atenas, Beréia, Tessalônica, Filipos, Neápolis, Colossos, Éfeso, Trôade e muitos outros lugares. Pensem em nomes como Lídia da cidade de Tiatira e o carcereiro de Filipos. São lugares e pessoas que ouviram o convite do Salmo 117 e atenderam com verdadeira fé. Eles se converteram de seus pecados e começaram a viver para Jesus Cristo. Eles passaram a louvar, elogiar a Pessoa e obra de Jesus Cristo.

Irmãos, cada vez que a Palavra de Deus é pregada fielmente é um convite as todos os povos e nações deste mundo para louvar, elogiar ao nosso SENHOR. Cada vez que um pecador se converte de seus pecados é motivo de jubilo de nossa parte. Pois mais pecadores estão atendendo ao convite para louvar ao SENHOR!

Agora na prática, o que significa louvar, elogiar o nome do SENHOR para nós que nos convertemos de nossos pecados? Louvar significa, irmãos e irmãs, elogiar ao SENHOR e toda a sua obra. Pense novamente em Atos 2 logo após o pentecostes e a conversão de milhares de pecadores. Eles mudaram as suas vidas de tal maneira que era impossível as pessoas não verem a nova vida que eles tinham agora. Atos 2.47 diz que os novos convertidos viviam “louvando a Deus e contanto com a simpatia de todo povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”. O texto diz que a vida desses crentes agora era cantar, louvar, elogiar as obras de Deus em suas vidas e por todo o mundo. O que sai da boca deles não era mundano e ímpio; eles não pensavam da maneira que o mundo pensa; em tudo queriam pensar conforme o evangelho que lhes deu vida.

E por causa desta maneira de viver as pessoas admiravam aqueles cristãos que dedicavam fielmente suas vidas a Cristo. Eles realmente eram o sal da terra e a luz deste mundo. Por causa deles as pessoas glorificavam a Deus e mais e mais se tornavam membros da Igreja. Eles percebiam que ali havia uma verdadeira Igreja do Senhor Jesus Cristo. Eles viram que as pessoas da Igreja em Jerusalém não amavam apenas de palavras, mas de fato e de verdade. O amor era uma prática constante na vida da igreja e de cada membro. O amor de Cristo na vida daqueles membros era tão grande que o Espírito Santo diz que “nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes” (At 4.34). Os membros da Igreja cuidavam muito bem dos seus irmãos e estavam até dispostos a se desfazer voluntariamente de bens materiais para ajudar aos necessitados. Isso é uma demonstração do amor na prática. Isso é uma prova de que o amor de Cristo reinava na vida daqueles crentes. Isso é uma prova de que o convite do Salmo 117 foi atendido com verdadeira fé.

E tem mais: quando foram perseguidos e obrigados a saírem de seus empregos, de suas casas, de perto de seus amigos e de sua cidade, eles não deixaram de falar de Cristo. Atos 8.4 diz: “Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra”. Eles mesmos sendo perseguidos evangelizavam as pessoas que se tornaram seus novos vizinhos. Eles não deixaram o medo da perseguição e da morte calar as suas bocas. Pelo contrário, eles abriram as suas bocas e elogiaram a obra de Cristo de tal maneira que muitos se arrependeram e queriam saber mais e mais sobre Cristo.

Irmãos, aqueles crentes perseguidos entenderam muito bem que aqueles seus novos vizinhos precisavam ouvir o convite do SENHOR gravado no Salmo 117. Por isso eles falaram de Cristo para aquelas pessoas e as suas palavras eram confirmadas pela fiel maneira de viver. Porque eles louvavam, elogiavam ao seu SENHOR.

Irmãos, foi este convite do Salmo 117 que nós ouvimos e por isso fomos convertidos. Fomos convertidos para louvar ao nosso SENHOR Deus. Fomos convertidos para elogiar a sua obra em nossas vidas. Fomos convertidos para falar da obra de Cristo neste mundo. Chamados a engrandecer ao SENHOR Deus. Lembrem-se: só estamos aqui hoje porque Deus em sua graça estendeu este convite até nós e Seu Espírito trabalhou em nossos corações pela pregação da palavra. Por esse motivo não podemos viver pecando ou deixando de falar de Cristo para aqueles que não conhecem as boas-novas do evangelho. Nós temos esta tarefa como povo de Deus.

2. O motivo para louvar

Irmãos, qual o motivo para louvarmos ao SENHOR? O verso 2 do Salmo 117 diz: “Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco, e a fidelidade do SENHOR subsiste para sempre”. Primeiramente o salmista diz que devemos louvar ao SENHOR por causa da sua misericórdia para conosco. Quando o salmista diz: “Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco”, não devemos pensar em coisas pequenas que recebemos, como: um bom emprego, uma boa família, tudo são frutos da graça de Deus, mas são coisas pequenas. Quando o salmista diz que a misericórdia do SENHOR é muito grande em nossa vida devemos pensar no que o SENHOR fez por nós e em nós.

Irmãos, nós fomos criados de uma maneira gloriosa a imagem e semelhança de Deus e como a coroa de toda a criação. Porém, nós jogamos tudo isso fora e preferimos viver sem a glória com que fomos criados para vivermos no pecado e do lado de satanás. Então, por natureza e por nossa própria escolha preferimos o inferno em vez do céu; preferimos satanás em vez de Deus. Por isso seria justo se Deus nos lançasse, bem como toda raça humana, no inferno. Seria perfeitamente justo da parte de Deus porque nós preferimos a condenação.

Porém, quando olhamos para nós hoje, não estamos no inferno. Pelo contrário, estamos servindo ao SENHOR; fazemos parte de seu povo; somos herdeiros da vida eterna; somos chamados agora de filhos e filhas de Deus; e mais: somos co-herdeiros com Cristo. Então, como explicar tudo isso? O Espírito Santo responde: “Porque mui grande é a sua misericórdia para conosco”. Irmãos, como Deus usou de misericórdia para com cada de vocês?

O SENHOR Deus nos deu o seu único Filho para nos salvar. Ele enviou Seu Filho Unigênito ao mundo para carregar os nossos pecados e levá-los até a cruz. Na cruz do calvário, Deus derramou toda a Sua ira sobre o seu Filho amado, que deveria cair sobre cada um de nós. E de uma maneira terrível matou o seu próprio Filho, Jesus Cristo. Por nós Ele matou seu Filho. Por nós o SENHOR matou seu Filho como sacrifício pelos nossos pecados.

E em nós Ele aplicou este sacrifício pelo Seu Espírito Santo que utilizou a pregação da palavra. O Espírito Santo aplicou o sacrifício de Cristo Jesus aos nossos corações depois de nos regenerar. Assim recebemos o perdão de nossos pecados. É principalmente essa misericórdia em nossas vidas que é muito grande. Pois não houve outra maneira de Deus nos perdoar senão matando o seu próprio Filho amado. Por isso eu falei que não devemos minimizar as misericórdias de Deus em nossas vidas. Trabalho e família são bênçãos dadas por Deus. Mas o perdão dos pecados, a vida eterna, adoção de filhos e a comunhão com o próprio Deus não tem comparação com nada neste mundo. É por isso que o salmista diz que é muito grande a misericórdia do SENHOR em nossas vidas. É por esse motivo que louvamos, que elogiamos, que engrandecemos ao SENHOR. É por esse motivo que não podemos parar de louvar ao seu grandioso nome em nossas vidas e em todos os lugares.

Em Romanos 15 o apóstolo proclama esta verdade para nós e até cita o Salmo 117.1. Ele diz: “Digo, pois, que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos nossos pais; e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia, como está escrito: Por isso, eu te glorifiquei entre os gentios e cantarei louvores ao teu nome. E também diz: Alegrai-vos, ó gentios, com o seu povo. E ainda: Louvai ao Senhor, vós todos os gentios, e todos os povos o louvem” (Rm 15.8-11). Louvamos porque a misericórdia do SENHOR é muito grande e maravilhosa em nossa vida. Somente quem não recebe a graça do perdão dos pecados em sua vida é que não louva a Ele. Porque realmente não tem motivo para isso e por isso vive em pecado. Mas, aquele que recebeu o perdão dos seus pecados não cansa de louvar ao SENHOR e vive vida verdadeiramente cristã.

Irmãos, o segundo motivo que o salmista nos dá para louvar ao SENHOR é que “a fidelidade do SENHOR subsiste para sempre”. A fidelidade de nosso SENHOR é imensa e confiável. O SENHOR é fiel em cumprir as suas promessas na vida de seu povo. Ele prometeu salvar seu povo dos pecados dele e Ele cumpriu matando seu próprio Filho na cruz do calvário salvando-nos da morte eterna. Então, quando louvamos ao SENHOR e pensamos em sua fidelidade para com cada um de nós, somos confortados nas promessas do SENHOR. Porque Cristo é o amém de todas as promessas de Deus. Cristo é a certeza de que o SENHOR cumprirá tudo o que prometera em sua Palavra. Quando olhamos para Cristo como o AMÉM das promessas de Deus, podemos ter a certeza de que as promessas do SENHOR são confiáveis para a nossa vida.

E tem mais: o salmista diz que a fidelidade do SENHOR dura para sempre. Isso conforta os nossos corações e nos dar animo para continuar em meio aos sofrimentos e desapontamento desta vida quebrada e assim continuar louvando ao SENHOR. Nos dar coragem todos os dias a permanecermos firmes servindo ao SENHOR, mesmo que todos ao nosso redor não queira louvar ao SENHOR. Lembrem-se que a nossa força está em Cristo. Todas as promessas que o SENHOR nos fez tem seu cumprimento em Cristo. É por esse motivo que todos nós temos força para continuarmos novamente andando e louvando ao SENHOR da nossa salvação. Por causa da bondade do nosso SENHOR Deus, em Cristo, podemos terminar este sermão dizendo: Aleluia, o SENHOR seja louvado!
Amém.


2 comentários:

  1. esperava algo mais profundo, começou bem mais, não a conclusa.

    ResponderExcluir
  2. esperava algo mais profundo, começou bem mais, não a conclusa.

    ResponderExcluir