domingo, 15 de janeiro de 2012

Josué 1.1-9: O SENHOR chama Josué para Substituir Moisés como Líder do povo


Leitura: Deuteronômio 34.1-12                       Pr. Alexandrino Moura
Texto: Josué 1.1-9                                          

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo!

Estamos começando uma série de sermões no livro de Josué. O livro de Josué narra como o povo de Israel conquistou a terra prometida – Canaã. Relatando como o SENHOR deu aquela terra como herança ao povo de Israel. O SENHOR Deus está cumprindo a sua promessa feita a Abraão em Gênesis 12.7 que diz: “Apareceu o SENHOR a Abrão e lhe disse: Darei à tua descendência esta terra”. E antes da morte de Moisés em Deuteronômio 34.4 o SENHOR repete: “Esta é a terra que, sob juramento, prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei”. Então, o livro de Josué narra a entrada do povo de Israel na terra prometida pelo SENHOR. O SENHOR está cumprindo as suas promessas para com o seu povo.
Depois de quarenta anos caminhando pelo deserto, o povo pode ver em sua frente à terra que o SENHOR jurou que daria ao seu povo. O povo podia ver em sua frente uma terra linda e frutífera; cheia de vida, águas, animais e muito mais. Diferentemente do deserto onde o povo passou quarenta anos; onde não havia água e nem vida como em Canaã. Então, podemos imaginar a alegria do povo na fronteira da terra prometida, imaginando como eles poderiam descansar em suas próprias casas; cultivar um jardim e uma horta; descansar debaixo de uma árvore; tomar banho em um rio; caminhar pelo campo verde; ver os animais do campo e as aves dos céus; ouvir o som deles. Tudo isso se passou na mente dos israelitas. Pois, eles estão vendo que a terra prometida pelo SENHOR está em sua frente e poderão descansar do calor do deserto e fixar morada. Nada de ficar armando e desarmando tendas. Era um momento de alegria, pois a promessa está se cumprindo.
Porém, nem tudo era motivo de alegria no meio do povo de Israel. Porque depois de quarenta anos no deserto desde a saída do Egito, Moisés morre antes do povo entrar em Canaã. O povo estava de luto, pois o grande líder do povo de Israel morreu sem fazer o povo tomar posse da terra prometida. Quem poderá continuar o trabalho de Moisés de conduzir Israel a conquistar a terra prometida? O que o SENHOR fará?
No nosso texto vamos ver qual a resposta de Deus para o povo de Israel depois da morte de Moisés e vamos ver como ele age na vida desta congregação.
Eu vos proclamo a Palavra de Deus no seguinte tema:

Tema: O SENHOR chama Josué para Substituir Moisés como Líder do povo
1. O momento do chamado de Josué
2. O trabalho do chamado de Josué
3. A motivação do chamado de Josué

1. O momento do chamado de Josué

Irmãos, o texto da pregação fala do SENHOR chamando Josué para ser o líder do povo de Israel. Mas, qual foi exatamente o momento, a ocasião em que o SENHOR chamou Josué para ser o líder de Israel? O momento em que o SENHOR chamou Josué não era tão simples e fácil. Pois o grande líder do povo, Moisés, havia morrido. É isso o que lemos em Deuteronômio 34.5: “Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, segundo a palavra do SENHOR”. O povo todo estava de luto por causa da morte de Moisés e chorava por causa de sua morte. Deuteronômio 34.8 diz: “Os filhos de Israel prantearam Moisés por trinta dias, nas campinas de Moabe”.
Imagine como estava a mente e o coração do povo! Eles estavam tristes e sem ânimo para continuar a sua jornada de conquista da terra. Pois Moisés era um homem diferenciado de todos. Deuteronômio 34.10-12 diz: “Nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face, no tocante a todos os sinais e maravilhas que, por mando do SENHOR, fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra; e no tocante a todas as obras de sua poderosa mão e aos grandes e terríveis feitos que operou Moisés à vista de todo o Israel”.
Deuteronômio 34.10 faz uma declaração incrível acerca de Moisés: “Nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face”. Moisés foi um homem que realmente levava o SENHOR Deus a sério! Ele foi um homem comprometido com o SENHOR Deus. O texto diz que: “Nunca mais se levantou em Israel profeta como Moisés”. Por que a Escritura fala dessa maneira? Porque de todos os servos do SENHOR, Moisés foi o único com quem o SENHOR tratava os assuntos pessoalmente. Aos outros o SENHOR falara por sonhos e visões. Mas, com Moisés era diferente. Deus falava face a face como se fosse um amigo. Foi Moisés que pediu para ver a face de Deus e Deus mostrou-lhe um pouco de sua glória. Isso mostra que Moisés era um servo fiel em tudo o que o SENHOR ordenara a ele.
E quais os assuntos que o SENHOR tratava com Moisés face a face? Deuteronômio 34.11 diz: “no tocante a todos os sinais e maravilhas que, por mando do SENHOR, fez na terra do Egito, a Faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra”. Devemos pensar no chamado de Moisés pelo SENHOR. Nós lemos em Êxodo como o SENHOR concedeu poderes a Moisés para libertar seu povo da escravidão do Egito e fazer sinais para que todos pudessem crer. Podemos pensar como Moisés transformou seu cajado em uma serpente; como transformou a água do rio Nilo em sangue; como o SENHOR por intermédio de Moisés derramou sua ira na figura das dez pragas sobre o Egito. Tudo isso ele fez por ordem do SENHOR! Sinais e maravilhas que Faraó e todos os seus oficiais e a sua terra (Dt 34.11) viram com seus próprios olhos como o SENHOR é poderoso e soberano através de Moisés. Todos viram que o SENHOR era com Moisés e ninguém podia resistir-lhe.
Mas, não foi apenas Faraó, seus oficiais e os habitantes do Egito que viram o SENHOR agindo por intermédio de Moisés. Os israelitas viram os sinais que o SENHOR realizou através de Moisés. Viram Deus abrindo o mar vermelho e afogando Faraó e seu exército; transformando águas amargas em águas doces e boas para se beber; dando maná e codornizes; tirando águas de pedras; todo o povo viu o que Deus realizara através de Moisés.
E tem mais: quando o povo se rebelava contra o SENHOR, Moisés intercedia pelo povo ao SENHOR. Quantas vezes Moisés não intercedeu ao SENHOR para poupar a vida do povo. Não é por acaso que Deuteronômio 34.8 diz: “Os filhos de Israel prantearam Moisés por trinta dias”. O povo ficou de luto durante um mês inteiro por causa da sua morte. O povo estava sem ânimo de seguir o caminho de conquistar a terra prometida. Quem poderá substituir Moisés? Josué foi o escolhido para substituir Moisés e levar o povo a terra prometida. O problema é que Josué está desanimado também; ele está triste e muito triste. Josué 2.2 diz: “Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa o Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”. A tradução que temos em nossas mãos não reflete bem a o que diz na língua hebraica. Uma tradução literal do texto diz o seguinte: “Moisés, meu servo, é morto; mas agora (com urgência), levante, atravesse tu este Jordão e todo este povo para a terra a qual eu estou dando para eles, para os filhos de Israel”.
Esse foi o momento em que Josué foi chamado por Deus para substituir Moisés como líder do povo.
Era um momento fácil para Josué? Era fácil para Josué substituir Moisés? Era fácil receber a aceitação do povo assim como Moisés? Josué tinha uma fé e confiança no SENHOR assim como Moisés? Não, não! Não era fácil a tarefa de Josué. Além de ser chamado em um momento muito difícil e de desânimo do povo, ele próprio estava desanimado.
Irmãos, presbíteros e diácono, nem sempre o momento de servirmos ao SENHOR é fácil; nem sempre é um momento de alegria e paz. Mas, muitas vezes é um momento de dificuldade e sofrimento que o SENHOR levanta homens para glorificarem o seu grandioso nome. Assim foi o chamado de Josué! Não foi um momento fácil e nem alegre. Mas, o Senhor é quem chamou Josué para uma tarefa, um trabalho especifico. E qual seria esse trabalho?

2. O trabalho do chamado de Josué

Irmãos, quando Josué foi chamado para substituir Moisés, ele foi chamado para fazer qual trabalho? Josué tinha a tarefa de pastorear e levar o povo a conquistar a terra prometida. Não era uma tarefa fácil para Josué. Por que não seria fácil?
Primeiro: ele tinha que pastorear um povo ingrato e infiel muitas vezes. Vocês devem lembrar a história do êxodo, a saída do Egito. Como o povo se rebelava constantemente contra o SENHOR por causa de bobagem. Era um povo inconstante na fé e em suas convicções. Viram as grandiosas obras do SENHOR desde o Egito até a terra prometida e mesmo assim não se mostraram rebeldes. Vocês também devem se lembrar que a quarenta anos o povo de Israel esteve também na fronteira de Canaã e teve que retornar para o deserto. Por quê? Por causa da sua infidelidade e falta de confiança no SENHOR Deus. Foi esse povo que Moisés pastoreou por quarenta anos e, é exatamente esse mesmo povo que Josué tem que pastorear. Não era um trabalho fácil.
Em segundo lugar: tinha que levar o povo a conquista da terra prometida. Josué 2.2 diz: “Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa o Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”. Literalmente do texto diz o seguinte: “Moisés, meu servo, é morto; mas agora (com urgência), levante, atravesse tu este Jordão e todo este povo para a terra a qual eu estou dando para eles, para os filhos de Israel”. O texto quer dizer o seguinte: depois que passaram os trintas dias de luto, Josué e todo o povo ainda estava se lamentando a morte de Moisés. Então, quando o SENHOR chega até Josué o encontra sentado e de cabeça baixa e sem ânimo de prosseguir o caminho que Moisés prosseguiu na vida. Levando o povo de Deus a conquistar a terra prometida. Não era uma tarefa fácil também. Pois Josué estava de luto por causa da morte de Moisés. Em sua frente ainda tinha o rio Jordão que naquela época transbordava e se tornava mais difícil ainda a travessia; mais à frente... a cidade fortificada Jericó. Josué deve ter pensado – assim como cada um de nós – que era impossível. Que não dava para realizar o trabalho. Assim como nós muitas vezes em meio as dificuldades dizemos o mesmo e não queremos fazer a obra do SENHOR.
O que Josué fez? Ele se levantou e fez o que o SENHOR ordenara. O verso 10 diz: “Então, deu ordem Josué aos príncipes do povo, dizendo...” e ele segue dando ordem. Você está vendo Josué reclamando, murmurando dizendo que não pode fazer o trabalho? Que é impossível e que não tinha disposição ou ânimo? Não, não vemos! Pelo contrário, vemos ele fazendo a vontade do SENHOR.
Irmãos, o que levou Josué a imediatamente querer fazer a vontade de Deus?

3. A motivação do chamado de Josué

Irmãos, Josué estava triste, de luto por causa da morte de Moisés junto com todo o povo de Israel. E em meio desta situação o SENHOR chama Josué para substituir Moisés e vemos Josué imediatamente fazendo a vontade de Deus. Qual era a motivação do chamado de Josué? O que deu alegria a Josué para imediatamente se levantar e começar a fazer o trabalho para o qual foi chamado? Será que era porque os membros do povo eram pessoas que não davam trabalho? A resposta está nos versos 3-5 que diz: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui como Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei”.
Irmãos, o segredo de Josué é que o SENHOR estaria com ele. O SENHOR diz no verso 5: “como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei”. O SENHOR prometeu está ajudando Josué assim como ajudou Moisés. O SENHOR estaria com ele durante toda a sua vida e foi exatamente isso o que aconteceu. Isso encheu Josué de ânimo. E essa é a promessa para os presbíteros, pastores, diáconos hoje a noite. O SENHOR estará sempre com os seus oficiais; o Senhor sempre ajudará os seus oficiais nos momentos difíceis. Não importa qual seja a dificuldade! O SENHOR sempre estará animando seus oficiais a continuarem fazendo a sua obra mesmo quando sofrem e ficam desanimados. Porque o SENHOR dá ânimo aos seus oficiais e encoraja eles a permanecerem firmes em seu chamado.
Irmãos, Deus garantiu a Josué que Ele vai cumprir as suas promessas através dele e ninguém poderia impedir o Senhor cumprir as suas promessas. O Senhor estava ensinando Josué que ele precisava confiar no SENHOR. Em outras palavras, Deus estava dizendo: Josué, você não precisa fazer tudo sozinho; porque não consegue fazer sozinho. Você precisa de ajuda. Então, conte comigo! Pois irei te ajudar. Apenas confie em mim. “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais” (Js 1.6). O que o SENHOR estava dizendo era que Josué tinha que se tornar um homem forte. Mas, não no sentido físico cheio de músculos. Ele deveria se tornar um homem firme na fé em Deus. Ele deveria confiar que o SENHOR estaria sempre com ele. Isto é confirmado nos versos 7 e 8 que diz: “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesse de falar deste livro da lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.
Para ser firme na fé, Josué deveria ser um homem apegado a palavra. Não poderia se afastar dela; não poderia deixar de meditar nela. As palavras que Moisés ordenou a ele. Ele não poderia se desviar nem para a esquerda e nem para a direita. Ou seja, não podia se desviar de maneira nenhuma. Somente assim Josué poderia ser um servo fiel ao Senhor se permanecesse em sua palavra. Assim tudo o que ele fizesse seria bem sucedido. Aqui tem uma aplica para nós oficiais e membros: nós somos chamados a confiar e se fortalecer na fé no Senhor. Somos chamados a nos apegar a palavra de Deus em nossa vida. Somos chamados a permanecermos firmes em tudo o que tem revelado em sua Palavra.
E não apenas isso: como diz o verso 8 – não devemos cessar de falar deste livro da lei; não devemos esconder esse livro somente para nós. Como oficiais devemos proclamar ao mundo; como membros devemos falar as pessoas também da graça salvadora de Deus em nossas vidas e na vida daqueles que se arrepende de seus pecados.
Irmãos, Josué foi incentivado por Deus – e nós também oficiais – a não temer os desafios. Nós enfrentamos muitos desafios e dificuldades na Igreja de Cristo para mantê-la santa e pura. Corremos o risco, como homens que somos, de ficar com medo de falar essa verdade e agir conforme essa verdade. E Josué estava na mesma situação. Pois ele ia cuidar de um povo que vivia se rebelando contra Deus e seus oficiais. Porém, o SENHOR diz a Josué e a nós oficiais no verso 9: “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.
É o próprio SENHOR que está dizendo que foi Ele que disse para fazer esse trabalho. A suficiência de Josué vem de Deus e a nossa também. Assim como Josué, somos embaixadores de Cristo. Lembrem-se: Cristo que o nosso Mestre e Cabeça da Igreja sofreu também tamanha oposição. Mas, Ele não cessou de falar desta palavra. Pelo contrário, continuou ministrando a Palavra e condenando o pecado. Não deixou-se ser intimidade pelos pecadores. Como Hebreus 13.5-6 diz: “De maneira alguma, te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiadamente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?”.
Essa é a mesma promessa feita a Josué e, é também feita a nós. Deus estará conosco em nosso trabalho. Pois não estamos cuidando do que é nosso, mas das ovelhas de Cristo. E por isso devemos ser encorajados em Cristo para fazermos o seu trabalho com amor e dedicação. Para que Cristo seja honrado e glorificado por nós.
Para terminar quero direcionar aos membros que não tem oficio: Josué não foi apenas encorajados pelo SENHOR, mas também pelo povo de Israel a fazer a vontade de Deus. Josué 1.16-18 diz: “Então, responderam a Josué, dizendo: tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos. Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedecemos a ti; tão-somente seja o SENHOR, teu Deus, contigo, como foi com Moisés. Todo homem que se rebelar contra as tuas ordens e não obedecer às tuas palavras em tudo quanto lhe ordenares será morto; tão-somente sê forte e corajoso”.
O povo prometeu ser fiel e não fazer do trabalho de Josué um peso. E isso encorajou também a Josué a fazer seu trabalho com ânimo. Pois estas palavras foram encorajadoras para Josué. O povo usa as mesmas palavras do SENHOR para encorajar seu líder a fazer seu trabalho com dedicação e amor; com ânimo e alegria.
E isso se aplica a cada membro da Igreja. O que vocês fazem para encorajar seus oficiais? O que vocês fazem para que o trabalho deles não seja um peso grande demais? Na prática: você alguma vez encorajou seu pastor ou presbítero ou diácono?
Hebreus 13.17 diz: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois eles velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”. Os seus oficiais são aqueles que cuidam, lutam, sofrem e intercedem pelas suas almas todos os dias. São eles que estão derramando suas energias depois de um dia cansativo de trabalho para visitar; são eles que lutam e sofrem pelas almas; são eles que mais sofrem quando você pecado contra o Senhor Jesus e sua Igreja; são eles que dobram seus joelhos em oração intercedendo a Cristo pelas suas almas; são eles que carregam o peso dos seus pecados todos os dias; pois eles são os únicos que sabem o que cada um de vocês passam; se estão fiéis ou não; são eles que têm pastorear vocês e ao mesmo tempo a sua própria vida e da sua família; e como não bastasse tudo isso: eles ainda vão prestar conta a Cristo da alma de cada um de vocês.
Então, é fácil o trabalho dos seus pastores e diáconos? Não, não é fácil! E vocês sabem disso. É exatamente por isso que existem poucos no oficio. Pois sabem das dificuldades e sofrimentos. Então, volto a minha pergunta: O que vocês fazem para encorajar seus oficiais? O que vocês fazem para que o trabalho deles não seja um peso grande demais? Na prática: você alguma vez encorajou seu pastor ou presbítero ou diácono? Será que estamos cumprindo Hebreus 13.17: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois eles velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros”.
Irmãos, os oficiais são dons de Cristo, bênçãos de Cristo para a sua Igreja, seu povo amado. Então, devemos viver vidas que agrada a Deus para que os oficiais façam seu trabalho com alegria e não gemendo; porque não será proveitoso para vocês.
Que possamos dar graças a Cristo por esses dons. E que sejamos encorajados a confiar em Cristo.
Amém.