quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Mateus 5.13-16: O Cristão é o Sal e a Luz do Mundo

Leitura: Mateus 5.1-12                                    Pr. Alexandrino
Texto: Mateus 5.13-16                         São José 15-02-2009; Recife 08-03-2009

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.

O caráter dos cidadãos do reino de Deus fora descrito nas bem-aventuranças. Elas descreveram de uma maneira única o caráter dos cristãos. Elas mostraram quão diferentes são os cristãos dos ímpios. Eles dependem de Deus e vivem para Deus. As bem-aventuranças mostraram a nossa atitude. Nós como sendo humildes de espírito, misericordiosos, mansos, temos fome e sede de justiça. Mas, na oitava bem-aventurança descreve a atitude do mundo para com os cidadãos do reino de Deus. Essa atitude é uma atitude hostil e perversa. Pois o mundo reage aos cristãos com perseguição e hostilidade; com mentira e injurias. Porém, mesmo sendo perseguidos os cristãos devem viver neste mundo. Porque são os representantes de Jesus Cristo aqui na terra. Eles devem representar seu Rei e Salvador. Mas como viver neste mundo corrompido e que odeia tudo o que é de Cristo?
No texto da pregação desta noite o Senhor Jesus Cristo nos ensina como devemos viver neste mundo. Essas palavras de Jesus revelam quão diferentes são os crentes e quão relacionados com o mundo estão eles. Não no sentido de ser igual ao mundo, mas de ser diferente do mundo. Jesus Cristo diz que os crentes – somente eles – são o sal e a luz do mundo. O sal é uma bênção enquanto permanece sendo verdadeiramente sal; a luz, enquanto permanece sendo realmente luz. Assim é o verdadeiro cristão. Ele é uma bênção para o mundo enquanto permanece sendo o que é: CRISTÃO! Sendo o sal e a luz do mundo! Como Jesus disse: Vós, somente vós, sois o sal da terra! Vós, somente vós, sois a luz do mundo. Essas palavras de Jesus Cristo devem afetar toda a nossa vida como cristãos verdadeiros.
Por isso eu vos proclamo a palavra de Deus no seguinte tema:

Tema: O Cristão é o Sal e a Luz do Mundo
1. O Cristão como o Sal da Terra
2. O Cristão como a Luz do Mundo
3. O Resultado do Cristão sendo o Sal e a Luz do Mundo

1. O Cristão como o Sal da Terra

Amados irmãos, no texto da pregação desta noite o Senhor Jesus Cristo usa de duas afirmações maravilhosas. Ele diz que os cristãos são: o sal da terra e a luz do mundo. O Senhor usa de duas metáforas: O sal e a luz. Uma metáfora é uma figura de linguagem usada para descrever algo e ensinar as pessoas sobre um determinado assunto na mente da pessoa que estar falando. Jesus fala de sal e luz. Primeiramente vamos falar da primeira afirmação de Jesus Cristo: “Vós sois o sal da terra”. Quais as características do sal? O sal tem muitas características, tais como: brancura, sabor, aroma, poder preservativo, etc. Creio que o Senhor Jesus está falando aqui da qualidade de preservar principalmente, sem esquecermos-nos da característica do sabor.
A função do sal é uma função negativa. Pois ele combate a deterioração dos alimentos. Por exemplo: tomemos um pedaço de carne. À sua superfície existem determinados germens, como talvez na massa da mesma de sua substância, derivados do próprio animal ou adquiridos na atmosfera; e isso ameaça aquele pedaço de carne com a decomposição. Qual é a função do sal? A sua função consiste em preservar aquele pedaço de carne, impedindo a atuação daqueles agentes no apodrecimento da carne. Ele impede que a carne apodreça rapidamente. Então, ele preserva a carne por muito mais tempo que ela sem o sal.
Semelhantemente é com os cristãos. Por quê? Porque os cristãos verdadeiros estão constantemente combatendo os males deste mundo. Os cristãos com suas vidas de santidade combatem a corrupção moral da sociedade. Porque eles não aprovam tal atitude pecaminosa contra Deus. Muitas vezes os cristãos nem precisam dizer nada, mas o simples fato deles ser cristãos, os descrentes param muitas vezes com conversas imorais simplesmente por causa da sua chegada.
Também os cristãos combatem a corrupção espiritual da sociedade. Pois pelas suas vidas estão constantemente apontando para Cristo. Estão combatendo a descrença do mundo com suas vidas de santidade. Eles preservam as suas vidas com um zelo muito grande. Porque sabem que a sua função é de preservar o cristianismo em sua vida. É nossa obrigação como cristãos combater este mal no mundo. Pois se não fosse a vida dos cristãos neste mundo tudo estaria pior. Deus usa seus amados para refrear o mal. O mal é refreado quando cristãos vivem para seu Senhor acima de qualquer coisa. Pois o mundo se envergonha em frente das vidas santas de pecadores redimidos no sangue de Jesus Cristo. Pois isto é comprovado na vida dos cristãos após pentecostes. Eles viviam de tal maneira que os romanos admiravam a vida daqueles homens e mulheres. O mundo podia ver o amor de Cristo na vida deles. Isso causou um impacto profundo na sociedade romana. Pois a sociedade romana era uma sociedade onde ninguém se importava com seu próximo e não existia o amor. Mas na igreja havia um amor constante na vida dos seus membros. Havia o cuidado pelos necessitados de tal maneira que não havia ninguém necessitado no meio da igreja. O que causou uma vida dessa? Foram as palavras de Jesus Cristo que foram colocadas em prática.
Irmãos, estas palavras de Jesus devem causar um impacto em nossa vida. Elas devem nos levar a refletir como estar a nossa vida com Cristo. Pois ser o sal da terra não é apenas dizer que é cristão; que vem à igreja e é membro dela. Um coração religioso não salva ninguém. Se fosse assim as pessoas do nosso país seriam todas salvas. Irmãos, Jesus Cristo aqui está combatendo a falsa religiosidade dos escribas e fariseus, e dos nossos dias. Os escribas e fariseus eram homens que sempre estavam na igreja. Eles eram membro da igreja e ensinavam seus membros. Mas não viviam conforme a palavra de Deus. Eles não tinham um coração voltado para Deus. Eram descrentes mesmo que falassem tanto de Deus. Os escribas e fariseus são como muitos evangélicos de hoje. Falam muito de Cristo; de estar cheio do Espírito Santo. Mas as suas vidas não são diferentes do restante das pessoas deste mundo que vivem sem Cristo. Não há diferença entre eles em suas vidas. Todos vivem sem Cristo mesmo que um grupo fale de Cristo e o outro não. Pois não adianta nada falar de Cristo; discutir acerca da sã doutrina e mesmo assim levar uma vida de pecado. Cristo quer que sejamos diferentes. Foi isto o que Ele estava dizendo para seus discípulos. Jesus diz em Mateus 5.20: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus”. A justiça dos escribas e fariseus era uma justiça exterior. Afetava apenas aquilo que era visto pelos homens. Não afetava o coração. Eles não tinham um coração voltado para Cristo. Assim será a nossa religião se não afetar o nosso coração. Será uma religião vã e cega. Que engana a nós mesmos e nos levará a perdição.
Os cristãos devem ser realmente o sal da terra. Precisamos ser diferentes dos homens deste mundo. O sal é essencialmente diferente do material ao qual é aplicado, e, em certo sentido, exerce todas as suas virtudes exatamente por causa dessa diferença. Assim devemos ser diferentes dos homens ímpios. Por isso Jesus Cristo diz: “ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens”. O crente deve ser tão diferente dos seus semelhantes incrédulos como nosso Senhor Jesus Cristo era claramente das pessoas do mundo no qual vivia. Em nós como crentes que somos, deve existir alguma coisa que nos distinga de todas as outras pessoas, alguma coisa que possa ser visível e reconhecida. Que cada um de nós examine-se a si mesmo quanto a essa questão.
Mas, como ser o sal da terra? Preservando o sabor de Cristo em sua vida. Como fazer isto? Lendo a sua palavra com toda devoção e amor. Se submetendo a sua autoridade e ensino; orando a Deus todos os dias. Pedindo que Ele aumente a sua fé e o guie em seus caminhos dia após dia; buscando comunhão com os irmãos. Estando sempre disposto a usar seus dons para o bem de todos e edificação da igreja. Quando você faz isto, você cresce espiritualmente e no amor de Cristo. Você preserva o sabor de Cristo em sua vida. Mas quando o crente não faz isto, ele é semelhante ao sal que perdeu o seu sabor. E sendo assim não serve para nada mais. Porque as suas características foram perdidas. Semelhantemente é o crente que nega a obra de Cristo em sua vida. Ele despreza a Cristo e suas riquezas espirituais. Se ele viver em pecado não tem utilidade na igreja. O Espírito Santo não pode usar alguém que não preserva o que Cristo deu para o bem de sua igreja amada.
E vocês... estão sendo o sal da terra? Vocês preservam o sabor de Cristo em suas vidas? Lembrem-se: existem tantas pessoas que jamais leram a Bíblia, contudo estão nos lendo constantemente! Se a nossa conduta não corresponde ao nosso chamamento, então nossas palavras serão de pouquíssimo valor. Vocês não honrarão a Cristo e nem poderão falar de Cristo. Pois os atos falam muito mais que palavras.

2. O Cristão como a Luz do Mundo

Irmãos, a luz nas Escrituras Sagradas indicam o verdadeiro conhecimento de Deus, a bondade, a justiça, a alegria e muito mais. Ela simboliza o que há de melhor na área da sabedoria, do amor e do riso, em contraste com as trevas, ou seja, o que há de pior no campo da ignorância, da depravação e do desespero. E no verso 14 Jesus está dizendo para seus discípulos: “vós sois a luz do mundo”. Esta declaração é maravilhosa na vida dos servos de Jesus Cristo. Pois estas palavras mostram que nós fomos abençoados por Deus. Nós que éramos trevas e vivíamos na prática do pecado. Éramos filhos da desobediência e vivíamos no curso deste mundo. Agora o Senhor Jesus Cristo diz que nós somos a luz do mundo. Ele diz que todos nós somos a luz do mundo.
Porém, somente somos a luz do mundo quando estamos unidos pela fé a Jesus Cristo. Porque Ele e somente Ele é a verdadeira luz. João 8.12 diz: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”. E João 9.5 diz o seguinte: “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. Jesus é a luz do mundo. Ele veio para iluminar o mundo que jazia em trevas. Foi esta luz que resplandeceu em nossos corações e nos fez andar na luz. Que nos tirou do domínio do pecado e de satanás. Porém, os crentes são a luz do mundo no sentido derivado. Ou seja, Jesus é a luz que ilumina. Os crentes são a luz refletida. Vou dar um exemplo: Jesus é o sol; os crentes são semelhantes à lua, que reflete a luz do sol. Sem Cristo eles não podem brilhar. Porque não tem luz própria, luz original. Somente quando permanecemos ligados por verdadeira fé a Jesus Cristo é que nós podemos ser a luz do mundo. Somente assim podemos ser a luz para as pessoas que vivem em trevas. Porque como cristãos verdadeiros a luz de Cristo deve brilhar intensamente em nossa vida diária. As pessoas devem todos os dias ter condições de nos reconhecer como portadores da luz de Cristo. A nossa vida deve mostrar que somos de Cristo. Por isso Jesus Cristo diz: “Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.14-16).
O Senhor usa dois exemplos vividos para ilustrar a vida do crente. Ele fala de uma cidade e de uma candeia. O primeiro exemplo é o da cidade. Uma cidade não pode ser escondida a vista das pessoas durante a noite. Principalmente se ela foi edificada em cima de um monte. É impossível de longe não ver a cidade em cima do monte. Porque as luzes denunciam a sua localidade. Assim deve ser o cristão. Ele deve viver de tal maneira que será impossível não saber que ele serve a Cristo. Será impossível esconder que é uma nova criatura em Cristo Jesus. E assim como a candeia que é posta no velador para iluminar a todos ao seu redor. Assim é o crente com sua vida. Ele deve levar a luz de Cristo para os que vivem em trevas. Os que vivem perdidos. Vocês são portadores da luz de Cristo ou podemos até dizer: portadores do próprio Cristo.
Mas como fazer isto? Através das boas obras. Através das nossas boas obras as pessoas podem ver Cristo em nós. Porque uma ação vale mais que mil palavras. Nós podemos falar e falar. Mas quando fazemos algo as pessoas param para ver. Assim as pessoas podem observar Cristo em nossa vida. Por isso as nossas vidas devem espelhar as virtudes de Cristo. Devemos refletir ao nosso Pai celeste que estar nos céus.
E qual o objetivo de vivermos assim? Isso nós vamos ver no terceiro ponto.

3. O Resultado do Cristão sendo o Sal e a Luz do Mundo

Qual o resultado de sermos o sal e a luz do mundo? O resultado é a glorificação de nosso Pai que está nos céus (Mt 5.16). Irmãos, a nossa vida não pode ser vista longe de Cristo. Nós fomos comprados por Ele e para Ele. Temos um propósito em nossa vida. E esse propósito é a glorificação de Deus. Como Paulo diz em 1 Coríntios 10.31: “quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”. Esse é o resultado da nossa vida como sendo o sal e a luz do mundo.
Assim como Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio para glorificar a seu Pai em todas as coisas. Assim devemos nós vivermos e agirmos. O resultado de sermos o sal e a luz do mundo é a glória de Deus. Como diz o verso 16: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.
Você está glorificando a Deus em sua vida com tudo o que faz? Como você está glorificando a Deus? Se nossa vida não tem esse propósito de buscar a glória de Deus, então ela não tem sentido algum. Se nossa vida não é de Cristo, então o que estamos fazendo aqui na igreja? Se nossa vida não reflete ao nosso Pai celeste, então Ele não pode ser nosso Pai. Pois não estamos glorificando a Ele com nossas vidas.
Irmãos, que vocês possam ser o sal e a luz do mundo. E assim glorifique a vosso Pai que está nos céus.

Amém.