quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Hebreus 2.1-4: Cristo Nos Chama a Prestarmos mais Atenção a Palavra Ouvida


Texto: Hebreus 2.1-4                Pr. Alexandrino Moura

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo!

O apóstolo Paulo diz que: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra” (2 TM 3.16-17). Esta palavra que temos em nossas mãos é a palavra de Deus. Foi o próprio Deus que a inspirou e deu a sua igreja. Esta palavra é viva e eficaz. Ela produz vida para Cristo. Ela conduz o homem até Deus. Ela capacita o homem a toda boa obra. Foi esta palavra que nos regenerou em novas criaturas. Devemos desejar esta palavra em nossas vidas. Porque ela é o nosso alimento espiritual. Ela é quem nos ensina a vontade de Deus em nossas vidas. Por isso é necessário prestarmos atenção a palavra de Deus. Por isso quero pregar sobre a importância de nos apegar com mais firmeza a palavra de Deus.
Quero pregar no seguinte tema:

Tema: Cristo Nos Chama a Prestarmos mais Atenção a Palavra Ouvida
1. A Fim de Que Jamais Nos Desviemos dela.
2. Porque Deus Castiga a Indisposição Para Ouvi-la

1. A Fim de Que Jamais Nos Desviemos dela.

Amados irmãos, com freqüência nos evangelhos nós lemos o Senhor Jesus Cristo exortando os seus discípulos a prestarem atenção ao que Ele está ensinando. Ele não está ensinando ensinos de homens, mas a Palavra de Deus. Porque a Palavra de Deus trata da vida e da morte dos homens. Porque ela ensina o caminho ao homem de volta para Deus. Não é por acaso que Paulo proclama em Romanos 1.16-17 dizendo: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”. Ele sabe muito bem que esta palavra que ele pregava e que estamos ouvindo e que nós hoje temos em nossas mãos é o poder de Deus para a salvação de todos aqueles que crêem no evangelho. Ela é poderosa porque ela é a palavra do próprio Autor da vida. É no evangelho que nós encontramos a justiça de Deus para nossa vida. A sua justiça é revelada aos homens no seu evangelho. Pois seu evangelho fala de Cristo! Cristo é a justiça de Deus! Ele morreu para cumprir a justiça de Deus em nosso lugar. Assim Ele nos justificou perante Deus e não seremos mais condenados. Porque Jesus Cristo cumpriu a justiça de Deus em nosso lugar. Esta é a verdade do evangelho de Jesus Cristo. E é esta verdade que o Senhor Jesus está nos exortando a nos agarrarmos com muito mais firmeza. Como Hebreus 2.1 diz: “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”.
Mas, por que Jesus nos chama a nos apegarmos com mais firmeza às verdades ouvidas? Que verdades são estas que Ele está falando? Ele está falando das verdades que foram faladas no início desta carta aos Hebreus. A carta começa falando que Jesus Cristo é superior aos anjos. Ele é o unigênito do Pai. Ele é aquele que estar com o Pai. Que estar sentado a direita de Deus Pai e tudo governa em Seu nome. Enquanto os anjos são apenas mensageiros de Deus para levarem a sua mensagem aos homens, Ele é o Filho Unigênito do Pai. Porque quando prestamos bastante atenção as Sagradas Escrituras, vemos que ela testifica de Jesus Cristo. Ela fala de Jesus Cristo desde Gênesis a Apocalipse. É esta palavra que estar em nossas mãos e que constantemente ouvimos a pregação dela, é que devemos nos apegar com bastante firmeza. É necessário prestar mais atenção ainda ao que ouvimos. Porque o que estar em jogo é a vida e a morte. As Sagradas Escrituras, a Palavra de Deus, nos mostram a verdade. Ensinam-nos o caminho que leva ao Pai. O verso 3 diz: “como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?”. Nós não podemos desprezar tão grande salvação que nos foi anunciada. Esta palavra deve estar sempre em nosso coração. Deve fazer parte de nossa vida. Porque nós ouvimos que esta salvação foi anunciada desde que o homem caiu em pecado. Naquele momento Deus anunciou um Salvador para o homem caído. Esta salvação foi simbolizada na salvação de Noé e sua família do dilúvio. Foi confirmada na aliança com Abraão e seus descendentes quando o SENHOR disse que seria o seu Deus. Salvação esta que foi profetizada pelos profetas do Antigo Testamento. O Messias foi anunciado e esperado pelo povo. Porque Ele salvaria o seu povo de seus pecados. Esta salvação se cumpriu no nascimento, vida, sofrimento, crucificação, morte, ascensão e entronização de Jesus Cristo. Ele próprio é a salvação que a Bíblia fala de Gênesis a Apocalipse. Esta salvação foi testemunhada pelos apóstolos de Jesus. E foi confirmada na vida dos crentes. Quando alguém se converte de seus pecados é uma prova de que a salvação de Cristo é uma realidade na vida daquela pessoa. Isto significa que a salvação é sentida e confirmada pela maneira que o convertido vive. Mas se uma pessoa que se diz crente e não se preocupa em viver e agradar a Cristo EM TUDO o que faz; significa que ele não está dando a mínima para o que Cristo fala e fez. Ou até pior: pode significar que tal pessoa nunca foi crente.
Quando não há crescimento espiritual na vida do crente... é porque ele está desprezando a Cristo. Quando não enxergamos uma conduta cristã na vida dessas pessoas... significa que estão profanando o nome de Cristo. Quando uma pessoa que se diz cristã e não sabe controlar o que sai da sua boca; saindo apenas fofoca, soltando palavrões; mentindo, causando divisão na igreja; passando por cima das coisas que Deus proibiu... não posso afirmar que essa pessoa tenha o Espírito de Cristo. Nem muito menos que seja um crente. Não vejo um cristão redimido no sangue de Cristo. Mas vejo um descrente, um ímpio dizendo SER ELE um filho de Deus; quando na verdade é um filho do diabo. Sabe por quê? Porque NÃO HÁ VIDA cristã! Não há comunhão com Cristo. Não há vida em Cristo. Se estas coisas básicas faltam na vida de alguém que se diz crente significa que ela nunca foi crente. Nunca foi regenerada pelo Espírito Santo. Nunca sentiu no seu coração o amor de Deus. Porque este amor vem de Deus. Porque quem sente o amor em seu coração é alguém que foi transformado pelo poder que vem do alto; pelo poder do Espírito Santo. Ele morreu para o pecado e nasceu para Cristo. E este nascimento vemos na vida cristã que ele leva no dia-a-dia. Como Jesus disse em Mateus 7.16: “Pelos seus frutos os conhecereis”. Você é crente? Mostre os seus frutos de amor; mostre os seus frutos de gratidão; mostre seus frutos de vida cristã; mostre seus frutos de nova criatura semelhante a seu Senhor Jesus Cristo. Ame a Palavra da verdade. A Palavra que pode dar vida. Não menospreze o ensino de Cristo. Por isso ele está dizendo: “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”.
Há uma diferença enorme entre OUVIR e ESCUTAR. Porque OUVIR é apenas ouvir sons que acontecem ao nosso redor e não damos atenção. Por exemplo: um pai pode falar algo ao seu filho. Contudo, ele apenas ouve, mas não escuta e não há nenhuma reação da parte do filho. Porque ESCUTAR significa prestar profunda atenção aos sons que entram no ouvido e então aquilo que ouvimos vai causar uma ação em nossa vida. Então, o autor aos Hebreus quer dizer que devemos – vocês e eu – prestarmos mais atenção ao que escutamos. Não apenas o que estamos ouvindo agora, mas o que já temos ouvido acerca de Cristo até agora. Literalmente o verso pode ser traduzido da seguinte forma: “Por isto nos é necessário prestar mais atenção ainda ao que ouvimos, a fim de que jamais nos desviemos”. É necessário prestar mais atenção ao que ouvimos. Estas verdades ouvidas com atenção e meditadas com amor devem causar uma ação positiva em nossa vida. Essa ação é obediência a Cristo; amor as suas ordens.
Os crentes para quem essa carta foi escrita estavam correndo o risco de não dar a atenção devida às verdades ouvidas em suas vidas. Estavam correndo o risco de desprezarem a palavra de Deus ouvida em suas vidas. Porque esse é um perigo que nós corremos. Podemos cair no risco de não vivermos e nem praticarmos aquilo que constantemente ouvimos. Achando que não tem importância em nossas vidas. As palavras ouvidas podem cair em desusos. Por isso somos exortados a prestar mais atenção às verdades ouvidas. Pois Moisés ensinou ao povo de Israel seu credo que dizia: “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Dt 6.4) e o resumo dos Dez Mandamentos: “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de toda a tua força” (Dt 6.5). Ele instruiu o povo a imprimir as palavras do credo e a lei para suas crianças, a falar delas constantemente, a atá-las nas mãos e na testa, e a escrevê-las nas casas e nos portões. Moisés ensinou a importância de dar atenção à palavra por causa do perigo de se desviar dos caminhos do Senhor. E a história do povo de Israel é um constante desvio dos caminhos do Senhor. Constantemente nós vemos Israel se desviando do Senhor para servir a ídolos; a querer viver de forma desregrada; sem compromisso; sem amor; sem vida espiritual. Tornando-se um povo morto espiritualmente perante o Senhor. Sendo castigado duramente pelo Senhor por causa do seu pecado. Uma multidão morre no deserto; outra morre no país de Canaã por não seguirem os princípios de vida segundo a vontade de Deus; outros foram levados para o cativeiro para morrerem. E por que Israel sempre se desviou dos caminhos do Senhor? Porque não deu a devida atenção as palavras ouvidas durante toda a sua vida. Preferiu não ligar para as palavras do Senhor. Por isso Israel sempre foi um povo rebelde ao Senhor Deus. E agora Jesus Cristo está nos alertando a não cairmos no mesmo erro de Israel. Por isso Ele está dizendo: “Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos”.
Se não dermos atenção as verdades ouvidas, nos desviaremos. Seremos como a palha seca lançada ao vento. Seremos como a onda do mar impelida pelo vento. Se não nos apegarmos à palavra de Deus, não viveremos para Ele. Mas nos desviaremos por qualquer motivo banal. Nunca colocaremos Deus em primeiro lugar. Nunca cresceremos em vida. Nunca saberemos a importância real das coisas sagradas. Nunca saberemos a importância de adorar a Deus em espírito e em verdade. Porque nunca nos apegamos com firmeza as verdades ouvidas. Devemos ter fome desta palavra que produz vida. Devemos amá-la e desejá-la. Um povo que conhece a Deus é um povo que se agarra a sua palavra. Que separa tempo para estudá-la. Porque ele quer conhecer ainda mais o seu Deus e sua vontade. Ele quer ser parecido com seu Senhor Jesus, Aquele que se entregou na cruz para salvá-lo. Por causa disto ele quer se apegar a sua palavra. Ele quer descobrir qual a melhor maneira de viver para seu amado Senhor. Nem vai se desviar dos seus caminhos. Mas vai permanecer firme até o final. Vai rejeitar o que o mundo oferece. Não vai sentir prazer nas coisas mundanas. Não será atraído pelas artimanhas de Satanás. Mas permanecerá firme no Senhor.

2. Porque Deus Castiga a Indisposição Para Ouvi-la

Irmãos, o verso 2 diz: “Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos”. Esta palavra falada pelos anjos, que fala o autor aos Hebreus, se refere a lei de Deus dada a Moisés por intermédio de anjos. Os anjos são os mensageiros de Deus. Eles entregaram a vontade de Deus revelada nos dez mandamentos. Estes Dez Mandamentos são as palavras da aliança de Deus com seu povo. Esta palavra que os israelitas receberam é a própria palavra de Deus. Por isso os israelitas deveriam guardar as palavras da lei do SENHOR. Era uma prova do amor do povo a Deus. Enquanto o povo vivia em obediência Deus abençoaria todo o Israel. Era uma prova de amor e gratidão do povo pelo seu Senhor amado. Porém, quando o povo não dava ouvido aos mandamentos do Senhor, era castigado severamente. Nós vemos isso constantemente na história de Israel. Como a palavra de Deus foi confirmada severamente na vida do povo. Tanto para o bem como para o mal do povo. Quando não havia obediência Deus castigava. Como diz o verso 2: “e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo”. Todo pecado cometido contra a palavra de Deus recebeu justo castigo. Todos que ousaram viver longe da palavra de Deus e de suas leis foram castigados. Como o texto diz: “recebeu justo castigo”. O descrente ou aquele que se diz crente, prestará conta de sua vida de pecado. Porém, o autor aos Hebreus aqui está falando para crentes, membros do povo de Deus. Membros da aliança com o Senhor Deus. Por isso ele diz para aqueles crentes, exortando-os: “Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram”.
A salvação que nós ouvimos foi anunciada, o texto diz, primeiramente pelo nosso Senhor Jesus. Isto não quer dizer que Deus no Antigo Testamento não tenha revelado a respeito dessa salvação. No Antigo Testamento eram apenas mensageiros que anunciavam a salvação. Mas quando o Senhor Jesus Cristo se encarnou, Ele mesmo que é o autor da salvação começou a anunciar a salvação do domínio do pecado e do diabo. Ele próprio veio e anunciou aos homens. Ele ensinou que foi enviado exclusivamente para morrer pelo seu povo amado. Que iria morrer para dá vida a muitos. Tudo isto Ele fez na cruz. Tudo Ele fez em nosso lugar. Ele nos salvou da ira de Deus nos reconciliando com o Pai. Nos salvando da maldição eterna. Esta salvação deve ser levada a sério em nossas vidas. Porque Jesus Cristo foi morto para nos dar vida. Devemos nos agarrar a salvação de Cristo. Por isso, não devemos negligenciar tão grande salvação. Não devemos desprezar a palavra de salvação de Jesus Cristo. O texto diz: “como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?”.
Quem aqui negligencia a salvação de Cristo? Quem aqui despreza essa salvação que é dada de graça? Quem aqui despreza a salvação vivendo para o diabo? No verso 2 diz: “e toda transgressão ou desobediência recebeu justo castigo”. A palavra desobediência significa muito mais que apenas cometer um pecado grave. Mas tem haver com o coração. Pois esta palavra também pode ser traduzida como “indisposição”. O verso pode ser traduzido literalmente desta forma: “e toda transgressão ou indisposição recebeu merecida punição”. O que isso significa? Significa que pecamos contra Deus quando estamos indispostos para ouvir a sua palavra. Toda vez que entramos por aquela porta e não estamos com disposição para ouvir a palavra de Deus, estamos em pecado contra Jesus Cristo. Estamos negligenciando não dando atenção a palavra de Deus. Quando não chegamos com o coração disposto para ouvir a palavra de Deus, pecamos contra ela porque não estamos dispostos para ouvi-la.
Porque o evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê. O evangelho está apontando o caminho da salvação de Deus. Deus mostra a sua graça no evangelho em conceder a salvação a pecadores indignos como você e eu. Deus é tão misericordioso e nós tão indignos de recebermos esta graça de Deus. A proclamação da palavra de Deus abre o reino dos céus indica onde o homem pode encontrar salvação. Sãos as boas novas do evangelho que Deus dirige a todos os homens. Este evangelho é poderoso para a salvação de todos os homens. Porque ele é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.
É na pregação do evangelho que podemos ver claramente a justiça de Deus. Para nos salvar Ele não deixou de cumprir a sua lei. Esta lei santa que exige a morte do pecador. Porque ele não pode cumprir o que a lei exige. Deus cumpriu o que Ele próprio estipulou na lei. E é aí que vemos a justiça de Deus. A justiça de Deus é o Senhor Jesus Cristo. Ele é o cumprimento da lei. Ele cumpriu a justiça de Deus. Assim Deus não deixou de cumprir a sua lei. Mas cumpriu MATANDO o seu próprio Filho amado na cruz. É para este sacrifício que a pregação do evangelho aponta. O sacrifício de Jesus Cristo satisfazendo a lei de Deus. A pregação do evangelho indica que há perdão no sangue de Cristo. O evangelho chama o pecador para Cristo. Exige fé neste sacrifico. Deus no evangelho está abrindo o reino dos céus para o pecador. Ele está oferecendo perdão dos pecados. Mas é exigido do pecador arrependimento para remissão dos pecados. Deus no seu evangelho está oferecendo remissão completa dos pecados. Mas quando não estamos dispostos para ouvir esta palavra pecamos contra Deus. Se não temos disposição para sempre ler, estudar e ouvir esta palavra, estamos pecando seriamente contra Deus. Vivemos desprezando a salvação de Cristo, como escaparemos do seu castigo? Como fugiremos da sua ira? Não escaparemos de tal castigo. Se no Antigo Testamento a rebeldia e a indisposição para ouvir foram castigadas severamente, quando mais agora. Por isso você é chamado a prestar atenção a palavra de Deus. Você é chamado a estar disposto a escutar e viver tal palavra.
Porque ‘cada vez que alguém sai de um culto sem se arrepender; cada vez que alguém continua rebelde contra Deus após as exortações dos presbíteros, podemos ver Jesus usando a Espada da Palavra para a condenação e a morte dos rebeldes’.
Cada vez que alguém sai de um culto edificado, com o forte desejo de viver uma vida de gratidão e santidade; a cada vez que alguém se arrepende dos seus pecados e busca a graça de Deus, podemos ver Jesus usando a Espada da Palavra para a salvação de Seus escolhidos’.
Nós somos chamados a nos apegar com firmeza a palavra de Deus para não nos desviar dela e para que estejamos firmes para sempre ouvi-la e obedecê-la.
Amém.