segunda-feira, 19 de março de 2012

Mateus 5.4: Bem-aventurados Aqueles Que Choram


Leitura: Salmo 32                                 Pr. Alexandrino
Texto: Mateus 5.4                                São José 27-04-2008

Amada igreja do Senhor Jesus Cristo!

O nosso Mestre começou seu sermão do monte com a seguinte afirmação: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Nós vimos que ser humilde de espírito é ser pobre da graça de Deus. É reconhecer que não tem a graça de Deus em si mesmo. É correr para Deus suplicando a sua misericórdia. Porque ser humilde de espírito é ansiar pela graça de Deus e dizer: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!”. É pedir a misericórdia de Deus em sua vida para ser salvo de seus pecados. Na ocasião percebemos que a primeira bem-aventurança trata do coração do homem. Porque Jesus está preocupado é com o coração, a vida de seu povo amado. Ele quer um povo espiritual. Um povo que ande por fé e não por vista. Que dependa unicamente dEle em sua vida. Porque um pobre de espírito é alguém que depende de Deus inteiramente para ser salvo. Você é humilde de espírito? Você depende inteiramente de Deus para ser salvo? Você é bem-aventurado?
Jesus continua seu sermão dizendo: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. O que significa a segunda bem-aventurança? Qual a importância dela em nossa vida? É sobre esta segunda bem-aventurança que quero pregar nesta noite no seguinte tema:

Tema: Bem-aventurados Aqueles Que Choram
1. O Motivo Deste Choro
2. O Resultado Deste Choro

1. O Motivo Deste Choro

Amados irmãos, o que significam as palavras de Jesus: “Bem-aventurados os que choram?”. Por que Jesus está dizendo que bem-aventurados são os que choram? Qual a vantagem em chorar? O choro faz parte da vida humana. Quem nunca chorou na vida? Quem nunca chorou por causa de uma dor? Quem nunca chorou por alguma perda financeira? Quem nunca chorou pela perda de um ente querido da família? Quem nunca chorou por causa de uma enfermidade? Quem nunca chorou por diversas atribulações na vida? Eu creio que todos nós já passamos por algo semelhante. Todos nós um dia já choramos na vida. Será que é esse tipo de choro que Jesus fala no texto da pregação? O que motiva as pessoas para quem Jesus está falando a chorar? Qual o motivo deste choro? E por que são bem-aventurados? O choro não torna uma pessoa bem-aventurada. Pois Jesus não está falando de um choro comum – por assim dizer – como: chorar pela perda de algo importante em nossa vida. Mas está falando de um choro que agrada a Deus. Esse choro é um choro espiritual que Jesus está falando aqui. Ele está falando do choro por causa do pecado. São bem-aventurados os que choram por causa de seus pecados. Também por causa dos pecados dos ímpios contra Deus e por causa dos pecados de seus irmãos.
Amada igreja, as bem-aventuranças de Jesus Cristo trata da nossa vida espiritual. Ele cuida da ferida espiritual dos seus ouvintes daquela época e da nossa época. Pois Ele disse que bem-aventurados são os humildes de espírito. E nós vimos que humilde de espírito é reconhecer sua pobreza espiritual diante de Deus. Reconhecer que depende de Deus para ser salvo. E a conseqüência deste espírito humilde é um coração arrependido dos seus pecados. Por isso, o cristão arrependido chora por causa dos seus pecados. Ele sabe que não há nada de bom em si mesmo. Ele é como Isaías que exclamou ao contemplar a santidade do SENHOR: “ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” (Is 6.5). É desse pecador que Jesus Cristo está falando nesta bem-aventurança! Um pecador que reconhece seu estado miserável diante de Deus. E por isso está arrependido de seus pecados. Ele chora diante de sua condição miserável. Mas não é um choro hipócrita. É um choro de alguém que descobriu a tragédia de sua condição miserável. Por isso o Senhor Jesus Cristo diz que essas pessoas são bem-aventuradas, porque choram por causa dos seus pecados. Ele sabe que pecou contra Deus e agora volta arrependido. Essa dor sentida pelo pecador vem de Deus. Paulo diz em 2 Coríntios 7.10: “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte”. Paulo diz que a tristeza do mundo produz a morte. É um falso arrependimento a tristeza do mundo. Judas Iscariotes é um bom exemplo da tristeza segundo o mundo. Porque os descrentes não querem lamentar por causa dos seus pecados. Querem buscar felicidade nas coisas deste mundo. Querem festas e imoralidades; querem viver somente para si e não para Deus; querem viver sem lei neste mundo. Querem viver para seus prazeres. Mas Paulo diz que é a tristeza segundo Deus que produz arrependimento para a salvação. É Deus que concede arrependimento para que o homem se arrependa e chore por causa de seus pecados. Este é o tipo de choro que fala Jesus Cristo. O cristão chora amargamente quando comete um pecado contra Deus. Ele chora porque pecou contra Deus somente. Ele não fica embrutecido em seu pecado achando que tudo estar bem e que ele mesmo vai resolver. Mas o pecador dobra o seu joelho perante Deus em total submissão e dependência. Então confessa o seu pecado. Ele chora amargamente porque feriu a santidade de Deus com seu pecado miserável, desprezível e nojento. Ele não se contenta na prática do pecado achando normal. Mas chora arrependido e quer voltar ao primeiro amor de Cristo. Não consegue mais ficar sem Cristo. Não consegue mais pecar contra Cristo. Essa é uma atitude de um verdadeiro filho de Deus. Você chora por causa de seus pecados cometidos contra Cristo? Se você não chora arrependido pelos pecados cometidos contra Cristo, significa que você não é um filho de Deus. Você não é crente e nunca será um crente a menos que se arrependa e chore por ferir a santidade de Deus. Um filho de Deus não ofende o seu Pai. Não brinca com Deus.
Um bom exemplo é a leitura que fizemos no Salmo 32. Este salmo foi composto pelo rei Davi, o homem segundo o coração de Deus! O salmo começa assim: “Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto” (Sl 32.1). O salmo começa dizendo que bem-aventurado é o homem cuja iniqüidade é perdoada! Essa é a alegria do crente quando se arrepende de seus pecados. Ele é perdoado pelo Senhor. O Salmo diz: “cujo pecado é coberto”. O crente recebe a certeza que seus pecados são perdoados em Cristo Jesus. Cristo declara para o pecador arrependido que seus pecados foram perdoados. Porque Ele derramou seu sangue na cruz do calvário como pagamento pelos seus pecados. Por isso o Salmo prossegue dizendo: “Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo” (Sl 32.2). Ser bem-aventurado é saber que seus pecados são perdoados pelo Senhor Jesus. Não são bem-aventurados porque simplesmente choram. Mas porque reconhecem e se arrependem de seus pecados. Eles ficam angustiados por causa do pecado. Mas quando olham para Cristo acham o que necessitam. Acham perdão para seus pecados no sacrifício de Cristo.
Irmãos, quando Davi escreveu este salmo era porque ele havia sido perdoado pelo Senhor de seus pecados. O contexto deste Salmo 32 é o adultério de Davi. Ele pecou seriamente contra o Senhor. Porque ele manchou o santuário do Espírito Santo, seu corpo. Pois ele adulterou e mandou matar o marido de Bate-Seba, Urias. Enquanto não foi confrontado por causa de seu pecado ele ficou calado e sem se arrepender. Ele não confessou a ninguém seu pecado e nem se arrependeu. Ficou calado achando que ninguém nunca iria descobrir seu pecado. Será que essa é a condição que você se encontra neste momento? Será que você peca e não se arrepende? Será que você realmente odeia o pecado? Ou será que você peca por prazer, conscientemente? Mas, eu lhe pergunto: essa é uma atitude de um verdadeiro crente ou de um descrente?
Irmãos, Davi diz no Salmo 32.3-4: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio”. Enquanto Davi não confessou seu pecado a Deus, isso o estava matando pouco a pouco. Porque nessa atitude Davi estava caminhando para o inferno. Estava beirando o abismo eterno. Pois Deus estava irado contra Davi, enquanto ele persistia em seu pecado. Sem arrependimento. Enquanto não confessou seu pecado, ele não podia sentir a graça de Deus em sua vida. Enquanto não confessou arrependido de seus pecados, não podia sentir a certeza do amor de Deus em sua vida. Não podia ter perspectiva de morar com Deus. Não tinha prazer em orar a Deus. Não buscava meditar na Palavra de Deus todos os dias. Antes havia um definhamento espiritual. A sua fé começou a sofrer e a desaparecer. Sua confiança em Deus não era a mesma. Porque não queria buscar a Deus arrependido e receber perdão. Por que isso estava acontecendo? Porque essa é a conseqüência do pecado! Ele separa o pecador de Deus. Ele lança o pecador no pântano da perdição. Isso está acontecendo com você? Você está se afastando de Deus por causa dos seus pecados não confessados? Ou a situação é tão ruim que você nem está perto de Deus, pois já está longe de Deus a muitos anos?
Quando não confessamos nossos pecados, Deus se ira contra nós. Davi é prova da mão do Senhor pesando sobre ele. A ira de Deus estava sobre ele. Ele sentia seus ossos como se estivesse despedaçando-se, tornando-se pó. Por que isso estava acontecendo? Porque a mão de Deus pesava dia e noite sobre ele. Deus não o deixava em paz. Constantemente o Senhor o castigava com sua mão poderosa. O seu vigor se tornou como um deserto. Ele não tinha alegria nem paz. Não podia sentir o perdão dos seus pecados. Porque ele não se arrependeu. Ele se sentia como um animal irracional porque não confessou seu pecado contra Deus. Ele não tinha prazer em sua alma. Mesmo que, sem arrependimento, alimentasse a ilusão que tudo estava bem por viver em pecado e longe de Deus. Mas, é uma ilusão quando o pecador coloca seu pecado no lugar de Deus. Por isso Davi diz para todos vocês no verso 9: “Não sejais como o cavalo ou a mula, sem entendimento...”. Quando você não se arrepende de seus pecados, você é comparado com um animal que não tem entendimento. Porque quem vive no pecado é quem realmente nunca conheceu o autor da vida. Nunca foi convertido de seus pecados. Nunca provou o gosto da graça perdoadora de Deus em sua vida. Por isso a Bíblia o compara como um animal irracional. Você já sentiu essa graça perdoadora em sua vida? Quais os frutos que ela produziu em sua vida?
 Mas o que aconteceu com Davi? Ele responde no verso 5 do Salmo 32: “Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado”. Ele se arrependeu e confessou seu pecado e disse que sempre iria confessar seus pecados ao Senhor. Por quê? Porque o Senhor perdoou seu pecado. Essa é a atitude de um crente que busca a Deus e se arrepende de seus pecados. E nós como filhos de Deus devemos chorar quando pecamos contra Deus. Devemos lamentar amargamente porque ferimos a santidade de Deus. Porque pisamos em seus mandamentos. Porque não vivemos da maneira como Ele exige de nós. Choremos, choremos porque somos filhos desobedientes em muitas áreas de nossa vida. Nos esforcemos para sempre vivermos em santidade e comunhão com o Senhor. Confessemos nossos pecados ao Senhor.
E também choremos pelos pecados de irmãos em nosso meio que pecam e continuam em pecado sem arrependimento. Porque o nome de Jesus Cristo e da sua igreja estão sendo profanado. Choremos por causa desses membros que atrapalham a vida da igreja e o crescimento da mesma. Pois vivendo em pecado estão lutando contra o reino de Jesus Cristo e caminhando em direção as portas do inferno. Oremos para que eles chorem arrependidos dos seus pecados.

2. O Resultado Deste Choro

Qual é o resultado de chorar por causa dos pecados? Irmãos, nós choramos por causa dos nossos pecados contra Deus. Choramos porque percebemos que não somos filhos perfeitos. Percebemos que somos miseráveis pecadores e quebramos a lei de Deus. Então, arrependidos dos nossos pecados nós choramos amargamente. Choramos porque ofendemos a Deus. Então, qual o resultado dos que choram? O resultado é que são bem-aventurados. Eles são bem-aventurados porque serão consolados. Os filhos de Deus são bem-aventurados porque são consolados pelo próprio Deus. Se no inicio eles choram pelos pecados no final serão consolados. Por quê? Porque encontram perdão na graça de Deus em Cristo Jesus. Eles não têm mais que sofrer em busca de perdão porque já encontraram na cruz de Cristo. E nós encontramos esse conforto quando lemos as Sagradas Escrituras. Nós podemos ler sobre esta bondade de Deus em estender a mão ao pecador perdido. Ele quer confortar ao necessitado e aflito de coração. Ele mostra o caminho do perdão e da salvação. Como diz Isaías 55.6-7: “Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”.
O Senhor exorta a todos a buscá-Lo enquanto ainda viver. Porque o homem somente encontra perdão em Cristo enquanto ainda vivo se arrepende de seus pecados. Mas depois da morte não há mais tempo para arrependimento. Por isso Ele está dizendo: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”. Ele é rico em perdoar. Em Isaías 61.1-3 diz: “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória”.
A ira de Deus não permanece sobre os que se arrependem de seus pecados. Ele perdoa todas as suas transgressões. É isso o que Jesus está dizendo em Mateus 5.4: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. Nós como crentes verdadeiros não precisamos ficar preocupados em busca de perdão. Porque em Cristo temos perdão dos nossos pecados. Em Cristo encontramos consolo para nossa alma, se realmente nos arrependermos de nossos pecados. Quando confessamos, quando choramos por causa dos nossos pecados, Deus nos alivia dos nossos pecados nos dando consolo. Este consolo vem em forma de perdão. Foi isto que Davi sentiu depois de se arrepender e confessar seu pecado. Ele diz no Salmo 32.1-2: “Bem-aventurado aquele cuja iniqüidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não atribui iniqüidade e em cujo espírito não há dolo”. Será que dar para os irmãos notarem a alegria de Davi ao escrever este Salmo dizendo estas palavras? Sabe por que ele está tão feliz? Ele responde no verso 5: “Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado”. Ele confessou seu pecado e não mais ocultou nada a Deus. Por quê? Porque Deus havia perdoado seus pecados. Ele foi consolado pelo Senhor. Ele recebeu o que a sua alma triste e sobrecarregada necessitava... PERDÃO dos seus pecados. Alivio para sua consciência e vida para sua alma.
É isso que nós encontramos em Cristo. Nele encontramos perdão para nossa alma. E quando chorarmos por causa de nossos pecados Deus enxugará nossas lágrimas. Porque o nosso sofrimento e fidelidade será vista pelo Senhor, com diz Apocalipse 7.14-17: “São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro, razão por que se acham diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que se assenta no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima”. Em Apocalipse 21.4 diz: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”. Esse é o resultado de chorar pelos seus pecados. Deus nos consolará agora e no futuro.
Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário