segunda-feira, 19 de março de 2012

Mateus 5.10-12: Bem-aventurados Os Perseguidos


Leitura: Mateus 5.1-9                           Pr. Alexandrino
Texto: Mateus 5.10-12                         São José 14-12-2008; Colombo 15-11-2009

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo.

Após a ressurreição de Jesus Cristo, os apóstolos se empenharam na pregação do evangelho. Pregando o Cristo crucificado para a salvação de todos que nEle crer. Por causa de Jesus Cristo eles foram perseguidos e presos. Foram lançados em prisões e chicoteados. Foram torturados para que negassem a Cristo. Saulo assolava a igreja, arrastando os cristãos e lançando-os em prisões. Muitos judeus cristãos foram expulsos de suas casas por causa do nome de Jesus Cristo.
No século XVI existem muitos relatos de cristãos que foram mortos por amor a Cristo. Lembramos de nosso irmão Guido de Brés, que escreveu a Confissão Belga. E muitos outros cristãos que foram enforcados e outros que foram queimados. Por que eles foram perseguidos e foram mortos? Porque isso é o cumprimento das palavras de Jesus Cristo que diz: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. Essa oitava bem-aventurança se cumpriu na vida de muitos cristãos no mundo inteiro. E ela continua a se cumprir na vida de todos os que professam fielmente a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas.
Por isso nesta noite quero pregar a palavra de Deus no seguinte tema:

Tema: Bem-aventurados Os Perseguidos
1. O Motivo da Perseguição
2. A Reação na Perseguição

1. O Motivo da Perseguição

Irmãos, esta bem-aventurança é bem conhecida por todos nós. Muitos de nós a tem decorados. Por esse motivo ela não causa tanto impacto em nós quando a lemos. Porém, esta oitava bem-aventurança causou um impacto muito grande na vida das pessoas que ouviram Jesus Cristo proferindo esta bem-aventurança. Podemos dizer que as pessoas perderam o fôlego na hora que Jesus Cristo falou esta bem-aventurança. Ele disse: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. Ele não diz que bem-aventurados são aqueles que estão sofrendo ou estão felizes. Mas Ele diz: “Bem-aventurados os perseguidos”. Porque os judeus pensavam que o sofrimento e inclusive a perseguição fossem uma prova do desagrado de Deus sobre os homens infiéis. Como indica Lucas 13.1-5: “Naquela mesma ocasião, chegando alguns, falavam a Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos misturara com os sacrifícios que os mesmos realizavam. Ele, porém, lhes disse: Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis. Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”. Os judeus achavam que todo sofrimento e perseguição eram por causa da infidelidade a Deus. Se alguém estivesse sofrendo era por causa de pecado contra Deus. Era uma prova de que Deus não se agradava daquela pessoa, porque estava em pecado.
Porém, Jesus inverte tudo isso dizendo: “Bem-aventurados os perseguidos”. Dá para imaginar as pessoas arregalando os olhos e ficando quase sem fôlego; um olhando para o outro e com um ponto de interrogação na testa. Esta bem-aventurança impactou em muito àquelas pessoas. Porque Jesus inverteu o ensinamento comum da época de que todo sofrimento e perseguição são por causa do desagrado de Deus. Entretanto, Jesus está ensinando o verdadeiro significado da vida de um filho do reino de Deus. Ele está ensinando a essência da vida cristã. A essência daqueles que deixa a sua vida em si mesmo e a buscar sua vida em Cristo. Jesus Cristo está ensinando que todos que querem servi-Lo, irão sofrer perseguição. Por que irão sofrer perseguição? Ele próprio diz na oitava bem-aventurança: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça”. Não é por causa de dinheiro nem por causa de um bom emprego; não é por causa de doença nem por causa de uma boa saúde. Mas é unicamente por causa da justiça de Cristo que serão perseguidos. Em Mateus 5.11 diz: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós”. Todos aqueles que se afastam do pecado e buscam viver conforme os ensinamento de Jesus Cristo, sofrerão perseguição de uma maneira ou de outra. Por quê? Por causa da ação do Espírito Santo em suas vidas. Prestem atenção como começa as bem-aventuranças de Jesus Cristo. Ele começa falando dos humildes de espírito. Humilde aqui na primeira bem-aventurança é alguém que não tem nada, ou seja, um mendigo. Alguém que reconhece que não tem a graça de Deus em sua vida. Alguém que implora pela graça de Deus. Após implorar pela graça de Deus, ele chora por causa de seus pecados. É isto o que diz a segunda bem-aventurança. Resumindo as bem-aventuranças podemos dizer que é a mudança de vida do pecador. Ele não quer ser igual ao mundo, mas igual ao seu Senhor Jesus Cristo. Ele quer se comportar como um filho do reino. Porque foi revestido do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (Cl 3.10).
A morte e a ressurreição de Cristo têm que dar frutos. E esses frutos estão presentes na maneira como vivemos e agimos como cidadãos do reino de Cristo. Como novas criaturas lavadas no sangue de Jesus Cristo. Vamos nos afastar do pecado. Não vamos ter prazer nas coisas do mundo. Não vamos participar no pecado dos ímpios. E quando não fazemos o que os descrentes fazem, vamos ser odiados. Porque o motivo de um filho de Deus ser odiado pelos descrentes é o seu amor pelo Senhor Jesus Cristo. Ele busca a justiça de Cristo. Ele quer andar conforme os mandamentos Jesus Cristo. Ele não consegue viver no pecado. A cada dia na vida quer ser mais correto e íntegro. Quer andar conforme a justiça de Cristo. E essa honestidade o mundo de injustiça odeia. Por causa dessa vida em Cristo há perseguição e sofrimento. Porque Paulo diz em 2 Timóteo 3.12: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”. É por causa de Jesus Cristo que somos perseguidos. Quanto mais somos fiéis mais sofremos por causa de seu nome. Quem quiser ser discípulo de Jesus Cristo deve estar disposto a sofrer e ser perseguido. Quem quiser entrar no céu vai ter que primeiro sofrer por amor a Cristo. Pedro diz na sua primeira carta 3.14-17 o seguinte: “Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo, porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal”.
Pedro diz: “ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois”. Somos bem-aventurados se sofremos por causa da justiça. Não por prazer nem pelo pecado. Mas por causa de Jesus Cristo, nosso Senhor. Foi isto o que Jesus Cristo disse em Mateus 5.11: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós”. Ele também diz em João 15.18-19: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia”. Ele diz que: se o mundo odeia vocês, lembrem-se que o mundo odiou primeiramente a mim. Por que o mundo odiou a Jesus? Porque Ele andava em perfeita santidade e obediência a Deus. Ele era um homem que vivia para Deus. Por causa da sua justiça, Ele foi odiado e perseguido até a morte. E Ele diz que o mundo nos odeia, porque Ele nos tirou do mundo. Ele nos libertou do domínio do pecado e do diabo. Nos transportou para o seu reino. Ele ainda diz em João 15.20-23: “Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou. Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado. Quem me odeia, odeia também a meu Pai”.
Ele deixa bem claro que: se somos seus discípulos, seremos odiados e perseguidos. Seremos motivos de escárnio e zombaria. Seremos colocados a margem da sociedade. Seremos tratados com desprezos porque não participamos das obras das trevas. Pois sempre foi assim com os servos do Senhor. Por isso Jesus disse: “pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”. Podemos citar profetas como: Isaías, Jeremias, Ezequiel e Amós. Também ainda podemos citar Moisés, Elias e Eliseu. Homens que foram perseguidos porque serviam ao Senhor Deus. Sofreram porque viveram conforme a vontade de Deus. Mas o maior de todos os exemplos é o Senhor Jesus Cristo. Ele foi odiado desde o dia em que nasceu até a sua morte pelo mundo. Mas mesmo assim Ele está dizendo para seus discípulos: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós” (Mt 5.11). Bem-aventurados somos quando sofremos pela sua causa. Bem-aventurados somos quando servimos a Ele com amor. Quando buscamos o seu reino em primeiro lugar. Ele mesmo nos garante isso em sua palavra. Ele mesmo nos promete o seu reino se buscarmos de todo o coração a sua justiça. Se fizermos a sua vontade. Como Ele diz: “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”. O reino é daqueles que vivem e sofrem pelo nome do Senhor Jesus Cristo.
O sofrimento por causa da justiça é uma prova de sermos bem-aventurados. Isso nos leva ao segundo ponto.
2. A Reação na Perseguição

Irmãos, existem muitas maneiras de reagir no momento da perseguição e do sofrimento. Muitos quando são perseguidos por causa de Jesus Cristo abandonam a sua fé nEle. Preferindo viver nas trevas e debaixo do jugo de satanás. Outros no sofrimento por causa de Jesus Cristo, colocam a culpa em Cristo por sofrerem tanto. Abandonando a sua fé também. Em ambos os casos deixam a sua fé em Jesus Cristo. Preferem o mundo. Porque acham mais prazeroso que servir a Jesus Cristo. Preferem um reino de injustiça e iniqüidade. Onde podem fazer o que os seus corações desejam.
Mas ser cristão é ser diferente. Ser cristão é morrer, se for necessário, por Jesus Cristo. É nunca negar a fé. Uma das coisas que mais afastou as pessoas de Jesus Cristo foi porque Ele era diferente das demais. A diferença era que Ele fazia a vontade de Deus e condenava o pecado. Ele nunca aprovou o pecado do seu povo e nem dos ímpios que não faziam parte de seu povo. Como diz João 15.22: “Se eu não viera, nem lhes houvera falado, pecado não teriam; mas, agora, não têm desculpa do seu pecado”.
Jesus não veio para ser igual aos demais homens. Mas ser diferente dos demais. E a sua vida mostra isso. Em tudo o que fazia, fazia para glorificar ao Pai. Por isso, não se surpreenda quando for zombado, escarnecido, odiado e desprezado pelo mundo com suas obras das trevas. Como Ele diz em João 15.20-21: “Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou”. Se você é um cristão verdadeiro, você será odiado pelo mundo. Se perseguiram a Jesus nosso Mestre, também perseguirão a vocês. Paulo diz em 2 Timóteo 3.12: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”.
Então, como deve ser nossa reação em meio a perseguição e o sofrimento? Aqui estar a diferença entre os verdadeiros cristãos e os falsos cristãos. Os falsos cristãos negam a Cristo. Mas os cristãos verdadeiros reagem diferentes. Eles se alegram na perseguição e no sofrimento por causa de Jesus Cristo. Vejam o que Ele diz em Mateus 5.12: “Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus”. Esse ‘regozijar’ e ‘exultar’ quer dizer que nós devemos pular de alegria quando estivermos sofrendo por causa do nome de Jesus. É uma alegria que explode de dentro do coração como um vulcão que entra em erupção. Tiago 1.2-3 diz: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança”. E Pedro diz em sua primeira epístola 1.6-7 o seguinte: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”.
Assim deve ser a nossa vida em meio a perseguição e sofrimento por causa do nome de Jesus Cristo. Perseguição e sofrimento sempre fizeram e sempre farão parte de nossa vida aqui na terra. Porque Jesus Cristo diz: “pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”. Todos os nossos irmãos que viveram antes de nós sofreram. Podemos começar na história de Abel e Caim. Nós vemos Caim matando Abel por ser justo aos olhos do SENHOR. Os profetas sofreram; o Senhor Jesus Cristo sofreu; os apóstolos sofreram. Mas mesmo em meio a todo sofrimento o Senhor nos dá uma ordem para nos alegrar. Assim aconteceu com os apóstolos depois de serem presos e chicoteados. Depois de soltos ficaram pulando de alegria por ter sofrido afronta pelo nome de Jesus Cristo.
Essa deve ser a nossa reação quando sofremos por amor ao nome de Jesus Cristo. Devemos nos alegrar por sermos considerados dignos de sofrer pelo Senhor Jesus Cristo. Que essa seja a nossa reação em meio ao sofrimento.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário