Leitura: Mateus 5.1-12 Pr. Alexandrino
Texto: Mateus 5.3 São José 06-04-2008
Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo.
Hoje nós estamos começando uma série de
sermões no “Sermão do Monte” do Senhor Jesus Cristo. O sermão do monte começa
em Mateus 5 e termina no capítulo 7. Este sermão pregado pelo próprio Senhor
Jesus Cristo é uma jóia preciosa para a sua amada igreja. Pois Ele está
preocupado com a vida espiritual dela. Ele quer ensinar a sua igreja como é
importante servir a Deus com integridade e fidelidade. Pois na época em que Jesus
proferiu este sermão, o povo da aliança – Israel – estava debaixo de um jugo
muito pesado. Pois os lideres judeus fizeram da lei de Deus um peso na vida
cristã. Servir a Deus não era mais tão prazeroso para os judeus. Muitos se
afastaram de suas vidas com Deus. Viviam apenas de aparência perante o povo.
Cumpriam alguns votos aqui e outros ali; faziam uns sacrifícios aqui e outros
ali. A religião judaica virou uma religião de obra e não de graça. Até a visão
do Messias foi distorcida por eles. Eles não tinham mais uma visão espiritual
do Messias, mas uma visão política. Eles eram como ovelhas sem pastor.
Por isso Jesus começa o seu sermão com
as bem-aventuranças. Porque nas bem-aventuranças Ele ensina que o povo precisa
mudar de vida para entrar no reino dos céus. Precisa se arrepender e voltar
para Deus. Precisa deixar de viver pelas obras para viver pela graça. Precisa
confiar e crer no Filho de Deus – Jesus Cristo – para serem salvos. Precisam
depositar fé em Cristo.
Irmãos, no decorrer dessa série de
sermões no Sermão do Monte, vamos aprender como viver melhor para Deus e sermos
felizes.
Por isso quero pregar a palavra de Deus
no seguinte tema:
Tema: Bem-Aventurados os Humildes de
espírito
1. Por que São Humildes de espírito?
2. Por que o Reino dos Céus é dos
Humildes de espírito?
1. Por que São Humildes de espírito?
Amados irmãos, o Senhor Jesus Cristo
começou seu sermão do monte – como é conhecido – com a seguinte afirmação: “Bem-aventurados os humildes de espírito,
porque deles é o reino dos céus”. A palavra BEM-AVENTURADO significa feliz
e a palavra HUMILDE significa pobre. Literalmente o versículo pode ser
traduzido da seguinte forma: “Felizes os pobres de espírito”. Como um pobre
pode ser feliz? É importante sabermos que a palavra que Jesus usou aqui não fala
de um pobre que tem condições de se sustentar. Que todos os dias sai para
trabalhar e ganhar seu sustento. Que tem saúde para correr atrás do pão de cada
dia. Mas fala de um pobre que depende inteiramente das pessoas. Ou seja, um
mendigo. Alguém que vive pedindo e dependendo das migalhas das pessoas. Como a parábola
do homem rico e Lázaro em Lucas 16 que diz: “Havia também certo mendigo, chamado
Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele; e desejava alimentar-se
das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as
úlceras”. O texto diz que Lázaro desejava se
alimentar das migalhas que caíam da mesa do rico. É desse tipo de mendigo que
Jesus fala aqui. Quando
entendemos que Jesus está falando de pessoas que são mendigos, podemos nos
perguntar: como um mendigo pode ser feliz? Como alguém que necessita pedir de
casa em casa; de porta em porta; nas ruas, pode ser bem-aventurado? Eu nunca vi
um mendigo pulando de alegria por ser um mendigo! Então, como Jesus pode dizer
que os pobres ou humildes são bem-aventurados?
Irmãos, ser humilde ou pobre de espírito
não é se desfazer de sua riqueza achando que pode ser um crente melhor. Como
faziam as pessoas na idade média. Onde se desfaziam de seus bens e se trancavam
em mosteiros, se afastando de tudo e de todos para assim estarem mais perto de
Deus. Em parte alguma da Bíblia ensina que a pobreza é algo tão bom assim. Um
homem pobre não está mais próximo do reino dos céus do que um homem rico. Pois
todos por natureza estão condenados ao fogo do inferno. Não há mérito nem
vantagem na pobreza. A pobreza não serve de garantia de espiritualidade.
Ser humilde de espírito é o contrário de
orgulhoso. Uma pessoa soberba é alguém que depende inteiramente dela mesma. Em
sua vida conta apenas com ela. Não depende de Deus. Mas lança Deus para fora de
sua vida. Mesmo estando na igreja. Pensem nos fariseus. Pelas suas vestes e
suas orações longas pareciam realmente verdadeiros crentes. Mas eram orgulhosos
demais diante de Deus. O Salmo 101.5 mostra a atitude de Deus para com os
orgulhosos ou soberbos: “...o que tem
olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei”. O Senhor não suporta pessoas orgulhosas ou
soberbas. Em Tiago 4.6 diz: “Deus resiste
aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Deus resiste aos soberbos porque
não buscam a Ele. Não se arrependem de seus pecados. Mas se levantam contra
Deus e seu reino. Por isso o Senhor se opõe a essas pessoas soberbas,
arrogantes, orgulhosas.
Também ser humilde não consiste em
ajudar aos pobres e necessitados. Não consiste em dar alimento nem água; nem
roupa, nem um lá; nem dinheiro. Pois uma pessoa pode muito bem fazer isso e
ainda assim não ser um crente. Como diz Paulo em 1 Coríntios 13.3: “E ainda que
eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu
próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me
aproveitará”. Nada disso é prova de humildade.
Nada disso é prova de alguém que é humilde de espírito.
Você
pode ensinar sobre o que é humildade, mas se você não prática o que ensinou, é
uma prova que você não sabe o que é ser humilde de espírito. Ser humilde de
espírito não é querer ser maior que os outros. Não é achar que estar acima das
outras pessoas. Mas é ser um servo de seus irmãos. Foi o próprio Jesus que
disse: “quem quiser tornar-se grande
entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós
será servo de todos” (Mc 10.43-44). Este não é o tipo de humildade que o
mundo ensina nem gosta de ouvir. Pois quando se fala deste tipo de humildade o
mundo despreza os seguidores de Cristo. Porque o mundo não quer saber nada de
Cristo. Este tipo de humildade é uma fraqueza no homem e não uma qualidade
nele. E as igrejas evangélicas de hoje assumiram a postura do mundo. Pois
ensinam a mesma coisa.
Porém,
não é isto o que o Senhor Jesus Cristo está ensinando quando diz: “Bem-aventurados os humildes de espírito”. A palavra
humilde que significa pobre, se refere a alguém tão pobre que precisa mendigar
para sobreviver. Mas, Jesus não está falando aqui de pobreza material. Jesus
está falando de alguém que é pobre de si mesmo da graça de Deus. Porque todos
pecaram e carecem da graça de Deus. O Senhor Jesus Cristo diz que: “Bem-aventurados os humildes de espírito”.
“De espírito” se refere ao interior da pessoa. A parte mais íntima de alguém. É
alguém que mendiga pela graça de Deus em sua vida. Alguém que depende
inteiramente de Deus para receber a salvação. Ele não está precisando de bens
materiais em sua vida. Mas de bens espirituais para viver para e com Deus.
Somente para Deus. No coração ele deseja Deus. Ele olha para si mesmo e vê que
não passa de um mendigo que não consegue a graça de Deus por seus esforços
próprios. Por isso ele suplica a Deus pela sua graça. Isso nos faz lembrar da
parábola do fariseu e o publicano em Lucas 18. Na parábola existem dois homens,
um fariseu e um publicano. O fariseu se orgulhava de sua justiça perante Deus.
Lucas 18.9 diz: “Propôs também esta parábola a alguns que confiavam
em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros”. Ele propôs esta parábola porque os fariseus se
consideravam justos e desprezavam aos outros. O fariseu orava assim: “Ó Deus, graças te dou porque não sou como os
demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano;
jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho”. Isto é
uma atitude de alguém humilde? Com certeza não é humildade, mas orgulho! Ele
orava de si para si mesmo! Ele era bom demais aos seus olhos.
Porém,
o publicano estava no templo mendigando a misericórdia de Deus em sua vida. Ele
não confiava em si mesmo. Ele sabia que não era nada. Ele sabia que só existia
maldade em seu coração. Por isso ele ora da seguinte forma: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!”.
Essa é uma oração de alguém que mendiga a misericórdia de Deus em sua vida. Ele
pede que Deus seja favorável em sua vida. Por isso Jesus termina a parábola da
seguinte forma: “Digo-vos que este desceu
justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será
humilhado; mas o que se humilha será exaltado”. Quem voltou justificado por
Deus? Foi aquele que suplicava a misericórdia de Deus. Ele se convenceu de sua
pobreza espiritual. Se tornou consciente de sua miséria e necessidade. Seu orgulho
foi quebrado e por isso ele clama: “Ó
Deus, sê propício a mim, pecador!”. O publicano foi abençoado por Deus. Por
isso ele é bem-aventurado! Porque Deus está com ele. Deus está em sua vida.
Deus faz parte dela. Deus mora com ele.
Essa
verdade é sentida na vida de todos os verdadeiros crentes. Escute a verdade que
o Senhor diz para os humildes de espírito. Em Isaías 57.15 o próprio Senhor
fala para os humildes de espírito: “Porque
assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de
Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido
de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos
contritos”. O Senhor é Alto. É Sublime! Habita a eternidade e que tem o
nome de Santo! Onde Ele habita? “Habito
no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito”.
Ele habita no céu, mas também habita com o contrito e abatido de espírito! Por
que ele habita com os humildes de espírito? Para vivificar o que estar contrito
e vivificar os corações tristes. Isso dar conforto a você que é verdadeiramente
crente? Não conforta você que mendiga dia após dia a misericórdia de Deus em
sua vida, sabendo que Ele habita com você? E você que ainda está embrutecido em
seu orgulho? Não lhe faz querer correr para Deus clamando: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador!”?
O
Senhor diz novamente em Isaías 66.2: “...
o homem para quem olharei é este: o
aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra”. Se você não é
humilde de espírito, o Senhor nunca olhará para você favoravelmente. O Senhor
nunca usará de sua misericórdia para com você! Porque Jesus Cristo nunca será
precioso para você até que seja humilde. Você não pode vê-lo porque, em vez
disso, está olhando para si mesmo. Em virtude de olhar para seus desejos, suas
necessidades e seu próprio desespero, nunca enxergará o incomparável valor de
Cristo. Você não pode perceber o quanto Cristo é glorioso até que você saiba o
quanto está desprovido da sua graça. Você não pode compreender as suas riquezas
até que enxergue sua própria pobreza. Nenhum homem jamais chega a Jesus Cristo
e entra no reino sem rastejar, sem um terrível senso de pecaminosidade e
arrependimento. Provérbios 16.5 fala que o arrogante é abominável ao Senhor.
Bem-aventurados são vocês que lavaram
suas vestes no sangue do cordeiro! Bem-aventurados são vocês que dia a dia
mendigam a misericórdia de Jesus Cristo em suas vidas. Sê bem-aventurado é uma
dádiva dada por Deus. E Jesus Cristo está pronunciando esta bem-aventurança para
vocês que dependem dEle para serem salvos de seus pecados.
Agora que sabemos que bem-aventurados de
espírito é depender de Jesus Cristo clamando pela sua misericórdia. Vamos agora
ver o que recebemos por sermos bem-aventurados de espírito em Jesus Cristo!
2. Por que o Reino dos Céus é dos
Humildes de espírito?
Por que o Senhor Jesus Cristo disse: “Bem-aventurados os humildes de espírito,
porque deles é o reino dos céus”? Por que o reino dos céus é dos humildes
de espírito? Esta declaração é belíssima para os humildes de espírito. Ela traz
conforto para quem não tem nada e depende totalmente de Deus. Que espera que
Deus seja favorável a ele. Como pobres não temos nada em que nos agarrar. Mas a
declaração maravilhosa de Cristo nos conforta. Porque Ele está dizendo que dos
seus servos, a sua igreja, é o reino de Deus. Já agora podemos sentir o reino
de Cristo em nossas vidas. Esse reino é meu; esse reino é seu; esse reino é
nosso! Já aqui e agora provamos do reino de Jesus Cristo. Porque somos seus
súditos. Pertencemos ao seu reino. O qual Ele conquistou o direito de nos dar
esse reino como uma bênção. Significa que podemos morar no reino de Jesus
Cristo. Podemos entrar no seu reino. Porque ele é nosso também. Cristo nos deu
seu reino apesar de nossa pobreza espiritual. Apesar de nossa indignidade. Ele
nos fez sentar nos céus já agora, como diz Efésios 2.6: “e, juntamente
com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo
Jesus”.
Irmãos,
em Cristo nós já nos assentamos nos lugares celestiais. Já somos membros do
reino de Cristo. O seu reino é nosso por herança. Recebemos pela ressurreição
de Jesus Cristo. Este reino é uma realidade na vida dos verdadeiros crentes.
Cristo diz que o reino dos céus É dos humildes de espírito e não será, mas
é uma realidade presente agora em nossas vidas. Como nós sabemos que o reino é
nosso? Em 1 Pedro 2.9 diz: “Vós, porém,
sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva
de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas
para a sua maravilhosa luz”. Nós somos a raça eleita de Deus antes da
fundação do mundo. Escolhida em Cristo. Sacerdócio real de Deus. Nós somos uma
nação de sacerdotes de Deus e continuamente devemos oferecer nossas vidas a
Ele. A nossa vida deve mostrar que servimos a Deus. Que somos dele. Nossas
vidas não devem estar mergulhadas no pecado. Todos os dias, a cada hora, a cada
minuto, devemos nos purificar dos nossos pecados. Porque somos seus sacerdotes.
Comprados com o sangue de Cristo. Porque somos uma nação santa e devemos ser
como é nosso amado Rei que é Santo. Nós somos sua propriedade mais preciosa.
Por isso, Ele nos chamou para proclamarmos as suas maravilhosas virtudes ao
mundo.
Amém.
Amém Senhor Jesus, e obrigado por usar seu servos como ferramenta de seu evangelho, para que sejamos libertados do pecado.
ResponderExcluirVc é um mito
ResponderExcluirObrigada pelo esclarecimento!
ResponderExcluirAmém.esclarecedor. Obrigado. Deus te abençoe sempre
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