segunda-feira, 19 de março de 2012

Mateus 5.5: Bem-aventurados os Mansos


Leitura: Salmo 37                                 Pr. Alexandrino
Texto: Mateus 5.5                                São José 01-06-2008

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo!

Ser cristão é ser diferente das pessoas descrentes. É ser o oposto de todos aqueles que não vivem conforme a vontade de Deus revelada nas Sagradas Escrituras. É refletir a imagem do Criador. As virtudes de Deus devem ser vistas na vida de um verdadeiro crente. E é exatamente isto que o Senhor Jesus Cristo está fazendo aqui no nosso texto. Ele quer que sejamos semelhantes a nosso Pai Celeste. Por isso em seus ensinos Ele enfatiza que o cristianismo deve moldar a vida do homem. Ele deve deixar as obras das trevas. Porque quando Paulo diz em Efésios 4.24: “e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”, ele está falando para crentes que foram crucificados com Cristo e por isso não devem alimentar a carne. Então ele continua: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia” (Ef 4.25-31). Essas são obras das trevas e não devem existir na vida cristã. Prestem atenção na terceira bem-aventurança. O Senhor Jesus Cristo diz: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. Essa é uma virtude que nós devemos cultivar em nossas vidas. Mas o que é ser manso?
Quero pregar a palavra de Deus nesta noite no seguinte tema:

Tema: Bem-aventurados os Mansos
1. O Que Significa ser Manso
2. Por que os Mansos são Bem-aventurados

1. O Que Significa ser Manso
Irmãos, o Senhor Jesus Cristo quando estava pregando declarou: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. Por que o Senhor Jesus Cristo disse que bem-aventurados são os mansos? O que significa ser manso em nosso texto? Ser manso conforme as Sagradas Escrituras é diferente da maneira que o mundo define como uma pessoa mansa. Mansidão para o mundo é sinônimo de fraqueza. Manso também não é uma pessoa que se curva a vontade dos outros. Nem é ter medo. Não é falta de personalidade e nem de convicção. Mas o que é mansidão? Quando Jesus diz que “Bem-aventurados os mansos”, Ele estava citando o Salmo 37 e por isso para fazer justiça às palavras de nosso Mestre Jesus Cristo, faremos bem derivando desse salmo o significado de mansidão. Devemos entender que o que Jesus está ensinando aqui é baseado nas Escrituras do Antigo Testamento. Pois Ele não está ensinando coisas novas ao povo de Israel. Mas apenas está dando uma interpretação correta da palavra de Deus. Ele está dando óculos ao povo para enxergar as maravilhas da sua palavra. E não ficar a mercê das más interpretações dos líderes judeus que a interpretavam conforme as suas tradições legalistas. Desviando a atenção do verdadeiro sentido da palavra e da vontade do Senhor para a vida do povo. Por isso, quando Jesus declara: Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”, Ele está se baseando no Salmo 37 e tirando deste salmo o significado de ser manso. O Salmo 37.11 diz: “Mas os mansos herdarão a terra”. Então, vamos ver conforme este salmo o significado de ser manso.
O Salmo 37 nos ensina a não ficarmos indignados com a prosperidade dos ímpios, como diz o verso 1: “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade”. Essa é a atitude de alguém que não confia em Deus. Seu prazer estar em torno deste mundo. Os ímpios buscam alcançar seus objetivos passando por cima das pessoas. Não se importam com nada nem com ninguém. Por isso o salmista está nos instruindo a não sermos como os ímpios. Ele nos ensina a não termos invejas das prosperidades dos ímpios. Não devemos pensar que Deus olha para o perverso e não olha para seus servos. Que Deus concede bens aos ímpios e não aos justos. Isto é um perigo que todos os crentes enfrentam. O perigo de questionar a bondade de Deus em sua vida por causa da prosperidade dos ímpios. E qual deve a nossa atitude como crentes? O Salmo 37.3-7 responde esta pergunta da seguinte forma: “Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios”. Isto é ser manso no sentido que Jesus ensina em sua bem-aventurança.
Essas são virtudes que um crente deve demonstrar em meio às opressões e injustiças deste mundo. Este salmo faz um contraste entre os filhos de Deus e os ímpios. Enquanto os ímpios vivem longe de Deus e praticando perversidade neste mundo, os justos ou mansos vivem confiando em Deus apesar de todas as injustiças sofridas. Os justos levantam suas cabeças para o céu e olham para seu Criador e SENHOR. Pois eles dependem unicamente de Deus e sua vontade. O Salmo 37 diz que os mansos são: no verso 1: “os que confiam no SENHOR”; no verso 4 “os que se agradam do SENHOR”; no verso 5 “que entregam seus caminhos ao SENHOR”; no verso 7 “que descansam e esperam no SENHOR”; no 8 “os que deixam a ira e o furor”; no nervo 11 “herdarão a terra”; são chamados de ‘justos” nos versos 12 e 16. Irmãos, os mansos são chamados de várias maneiras neste salmo. Mas todas essas maneiras mostram que os mansos confiam em Deus. Dependem dEle para sobreviver na terra e no futuro.
Davi nos ensina a não sermos como os ímpios. Os ímpios não se importam com ninguém neste mundo. Ligue a televisão e vocês verão os ímpios praticando maldades. Até mesmo os mocinhos da história se vingando porque sofreu. Pagando na mesma moeda. Mas Davi diz que nós não devemos ser assim. Devemos ser diferentes das pessoas do mundo. Os mansos preferem sofrer danos ao invés de causá-lo. Preferem sofrer ao invés de fazer as pessoas sofrerem. Porque eles olham para Jesus Cristo em suas vidas. Mansidão não é impotência. Lembrem-se de Jesus que se esvaziou, deixando sua glória no céu, para se humilhar. Para ser maltratado. Irmãos, Jesus Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso. Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53.3-5). Ele se deitou na manjedoura em Belém na nossa carne. Ele deu a Sua vida, tendo muitos a desprezá-Lo e a rejeitá-Lo. Ele se deitou no chão e se tornou um verme e não um homem, no jardim de Getsemani. Ele abriu mão dos Seus sentimentos, quando Seus próprios discípulos o abandonaram e fugiram. E, quando a brutal flagelação começou, enquanto o chicote dos Seus cruéis carrascos abriam Suas costas, Ele ficou em silêncio. Como ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca. Ele não revidou contra aqueles perversos. Ele não ameaçou a nenhum deles, como diz 1 Pedro 2.21-24: “Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente,  carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”.
Irmãos, este é o maior exemplo de vida de um homem manso. Ele dependia, confiava e esperava unicamente no seu Pai. Ele morreu para que você possa seguir os seus passos. Pois Ele já morreu para libertá-lo do domínio do diabo e do pecado. Por isso esse ensino de Jesus deve afetar a nossa vida de tal maneira que Deus seja glorificado pela vida que levamos. Mas, como colocar em prática em minha vida essa mansidão? Romanos 13.8-9 nos ensina a colocarmos em prática essa mansidão da seguinte forma: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. E no verso 10 ainda diz: “O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor”. A mansidão em nossa vida busca o bem do próximo e não o seu mal. Porque o amor de Jesus Cristo está em nosso coração. Em Efésios 4.1-2 diz: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”. Isso você deve colocar em prática para ser manso.
O apóstolo Paulo ainda continua dizendo: “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef 4.3-6). Desafio a todos vocês a serem mansos de coração. A refletirem o amor de Cristo em suas vidas. A seguir o que Jesus ensinou. Não sejam mansos apenas de palavras, mas de fato e de verdade. Sejam praticantes da palavra de Deus.

2. Por que os Mansos são Bem-aventurados

Por que os mansos são bem-aventurados? Em primeiro lugar, quero dizer que não são bem-aventurados por seus méritos. Mas pela graça de Deus é que são bem-aventurados. Os mansos vivem sofrendo angustias, sofrimentos e injustiça. Os ímpios não fazem caso dos que confiam no Senhor. E a tendência é acharmos que vale apenas sermos mansos como o Senhor Jesus Cristo nos ensinou. Achamos que é inútil cultivar esta qualidade maravilhosa em nossas vidas. Davi passou pelo mesmo perigo de achar que não adiantaria nada ser manso neste mundo. Mas ele não olha para si mesmo. Ele olha para Deus e suas promessas. Leiam bem o Salmo 37 e vocês verão que Davi confiava nas promessas de Deus. O verso 9 diz: “Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra”. E no verso 11: “Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz”.  Os mansos herdarão a terra! Como? No Antigo Testamento podemos ver o SENHOR expulsando as nações e dando a terra prometida, Canaã. Uma terra que manava leite e mel. Mas, hoje não é da mesma maneira. Porque quem confia no Senhor Jesus Cristo e busca o seu reino em primeiro lugar já é herdeiro do reino de Cristo.
Enquanto os perversos vivem em seus pecados de não querer obedecer a Deus, o Espírito Santo diz: “Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra. Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio; procurarás o seu lugar e não o acharás. Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz. Trama o ímpio contra o justo e contra ele ringe os dentes. Rir-se-á dele o Senhor, pois vê estar-se aproximando o seu dia. Os ímpios arrancam da espada e distendem o arco para abater o pobre e necessitado, para matar os que trilham o reto caminho. A sua espada, porém, lhes traspassará o próprio coração, e os seus arcos serão espedaçados. Mais vale o pouco do justo que a abundância de muitos ímpios. Pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos, o SENHOR os sustém” (Sl 37.9-17). “Aqueles a quem o SENHOR abençoa possuirão a terra” (Sl 37.22). “O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão” (Sl 37.23-24).
Irmão, é para você esta promessa de herdar a terra. É para você que confia no Senhor. Que prefere sofrer em vez de fazer as pessoas sofrerem. Você que é uma nova criatura criada a imagem do Deus unigênito. Como diz o profeta Sofonias 2.3: “Buscai o SENHOR, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão”. Faça isso e você saberá que é um herdeiro das promessas de Deus. Porque Ele dá vida aqueles que buscam em primeiro lugar o seu reino.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário