segunda-feira, 19 de março de 2012

Mateus 5.8: Bem-aventurados os Limpos de Coração


Leitura: Salmo 24.1-6; Salmo 15                     Pr. Alexandrino
Texto: Mateus 5.8                                            São José 26-10-2008

Amada Igreja do Senhor Jesus Cristo!

Esta bem-aventurança, assim como as outras, foi dirigida principalmente para seus discípulos! Ele quer deixar bem claro que quem quiser segui-Lo tem que se enquadrar no seu ensino. Porque os discípulos de Jesus deveriam ser o sal da terra e a luz do mundo. Os homens deveriam ter condições de saber que eles pertencem a Deus. As suas vidas deviam ser moldadas conforme o evangelho de Jesus. Eles não podiam ser como os fariseus e escribas que viviam de aparência diante dos homens e de Deus. Por isso Jesus está dizendo para seus discípulos: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus” (Mt 5.20).
A vida cristã não é uma vida de falsidade. Por isso Paulo está dizendo: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” (Ef 4.25). A vida cristã é uma vida que combina com a vontade de Deus revelada em sua palavra. Quando nós vivemos a palavra de Deus, vamos entender o que é cristianismo e qual a profundidade do evangelho em nossas vidas. Vamos compreender o porquê Jesus está tão preocupado com seus discípulos e com nós também. Por isso neste sermão do monte Ele se preocupa com nosso coração. Ele quer nos levar para o Reino de seu Pai. Ele nos purifica com seu Espírito e declara: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. É sobre esta sexta bem-aventurança que irei pregar hoje no seguinte tema:

Tema: Bem-aventurados os Limpos de Coração
1. O que Significa Ser Limpo de Coração
2. Por que os Limpos de Coração São Bem-aventurados

1. O que Significa Ser Limpo de Coração

Amados irmãos, esta sexta bem-aventurança é muito rica e preciosa para todos os filhos de Deus. Pois ela fala da nossa vida ética e é uma promessa para os verdadeiros cristãos. Quem falou estas palavras foi o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, que declarou: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. Esta declaração nos surpreende grandemente pela seriedade que ela foi proclamada pelo Senhor Jesus Cristo. Porque Ele diz que: “Bem-aventurados os limpos de coração”. Você já se perguntou o porquê de Jesus proclamar estas palavras? Você já percebeu como esta bem-aventurança confronta você sendo pecador? O que Jesus quer ensinar com essa declaração magnífica? Primeiro vamos observar duas palavras nessa bem-aventurança: “limpos” e “coração”. Vamos começar pela palavra ‘coração’. O coração é um órgão muito importante em nosso corpo. Pois ele tem a função de bombear o sangue do corpo para assim nos manter vivos. Porém, Jesus está usando esta palavra de uma maneira diferente. Ele está usando a palavra coração para falar da vida espiritual do homem. Pois a Bíblia fala do coração como o centro de todos os pensamentos, sentimentos, motivações, propósitos, ações e atos do homem. Por isso a palavra de Deus diz em Provérbios 4.23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”. Por que do coração procede as fontes da vida? Porque um coração que não tem Deus é um coração cheio de maldade. E um coração não regenerado leva a perdição eterna. Do coração procedem as fontes da vida quando ele está em Deus que é a vida. É nesse sentido que Jesus fala aqui nesta bem-aventurança do coração.
A palavra ‘limpos’ pode se referir ao ato de lavar as mãos ou nosso corpo quando tomamos banhos. Também pode se referir ao ato cerimonial que o sacerdote fazia antes de oferecer sacrifício ao Senhor. Ou quando o Senhor exigia a purificação do povo antes das guerras, ou antes, de alguma festa. Mas, o sentido que Jesus fala aqui é num sentido espiritual ou ético. Pois fala do homem com pureza de pensamentos, atos e sinceridade em seu relacionamento com Deus. O coração do adorador deve estar puro em sua adoração.
Porém, esse é o problema de toda raça humana! Pois lendo as Escrituras e vendo até mesmo nossos corações, ficamos chocados com as palavras de Jesus Cristo. Em Gênesis 6.5 diz: “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração”. É o próprio SENHOR que está dizendo que “é mau todo desígnio do coração” do homem. Não existe nada de bom em nós. Não conseguimos pensar em nada que não seja para nosso beneficio próprio. Nós somos, por natureza, egoístas, mentirosos, corruptos e impuros. Jeremias 17.9 diz: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”. O nosso próprio coração nos pega peças! Nos engana! Nos leva para longe do SENHOR! Porque está cheio de pecado! Esse foi problema de Isaías quando teve uma visão do Soberano SENHOR! Isaías diz: “ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” (Is 6.5). Ele ficou angustiado ao perceber que ele não passava de um pecador que pecava constantemente contra a majestade do seu Rei e SENHOR. E que ainda vivia em meio a um povo perverso que não busca ao SENHOR.
O apóstolo Paulo nos dá um quadro de morte de toda humanidade! Ele diz em Romanos 3.10-18: “Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua, urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios, a boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura; são os seus pés velozes para derramar sangue, nos seus caminhos, há destruição e miséria; desconheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos”. Quando sabemos de tudo isto e escutamos Jesus dizendo: “bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”, não causa em nós um desanimo? Como poderemos ver a Deus se nossos pés correm para derramar sangue? Se as nossas mãos estão cheias de sangue? Se nossos pensamentos são maus? Se nosso coração é impuro? Se nós somos totalmente impuros? Como veremos a Deus? Como contemplaremos a sua face?
Irmãos, esta sexta bem-aventurança do Senhor Jesus é uma citação do Salmo 24.4. Por isso para entendermos a sexta bem-aventurança é preciso interpretá-la a luz do Salmo 24. O Salmo 24 começa dizendo que ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela há, o mundo e os que nele habitam. O SENHOR é o criador e sustentador de todas as coisas existente no universo. A terra e tudo o que nela existe pertence ao SENHOR. Porque o SENHOR é o criador tanto das plantas como dos animais. Assim como também Ele é o criador do homem. E assim como a criação a sua maneira glorifica a Deus também o homem deve glorificar a Deus com sua vida. A vida do homem deve ser uma vida de culto a Deus. E este é o contexto do Salmo 24. O contexto do salmo fala do culto a Deus. A maneira como devemos nos apresentar perante Deus na adoração. Por isso o salmista está dizendo no verso 3: “Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar?”. O salmista está falando do templo em Jerusalém. Que literalmente os israelitas tinham que subir até o templo que ficava localizado em Jerusalém, que fica em cima de um monte. Então o salmista pergunta quem subirá e permanecerá no santo lugar, ou presença de Deus. Ele mesmo responde no verso 4: “O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente”. Aqueles que são limpos de mãos quer dizer as ações retas do adorador. Ele em tudo busca fazer o que agrada ao seu Senhor. Em busca viver em integridade. Porque o seu coração é puro. Não é um coração egoísta e cheio de pensamentos pecaminosos em prejudicar ao próximo e desprezar a Deus. Mas seus pensamentos são conforme a vontade de Deus e com desejos por justiça. Ele também não jura dolosamente invocando falsos deuses.
Lembrem-se que esta bem-aventurança fala da vida espiritual do povo de Israel. Ela é o centro da espiritualidade do povo de Deus. Pois ela toca na nossa vida prática, diária. As nossas ações devem combinar com a vontade de Deus revelada em sua palavra. Quem é limpo de coração? O Salmo 15 responde. Vamos abrir neste salmo e ler.
O homem por si só não pode ser limpo de coração. Ele não pode mudar seu estado de completa miséria. Mas é aí que vemos a graça de Deus na vida de seu povo. Ele regenera um povo para si. Ele penetra no mais profundo do coração humano e transforma o coração pecador em coração conforme a sua vontade. Um coração que é purificado pelo sangue de Jesus. Um coração guiado pelo Espírito Santo.
Quando isto acontece, é manifestado na vida diária do cristão! Ele vive com integridade no falar e no agir. Ele vive em santidade e amor sincero para com Deus e seus irmãos. Deus é o centro de sua vida. A cada dia ele pede mais e mais que o Senhor o dirija nos seus caminhos. Que o capacite a viver para Ele somente. Ele deseja que a palavra de Deus faça parte de sua vida. Ele não mais quer viver em impureza, mas em santidade quer viver.
Tudo ele consegue por causa de Cristo que purificou o seu coração. Por causa de Cristo podemos nos chegar na presença de Deus em nossa adoração. Como diz Hebreus 10.22: “aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura”.
Você é limpo de coração? Será que o fruto do Espírito está em sua vida? Os seus irmãos podem ver isto em sua vida? Conforme a maneira que você vive, você verá a Deus? Porque esta é a promessa de Jesus Cristo para os limpos de coração. Aqueles que andam com integridade.
Isto nos leva ao segundo ponto.

2. Por que os Limpos de Coração São Bem-aventurados

A sexta bem-aventurança diz: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. Nós abemos que ninguém por natureza é limpo de coração. Isto já nos surpreende. Mas o que dizer do restante da bem-aventurança que diz: “porque verão a Deus”? Nós podemos ver a Deus? Em Colossenses 1.15 diz: “Este é a imagem do Deus invisível”. O texto diz que Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível. Em 1 Timóteo 1.17 diz: “Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!”. Como responder a pergunta: realmente vamos ver Deus face a face? Será que Deus tem uma forma? Deus não é espírito? Como podemos ver espírito?
Irmãos, não é porque Deus é espírito que significa que Ele não tenha uma forma. Em Êxodo 24.10-11 diz: “E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. Ele não estendeu a mão sobre os escolhidos dos filhos de Israel; porém eles viram a Deus, e comeram, e beberam”. O texto diz que Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e os setenta dos anciãos de Israel viram a Deus e no verso 11 repete: “eles viram a Deus...”. Não vou entrar em detalhe sobre este assunto da forma de Deus. Apenas deixar bem claro para os irmãos que Deus tem uma forma. Mas que nós não sabemos qual é a forma de Deus. Pois Ele não nos revelou. Pelo contrário, Ele nos proibiu de tentar representá-Lo sobre qualquer tipo de forma.
O próprio Senhor Jesus Cristo diz em João 6.46: “Não que alguém tenha visto o Pai, salvo aquele que vem de Deus; este o tem visto”. E em João 12.45 diz: “E quem me vê a mim vê aquele que me enviou”. Também em João 14.9 diz: “Quem me vê a mim vê o Pai”. Esses textos mostram que Deus tem uma forma e que Jesus viu a forma de Deus. Porém, para nós é impossível vermos a Deus assim como Jesus o viu. Porque nós somos miseráveis pecadores. Se nós víssemos a Deus face a face morreríamos imediatamente. Porque Ele é totalmente santo e nós pecadores.
É por causa disso que Jesus promete: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. Aqueles que são limpos de coração verão a Deus face a face. Verão a forma de Deus. Mas isto somente acontecerá se Deus usar de sua graça na vida do pecador e lavar no sangue do cordeiro, Jesus Cristo. Somente aqueles que amam a Cristo podem ver a Deus. Em Apocalipse 21.3 diz: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles”. Vamos morar com Ele e veremos a Ele e como Ele é. Levaremos uma eternidade para contemplarmos a Deus. Essa é uma bênção que Jesus reservou para nós amados irmãos.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário